Insegurança em relacionamento

Feita por >mx.lisa · 15 fev 2023 Abordagem psicológica

Estou em um relacionamento, de longe o melhor de todos que já tive. Sinto que achei o companheirismo que precisava encontrar. Eu o amo e sei que é recíproco, mas às vezes, por momentos, me sinto insegura. E sentir insegurança é normal, principalmente quando é algo criado por nossas próprias mentes... mas tem coisas que potencializam isso. Meu namorado é um doce, é confiável e me traz paz em quase todos os nossos momentos, mas, bem, ele também é alguém que ama academia e o ato de treinar. O problema é quando ele me mostra fotos de outras mulheres, aparentemente famosas da área, e me pergunta quando vai me ver daquele jeito, com aquele corpo e aquela força de vontade. Eu sempre digo que isso nunca vai acontecer, porque é a verdade, não frequento academia e nem sinto vontade. Ele sabe. Outro dia ele brincou perguntando algo como "será que se um dia eu tiver um corpo mais bonito, consigo uma namorada mais bonita?" isso me deixou um pouco mal, mesmo que ele tenha pedido desculpas e pedido pra eu não ficar pensando na "besteira" que ele disse. Não consigo deixar pra lá. Sinto que parte dele quer realmente isso e fico arrasada quando lembro. Já conversamos, ele pediu desculpas de novo, disse que se sente culpado pela minha insegurança e que eu sou perfeita pra ele do jeito que eu sou. Eu sei que a intenção dele não foi me deixar mal e não quero que ele se sinta mal por achar que me fez mal. Mas acho que parte de mim não acredita que sou o melhor pra ele, por isso estou aqui. Não sei o que fazer em relação a isso, estou me perguntando há dias se sou boa o bastante. Acho que não sou. Quero tratar tudo como somente uma brincadeira, do jeito ele disse que foi, e não como um pensamento constante que ele tem sobre mim. Só não consigo. As vezes me sinto nada interessante ou agradável e agora é uma dessas vezes.

A melhor resposta 17 FEV 2023

MX.LISA
Duas coisas:
Deixe claro que voce é voce e outras são outras e que voce não vai deixar de ser voce para se adequar ao que ele quer. Se le quer uma mulher malhada, um fantoche, que vá procurar lá com elas... deixe a liberdade para ele escolher. Se ele quer voce, terá que aceitar voce assim como voce é. E, ponto final!

Voce achou o companheiro que precisava encontrar... PARA A TUA EVOLUÇÃO!!!
Nada é por acaso, estamos aqui para evoluir, aprender, corrigir a nós mesmos... e voce pode ter um companheiro que te coloca frente a frente com os problemas que voce precisa vencer, superar, corrigir.
Por isso, todos os relacionamentos terminam em conflitos que são superados quando dialogados e compreendidos ou causam rompimento quando ambos não querem olhar para o que precisam superar em si mesmo.

Portanto, verifica o que os comentários que ele faz causam em ti... porque é o que voce precisa resolver, sanear, curar em si mesma.
Não tema os conflitos, são desafios à tua inteligência.

Sempre, quando precisar, pode se auxiliar pela Psicoterapia.

Abraços

5859 respostas

17 FEV 2023

Olá Mx.lisa! Obrigado por escrever. As pessoas são compostas de milhares de aspectos: aprimorar corpo atlético pode ser uma delas, ter empatia, pode ser outra, habilidade matemática pode ser outra, diálogo doce e flexível pode ser outra, e assim por diante. De outro lado, antes de gostar de outra pessoa, cada um de nós, precisa ver em si mesmo, o conjunto desses milhares de aspectos, e valorizar, em primeiro lugar a nós, mesmo. É preciso, é necessário, antes de qualquer coisa, você ser namorada de si mesma, com confiança, consistência. Ninguém de nós será ou poderá ser suficiente para o outro. Precisaremos viver em constante aprimoramento, suave, harmônico, mas para nós mesmos, não para os outros. Os outros se interessarão por nós, quando nos perceberem originais, harmônicos conosco mesmos.
Será muito enriquecedor você contar com a assessoria científica de um psicólogo, para se conhecer e desfrutar de si mesma, de forma mais abrangente.
Abraços!

8689 respostas

16 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

16 FEV 2023

Olá bom dia, aqui claro, que você trouxe apenas um recorte de toda historia. Procure terapia para trabalhar suas inseguranças e tais questões nesse relacionamento. Busque se conhecer e lidar melhor com suas emoções.
Se desejar iniciar processo terapêutico, estou a disposição.
um abraço

Kássia Pereira Silva Psicólogo em Goiânia