Medo de dirigir, não sei o que fazer...

Feita por >Arlete Damaso · 19 jan 2016 Pânico

Boa tarde.

Tenho 49 anos, sou casada há 19 anos e tirei minha habilitação há 2 meses. O que acontece é o seguinte: na terceira vez que peguei o meu carro acabei batendo. Não machuquei e nem machuquei ninguém.

Agora estou dirigindo o carro do meu marido, sempre com ele do meu lado, no inicio fiquei muito nervosa. O nervoso passou, agora estou em pânico, porque meu marido diz que estou péssima, só coloca defeito, percebo que nem tudo eu faço errado, faço bonito, mas nunca nem um elogio.

Falo que vou contratar um instrutor de habilitados para treinar comigo, ai ele diz que não precisa. Depois do acidente nunca mais dirigi sozinha.

Mas olha dor que sinto no coração, chega a ser física, fico descompensada só de pensar que daqui a pouco a gente vai para casa e eu vou dirigir.

Me dê uma luz.

A melhor resposta 26 JAN 2016

Os traumas ocasionados por acidentes podem trazer muitas barreiras mentais, e o retorno a uma vida normal pode ser dificultada por estes pensamentos perturbadores, desta forma é sempre bom procurar a ajuda de um profissional da saúde mental.

Sugiro, se for do seu interesse que procure um profissional da psicologia que trabalhe com psicotraumas, habilitado em EMDR, terapia que tem mostrado excelentes resultados para os mais diversos tipos de traumas e fobias, ajudando-lhe a processar e dessensibilizar esta sua queixa, desta forma, proporcionar uma melhor e desejável qualidade e vida.

Saiba mais sobre o EMDR, uma sigla em inglês que significa Reprocessamento e Dessensibilização por meio dos Movimentos Oculares, pesquise em fontes seguras pela internet, para melhores esclarecimentos

Atenciosamente,

Psicólogo Carlos César.

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

29 JAN 2016

Arlete, bom dia. Dirigir com alguem criticando só atrapalha. Minha sugestão é que vc procure uma auto escola especializada em trabalhar o medo de dirigir aonde vc vai adquirir auto confiança necessaria para não se abalar com o julgamento do seu marido.
Um abraço

Lea Maria Vicari Psicólogo em São Paulo

51 respostas

27 JAN 2016

Oi Arlete, a forma de você trabalhar esse medo é enfrentá-lo, a terapia irá dá suporte para voce. O seu marido não é a pessoa indicada para te ajudar nesse momento. Existem Auto Escola para quem tem medo de dirigir, não sei se existe na sua cidade, procure se informar, com certeza você poderá voltar a dirigir com segurança, com ajuda de um profissional.

Psicóloga Luzinete Vasconcelos Psicólogo em João Pessoa

70 respostas

22 JAN 2016

Oi Arlete. Se você quer tratar esta dificuldade específica, a TCC é a mais indicada, no entanto, vemos que sua insegurança é muito mais ampla, incluindo sua relação com o marido. Por que você depende da autorização dele? Talvez esteja na hora de você pegar o volante da sua própria vida.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

22 JAN 2016

Varios fatores podem estar influenciando para que continue com medo. Talvez você já tenha notado insegurança em outras questões em sua vida, mas só agora isso esteja te incomodando. Por estar afetando uma necessidade ou seu desejo de dirigir. Aconselho a busca por um profissional.

22 JAN 2016

Olá Arlete,
Após um acidente muitas pessoas ficam mais que abaladas,sentem-se paralisadas diante da possibilidade de dirigir novamente ,me chama atenção você mencionar que chega à sentir uma dor física ,isso mostra que você está em sofrimento com a situação,acho adequado buscar uma avaliação psicológica,existem muitos profissionais aptos a ensina-la à dirigir e treina-la melhor se for o caso (professores para condutores) ,porém se há um sofrimento psicológico intenso é importante que você se cuide para superar um possível trauma e voltar a dirigir.Sobre seu marido ensina-la ,é bem comum que os casais briguem nesses momentos, também não são todas as pessoas que conseguem compreender que alguns sintomas são incontroláveis como o seu medo em voltar a dirigir.Converse com o mesmo e procure ajuda profissional,desta forma você vai ter um espaço de cuidado ,protegido e focado em ajuda-la com as tuas questões e vai ser possível expor o seu problema sem que seja julgada.

Espaço Ser e Criar Psicólogo em São Paulo

10 respostas

21 JAN 2016

Olá Arlete, concordo com os meus colegas acima. Gostaria de acrescentar uma pergunta: No fundo, o que você precisava é de um incentivo para colocar limite em seu marido? Veja, seu marido deve ser um bom companheiro em outras questões, mas e neste caso ? Veja, se eu preciso estudar matemática eu procuro um livro ou professor ou um amigo craque em matemática, eu não vou procurar alguém pela proximidade emocional, vou procurar pela capacidade e conhecimento. Neste caso, não basta a pessoa saber dirigir, em primeiro lugar tem que ser uma pessoa que sabe lidar com medo. Talvez você precise de um psicólogo para dialogar sobre seu casamento mais do que sobre a direção, afinal, eu acho incrível você conseguir dirigir mesmo nesse estado de tensão. O que você realmente não está conseguindo? .... e ah, eu também já bati o carro, os melhores motoristas já bateram ;) Beijos

Psicóloga Tamires Toneti de Brito Psicólogo em Londrina

13 respostas

21 JAN 2016

Arlete, bom dia. Entendo sua angustia mas saiba que todos temos medo quando começamos a dirigir , principalmente depois de uma batida de carro. Seria bom ter ao seu lado alguém que a incentive para vc sentir confiança e segurança e perder o medo. Se mesmo assim não conseguir ficar tranquila procure a ajuda de um psicólogo. Abs. Cláudia Nejme.

