Insegurança, medo, angústia. Não sei o que fazer.

Feita por >Nana · 14 set 2023 Terapia de casal

Meu casamento já não andava as mil maravilhas, muitas desavenças, me sentindo sobrecarregada, me sentia mal em algumas situações (de doer o estômago), não estava feliz e não conseguia ter algum afeto pelo meu companheiro. Decidi pedir a separação e assinamos um documento (mas ainda não finalizamos o divórcio). Me envolvi com outra pessoa (que está passando pela mesma situação, divorciado há mais tempo, mas não no papel). Estávamos nos encontrando escondido para não magoar ninguém e também porque era recente os términos. Mas, os nossos ex descobriram e desde então virou um inferno. Tenho 37 anos e 2 filhos, tenho muitas dúvidas, receios em relação ao futuro, principalmente porque já vivi algumas fases da vida. Gosto da pessoa que estou, tenho comportamentos que nunca consegui ter com o meu ex marido. Ele disse que gosta muito de mim também e temos intenção de seguir no relacionamento. Mas, a ex dele insiste em retornar (ele disse que não tem interesse), e o meu ex teve altos e baixos e decidiu mudar em 2 dias, mudou da água pro vinho. Não consigo confiar nessa mudança. Ele ainda está em casa (oscilando entre sair ou permanecer, porque quer ficar perto dos filhos) já falamos para o meu filho mais velho sobre a separação e para os nossos pais.
Estou tentando mediar toda a situação para não magoar ninguém, mas me sinto esquecida, porque meus sentimentos são invalidados. Parece que é uma paixãozinha e que estou cega, é o dizem as poucas pessoas que sabem. Mas, eu estou (ou estava) feliz, até o caos chegar.
Tenho receio de dar outra chance para o meu ex marido e isso ser algo momentâneo e eu ter que passar por tudo novamente. Minha mãe me cobra até pelo simples fato de postar uma foto no Instagram, que ela julga que não é o momento, mas a foto não tinha nada demais, estava com um grupo de amigas e ao lado de um adolescente que é gay, mas ela disse que as pessoas não sabem e podem me julgar. Estou cansada de acudir todos e não me importar com o que de fato me faz bem.
Se eu voltar com o ex, seria pelos meus filhos e para dar a chance a ele, pela segurança e costuma e não por mim.
Tenho meus receios com o outro relacionamento também. Insegurança, medo de arrepender, de não dar certo. Quando fui conversar com ele, parecia que ele estava ansioso e com medo deu terminar também.
As vezes da vontade de sumir e deixar tudo para trás, mas tenho meus filhos.
Queria me entender, saber porque estou agindo assim, porque não consigo ser segura e firme.

A melhor resposta 18 SET 2023

NANA
Nada é tão ruim que possa ficar pior!!!
Há uma ´serie de coisas que aconteceram, que devia ter tomado consciência e não fez... agora vem as consequências...
Cada escolha gera suas consequências pelas quais é responsável...
1 - O casamento não ia bem e não procurou entender porque. Não fez Psicoterapia,
2 - Não foi verdadeira no relacionamento com o marido, nãi dialogou, não colocou pra ele as tuas insatisfações

3 - Resolveu separar sem antes fechar todas as possibilidades de compreender porque não estava dando certo. Todos os nossos fatos, também o casamento, são apenas possibilidades de nos conhecer e corrigir problemas, conflitos. Por isso, no início, quase todos os casamentos são uma maravilha e depois começam os conflitos, mas nunca paramos para dialogar e entender as causas.
Não estás aqui por acaso, estás aqui para se resolver, para aprender, para se corrigir. A vida te faz casar justamente com a pessoa que precisa para que o conflito resssurja para corrigir. Então, aquilo que voce amaldiçoa, seria a tua cura.

4 - Não fechou este ciclo com o teu marido e já abriu outro e com uma pessoa com o mesmo conflito teu, senão maior e que também não tinha fechado o ciclo com a mulher dele... o resultado não poderia ser mais desastroso.

5 - Agora está pensando na possibilidade de reatar com o marido "pelos filhos"... novamente estás sendo inconsequente...
Nada disso funciona sem antes analisar e compreender o que a vida quer de ti, o que precisa conscientizar, aprender...
Por isso, faça antes psicoterapia e não tome decisões apressadas ou no calor das emoções.

Abraços

5817 respostas

16 SET 2023

Olá Nana, é natural estar confusa em um momento assim, mas você mesma precisa validar os seus sentimentos! Pelo que escreveu está tentando tomar decisão sobre sua vida baseada no que os seus filhos, o seu ex-marido, sua amiga, sua mãe... dizem e pensam a seu respeito. Enquanto você não buscar ajuda para olhar para si mesma, qualquer decisão que tomar, vai continuar sentindo insegurança e medo. Trilhar esse caminho de autoconhecimento para encontrar em você autoestima e segurança nas suas decisões é possível, está tudo em você. Estou aqui para te auxiliar se precisar de mim. Um abraço.

Márcia Cristina Oliveira da Silva Azeredo Psicólogo em Linhares

7 respostas

15 SET 2023

Olá Nana, momento delicado e de transformações, tudo tem o seu tempo, mas para isso você necessita colocar foco no que deseja. Um auxílio psicoterápico irá te ajudar, afinal você está envolvida em sentimentos complexos, separação, novo relacionamento, opinião dos outros, tudo isso ao mesmo tempo, isso te faz pensar e as vezes confundir nossas mentes no que realmente desejamos. Boa sorte

Cristine Fares Maia Psicólogo em Rio de Janeiro

4 respostas

15 SET 2023

Olá Nana! Obrigado por escrever. De fato, você precisa se entender. Pelo que escreveu, há sinais de tomadas de decisões, modificações de objetivos de forma muito rápida e pouco amadurecida. Envolver-se com um antes de concluir processo com outro, vivenciar coisas escondidas, sugerem que você tem tido atitudes sem antes amadurecer e ponderar os desdobramentos das referidas atitudes.
Nessas situações é recomendável que as pessoas tenham um tempo maior para olhar para dentro de si mesmas, respirar, refletir profundamente sobre o que querem.
Segurança e firmeza necessitam de profunda reflexão e auto convencimento, com convicção.
Será preciso amadurecer essas questões.
Estaremos a disposição para contribuir.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.