Insegurança em um relacionamento de 7 anos

Feita por >Pamela · 29 jul 2023 Terapia de casal

Namoro um homem a 7 anos (tenho 23 anos e ele 28), é a segunda vez que acontece um episódio de estresse entre a gente por causa de outra mulher, peguei uma mensagem dele pra uma guria falando “Eai minha putinha”, ele não chegou a enviar apenas tinha escrito no chat, confrontei ele e ele disse que foi erro dele que foi apenas uma “brincadeira” que ele fez no serviço com outros colegas, pra ver quem tinha coragem de enviar esse tipo de mensagem, me pediu desculpas e disse que estava arrependido, nesse momento até falei pra ele sobre cogitarmos em terminar, mas ele disse que não queria. Porém agora me sinto mal, me sinto triste e que estou sendo uma trouxa por aceitar continuar depois disso, estou me sentindo muito insegura como se houvesse outras coisas que ele está me escondendo, não sei o que fazer, faz 2 dias que isso aconteceu e não consigo parar de pensar nisso e imaginando mais mil coisas….Me sinto um lixo.
Fico pensando se isso é algo pequeno pra terminar um relacionamento de 7 anos ou não, se eu perdoar se ele não vai achar que pode me trair realmente com outra pessoa, a uns 4 meses ele se mudou para outro estado, o que já estava dificultando as coisas, a insegurança pela distância, agora com isso não sei mais como lidar.

A melhor resposta 31 JUL 2023

Ola, Pamela!

Sinto muito que você esteja vivendo essa angustia. Você entrou em um relacionamento muito jovem e com alguém que estava em outro tipo de fase da vida, minha pergunta agora é: você acha que vale a pena estar nesse relacionamento? ao que parece, voce abdicou sua juventude para estar com esse homem e hoje pode não estar recebendo aquilo que merece ou o que acordou dentro do relacionamento. Pense bem no que você merece e se isso é o que você esta recebendo.
Se quiser, podemos aprofundar isso em terapia, estou a disposição.
Espero ter ajudado.,
Um abraço.
Natalia Marques - Psicóloga

Natalia Marques Psicólogo em Sorocaba

18 respostas

5 AGO 2023

Oi Pamela
De qualquer modo, com esta mensagem, conhece um pouco mais teu parceiro.
Este é teu grande desafio, conhecer bem ele, afinal, não quer um relacionamento vulgar, quer um parceiro que seja digno da tua pessoa, da tua personalidade para juntos poderem construir uma família, um lar realmente que valha a pena.
Se ama realmente ele, dê plena liberdade a ele, para ver o que ele sabe fazer, se te honra ou se joga fora.
Voce apenas precisa ser mais para você mesma. Não espere por ele... construa a tua realidade de forma espetacular que valha a pena para você e só aceite conviver consigo, pessoa que te acrescente e não que te diminuam.
Seja para você mesma uma mulher que valha a pena!

5840 respostas

1 AGO 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

31 JUL 2023

Olá Pamela, espero que esteja tudo bem com você.

Embora tenha acontecido esse episódio que fez com que você começasse a repensar seu relacionamento, eu pergunto se realmente não é chegada a hora de você refletir sobre sua relação para que decida como deseja prosseguir com ela e com sua vida. Veja que isso não diz respeito a algo pontual (sua relação), mas sim, algo maior, que diz respeito a forma como você está direcionando sua vida, suas escolhas, seus projetos e suas decisões. Em um processo de amadurecimento natural, temos que realizar escolhas, e pensar em nossas decisões, e como desejamos conduzir nossas vidas. Além disso, um relacionamento a distância é muito mais desafiador, e traz uma maior complexidade para o casal. Para que ele possa dar certo, ambos devem possuir muita segurança um no outro, e terem planos definidos juntos, para que se possa superar a distância sem maiores problemas ou dificuldades. Por isso, talvez seja interessante você aproveitar essa oportunidade para refletir sobre o que você quer para sua vida, de maneira geral, independente de seu relacionamento, e compreender também o que espera e deseja em um relacionamento, e se isso pode ser obtido através de um relacionamento a distância. Mesmo estando com alguém, você é um ser humano integral, e tem um caminho a seguir, que deve ser escolhido somente por você. Um profissional de Psicologia pode te auxiliar neste momento, e é indicado em seu caso. Se for possível, busque esse profissional, e inicie seu processo de psicoterapia. Acredito que isso pode te ajudar a encontrar as respostas que busca, e a tomar as melhores decisões.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

924 respostas

30 JUL 2023

Olá Pamela! Obrigado por escrever. Pequeno em nossa sociedade complexa, é uma pessoa namorar dos dezesseis aos vinte e três anos continuamente, privando-se dos focos necessariamente principais para essa etapa de vida. Por essa razão vocês estão imaturos, inseguros. Até mais ou menos os vinte e cinco anos de idade a prioridade das pessoas deve ser turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, deve ser estudos consistentes, trabalho ou preparação consistente para o trabalho, esportes coletivos de contato, grupos de estudos, teatro, arte cultura, serviços comunitários. Os namoros devem ser experiências secundárias de amadurecimento e conhecimento. Antes de avançar pós namoro, as pessoas devem entender melhor a natureza humana e assimilar os elementos centrais da cultura.
Sempre as pessoas precisam buscar mais interações reais, ao vivo e em cores, com outras pessoas, do que interações virtuais em forma de vídeo, tv, internet, rádio, videogames e outras.
Vocês pularam etapas: será enriquecedor viverem a juventude com ética, consolidar os aspectos acima citados.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.