Sinto medo e insegurança em tudo

Feita por >Gabriela Silva Gomes · 13 fev 2019 Pânico

Não é a primeira vez que escrevo aqui, venho para cá não mais para tirar duvidas ou pedir conselhos, e sim para desabafar. Estou morando em outra cidade com minha irmã, e sinto que ela esta cansada de me ouvir, ouvir meus sentimentos e meus problemas, ela já chegou a falar que queria que eu fosse feliz de novo, isso doeu muito. Não vejo meus pais como um porto seguro, pelo contrario, vejo eles como parte dos meus medos e inseguranças, nossa comunicação é péssima, sinto que eles não me levam a sério, meu pai insiste em dizer que tenho distimia, que deveria tomar remédios sem orientação medica. Eu não confio nele, quando estava em terapia com uma psicologa, me deu um remédio para depressão dizendo que era uma vitamina, acabei passando muito mal, tive q ir no hospital, fiquei com tanto medo nesse dia, de uma hora para outra tive febre, vomitava e dormia o tempo todo, quando eu melhorei ele disse que foi um remédio que minha psicologa indicou, mas em nenhum momento ela tinha falado sobre isso para mim. Minha mãe também é outra que não acho que pode me ajudar, ela já passa problema demais, cuidando do meu pai e da minha avó, vejo ela como uma pessoa desgastada e cansada. Não me sinto bem perto deles. Mudei de cidade para fazer faculdade, e agora percebo que entrei no curso só para fugir deles, da autoridade deles. Não me identifico com o curso, me sinto sufocada lá, quanto mais se aprofunda nas matérias, mais ruim fica para mim, a unica coisa que gostava lá era os meus colegas, nunca tive tantos amigos, nunca me senti acolhida como me senti com eles, mas eles não estão mais comigo, tive q mudar de turno, e agora estou sozinha. Quero mudar de curso, mas tenho medo de estar criando espectavas demais tenho medo de chegar lá e me sentir ruim de novo, nunca me senti bem na escola, nem no cursinho, e tenho medo de ser a mesma coisa com a faculdade. Nunca tive interesse nisso, mas sei q esse é o melhor caminho para a independência. Estou cansada, o que me confortava era a arte, a musica, a dança e a masturbação, mas agora o prazer não é o mesmo, e a arte só me faz sentir tristeza por nunca conseguir alcançar o que desejo. existe tantas coisas que eu quero fazer e mostrar, existe um mundo dentro de mim q eu quero que todos vejam. Eu não quero mais ter medo, eu me sentir realizada, eu quero falhar sem sentir tanta culpa, eu queria que meus pais sumissem, eu que eu sumisse, eu não quero mais ter que vir aqui e escrever sobre minhas frustrações. Estou cansada, mas seria mentira dizer que quero desistir, apesar de não lembrar quase nada do meus passado, eu sei que já vivi coisas piores, e se eu não me matei naquela época, não acredito que vai ser nessa que vou desistir de tudo. Eu só quero me sentir realizada e feliz.

A melhor resposta 13 FEV 2019

Olá, Gabriela.

Me parece que há tempos você tem carregado um peso que não é só seu, e que ele tem se tornado um pouco mais pesado do que você gostaria. Entendo a sua intenção de somente desabafar, mas um desabafo com alguém que pode te oferecer uma escuta qualificada pode ser mais eficaz.
Pelo que vejo, existe uma busca por algo que te preencha e que possa te fazer "brilhar os olhos" e isso pode ser de grande valor. Penso que através da psicoterapia você pode obter algo mais próximo do que você almeja.
Se precisar, conte comigo. Até mais.

Michel Simões

Psicólogo Michel Simões Psicólogo em Ribeirão Preto

72 respostas

16 MAI 2020

Olá,
Que bom que você quer se sentir realizada e feliz, é possível, tente se fortalecer, se amar, se compreender, isto lhe ajudará nos desafios da vida como o medo a insegurança e nas opiniões contrárias dos outros, o tratamento psicológico, poderá lhe ajudar nisso.

Mateus Adriano de Jesus Souza Psicólogo Psicólogo em Congonhas

75 respostas

24 MAI 2019

Você relata medo e angustia a todo momento, mas não diz se ja passou por psicoterapia

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

13 MAR 2019

Olá Gabriela, como está?

Entendo seu desabafo e imagino o turbilhão de pensamentos ou ausência destes. As ideias de completude e de "significância" são noções que permeiam muitas pessoas causando sofrimento ou um sentimento de inquietude sem sentido. Lendo seu desabafo uma frase ecoa em meus pensamentos, "Quem é a Gabriela?". Uma pergunta que de certa forma você própria vem tentando responder, acredito assim. Esse processo é extremamente angustiante e desolador, um fardo ou um "impulso" depende muito. Você compartilha um sentimento de insegurança frente uma referencia importante em sua vida, e isso pode desencadear insegurança em vários outros aspectos na sua história. Creio ser importante que acima de tudo entenda a origem de sua insegurança, a origem deste sentimento de incompletude e que construa novas formas de perceber acontecimentos e o que sente frente estes. A elaboração é um processo constante e o como carrega seu "sofrimento" é algo particular seu. Não querer preocupar pessoas próximas é algo que acontece sem as vezes ser percebido ou intencionalmente, porém neste momento me pergunto "E a Gabriela como fica?". Não é o como o outro afeta a minha vida, mais o como eu percebo que ele me afeta. Tudo depende de como a questão ou acontecimento é elaborado, e as vezes faz-se necessário um auxilio externo (psicoterapias, terapias ocupacionais, desabafos, e uma serie de outros recursos).

Agradeço por compartilhar seu relato/historia, pensamentos e sentimentos.

Bruno Marinho S M Alves

Bruno Marinho Silva Mendes Alves Psicólogo em Uberlândia