Cláudia Nejme Psicólogo em São Paulo

51 respostas

21 JAN 2016

cara arlete!!!! saudaçoes!!!!!procure a dra andrea pavin mulati. ela é uma psicologa especialista em ajudar as pessoas á perderem o medo de dirigir. inclusive ela tem carros tipo auto-escola para te ajudar. ligue e se informe com mais detalhes,ok?
te recomendo procura-la e em pouquissimo tempo vc vai vencer seus traumas e medos de dirigir,ok? meu nome é sandra elena carosio-psicologa e hipnologa.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

21 JAN 2016

Boa noite Arlete. Sugiro que você procure um psicólogo para ajudá-la a superar esse medo de dirigir que é normal acontecer depois de algum acidente. Sugiro também que você treine com uma pessoa em quem você confie, uma amiga, por exemplo, e não o marido que nesse momento só está deixando você mais insegura. Boa sorte e não desista.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

20 JAN 2016

Bom dia! Existe níveis de agressão que o ser humano sofre e causa danos psíquicos, sofrer um acidente de carro é um deles, assim como a falta de incentivo e criticas negativas constantes, configura agressão ou abuso. Portanto minha querida é preciso que você se fortaleça no sentido de compreender que ambas as situações são nocivas, mas que o acidente já passou, enquanto as criticas continuam presentes. Para minimizar a situação agressora, é preciso desenvolver estrategias de defesa, como por exemplo, não se expor a momentos de novas criticas negativas.
A psicoterapia poderá lhe empoderá no sentido do fortalecimento das suas habilidades e desenvolvimento da auto estima, mas também é importante que você se defenda de novas investidas de agressão com relação a forma como você conduz a direção de um veiculo.Encontrando novas alternativas de pessoas para acompanhar esse momento, que não seja o seu marido. Já que ele não está sendo fonte de auxilio para a insegurança que você vem sentindo.

Ilana Roriz Psicólogo em Lauro de Freitas

5 respostas

20 JAN 2016

Bom dia Arlete,
Sei que você deve estar passando um sufoco. Quando temos uma experiência como a sua, sentimos muita insegurança de pegar no volante outra vez.
Penso que seria bom fazer uma terapia para trabalhar isso e treino com uma pessoa que não seja sru marido.
Abcs

Ana Maria de Araujo Psicólogo em Rio de Janeiro

9 respostas

20 JAN 2016

Olá Arlete. A psicoterapia é indicada para seu caso a fim de causar uma compreensão melhor do que realmente está influenciado neste "medo de dirigir" e de lhe fornecer subsídios para você sentir-se preparada. Sugiro que busque um terapeuta EMDR - abordagem diferenciada e com ótimos resultados.

Camila Kelin Menegolla Tacca Psicólogo em Chapecó

18 respostas

20 JAN 2016

Olá Arlete!
Sugiro que você faça terapia comportamental para lidar com medo de dirigir e desenvolver habilidades para enfrentar críticas. Espero ter colaborado. Um abraço, Fernanda.

Fernanda Prata Leite Damiani Psicólogo em Fortaleza

13 respostas

20 JAN 2016

Bom dia Arlete. Eu entendo a sua angústia por não conseguir manter o equilíbrio emocional. Eu sugiro que neste momento você tenha apenas você como referencia - história, conhecimento, conquistas e frustrações. É importante analisar o seu PENSAMENTO e sugiro que você procure um profissional para reelaborar SENTIMENTOS da sua própria imagem pessoal e COMPORTAMENTOS estruturantes em sociedade e assim, construir perspectivas futuras com qualidade de vida. Espero que você tenha sucesso e estamos a disposição profissional caso tenha interesse no atendimento psicológico.

Antonia Danielle Vilhena Bezerra Baessa Psicólogo em Vitória

9 respostas

20 JAN 2016

Olá Arlete, entendo o quanto deve ser difícil e angustiante para ti ser criticada constantemente, principalmente por ser seu esposo, saiba que depois de uma batida o medo é extremamente normal, por causar insegurança, ainda mais, seu esposo acaba reforçando isso cada vez mais. Seria interessante um acompanhamento psicológico, para que você obtivesse mais autoconfiança e tentasse desapegar desse passado, para assim, sentir-se mais segura ao dirigir, como também vejo que seria melhor para ti ter outra pessoa como instrutor, já que esse acaba de certa forma de traumatizado mais.

Michelle Valois Sarmento Psicólogo em João Pessoa

2 respostas

19 JAN 2016

Boa tarde Arlete. Esse medo após um trauma é normal, a questão do problema do medo de dirigir está aumentando, está na pressão e esforço negativo que seu marido exerce sobre você neste momento em que você precisaria de esforço positivo que a encorajasse e elevasse sua autoconfiança. Essa pressão negativa evoca estímulos de dor física reais e muitos outros sintomas. Oriento que você procure uma ajuda psicológica e uma outra pessoa para instruí-la a dirigir. Se questione, porque seu marido não a quer dirigindo a ponto de desestimulá-la? Psicóloga Ussénade

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife