È possível se apaixonar de novo depois da depressão?

Feita por >ana · 8 abr 2023 Depressão

bom dia!
eu e minha ex-namorada sempre tivemos uma relação bem saudável e estável.

eu tenho toc e por conta das minhas crises, acrescentado dos problemas dela, ela decidiu dar um tempo(que parecia um termino) e se afastou de mim.

tivemos uma briga e ela voltou um tempo depois.

e continuamos a conversar mesmo não tendo voltado ainda, passou o nosso aniversário de um ano e meio que depois daquela data as coisas começaram a voltar ao "normal", mas depois de ontem ela desabafou comigo que não estava vendo as coisas como era antes, sobre me não me ver mais de forma romântica desde que tivemos aquele tempo

mas ao mesmo tempo ela dava a entender que isso era o que ela sentia agora, que ela só não se via em um relacionamento nessas condições atuais.

me falou que se pudesse faria tudo diferente e que nós poderiamos ter tido tudo aquilo que planejamos.

a questão é que eu percebo que esse não gostar de mim romanticamente é por causa da depressão dela, ela tem muitos momentos de apatia e anedonia e não está fazendo tratamento com psicólogo

e eu percebo porque também sinto as mesmas coisas as vezes, a apatia, a anedonia mas sei que ainda a amo demais e eu sei disso porque estou fazendo terapia.

vocês acham que se as duas fizerem o tratamento correto para ambos os transtornos nós temos uma chance de voltar?

porque as vezes ela deixa claro que poderia ser aquele

"não era pra ser agora mas quem sabe no futuro"

A melhor resposta 9 ABR 2023

Olá, Ana.
Obrigada pelo seu relato.
De uma certa forma me parece que vc fala sobre como é angustiante lidar com a ausência de respostas e com as incertezas da vida, e, de fato, é muito difícil lidarmos com essa sensação.
Acima de qualquer coisa, ter um espaço psicoterapêutico que te permita refletir sobre os desafios da vida, com garantia de acolhimento e alívio da própria angústia pode ser muito importante e reconfortante nesse momento de sua vida.
Espero ter contribuído.
Me coloco à disposição caso tenha interesse em agendar um atendimento.

Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo

125 respostas

25 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

13 ABR 2023

Ana,
A tarefa principal de cada um é se realizar, corrigir percursos, aprender, resolver carências traumas, dependências
Paralelamente a isso, cada um pode escolher ser o que quiser... contanto que não se desvincule da sua tarefa principal.
Se voces resolverem seus problemas, com certeza serão pessoas realizadas, felizes, cheias de vivacidade, alegres...
Quem não gostaria de conviver com uma pessoa assim?
A única estratégia é se resolver... depois, deixar a contecer.
Se voce ficar juntas ou não, pouco importa... importa é que viverão felizes.

Abraços

5820 respostas

12 ABR 2023

Oii Ana, percebo que esse namoro está um tanto quanto angustiante e cheio de questionamentos. Respondendo sua pergunta sobre fazer o tratamento correto, eu penso que acima de tudo o tratamento é importante para ambas as partes independente do que aconteça no relacionamento de vocês.
Talvez ela criou uma expectativa de que esse tempo seria suficiente para as coisas voltarem a ser como eram antes, e de fato isso não aconteceu, até porque tudo muda, as coisas não voltam como eram antes, mas pode ser muito melhor pra frente, então é pensar no que vocês querem enquanto casal daqui pra frente, deixar o passado e deixar o que já foi, assim seria possível uma melhora no namoro de vocês.
Espero ter ajudado, como você disse, está em acompanhamento com uma psicóloga, mas caso queira conversar estou a disposição ou até mesmo se sua namorada quiser iniciar um processo de psicoterapia.
Desejo boa sorte no seu relacionamento e que seus questionamentos sejam esclarecidos.

Rafaela Ivalel Psicólogo em Cascavel

8 respostas

9 ABR 2023

Olá Ana! Obrigado por escrever. Duas coisas:
As pessoas nunca permanecem as mesmas, sempre se modificam;
Namoros terminados, não voltam. Não voltam porque é muito cômodo voltar com o que já se tem a ilusão de conhecimento; não voltam porque é preciso respeitar as decisões. Não voltam porque não implicam condenação a obrigar-se a permanecer com a mesma pessoa, sem amadurecer, sem ter parâmetros. Estou a disposição para fundamentações.
Abraços:

8651 respostas

9 ABR 2023

Olá Ana, Toda a sua demanda gira em torno do resgaste do seu relacionamento com sua ex namorada. E, como tal, pode e deve ser investido, desde que vocês duas estejam de acordo. A Terapia de Casal possibilita a revisão de muitos nós instalados na relação. E, quando há algo a ser reconstruído, num passo a passo, isto vai se configurando. Importante ressaltar que a Terapia de Casal não faz milagres, muito menos afirma que "tudo" passará a ser cancelado em relação às falhas de cada uma das partes que a compõe. A Psicologia tem ferramentas para aguçar o desejo de reconstrução na relação a dois, quando esse desejo ainda se faz presente.
Investir o mais breve possível no atendimento psicotrapêutico resultará positivamente, dentro do que haja a ser assertivamente aproveitado. Estou inteira à disposição para esclarecer dúvidas e iniciar a Terapia de Casal ou atendimento individual.

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

9 ABR 2023

Olá Ana,
como em tudo em que há mais de uma pessoa envolvida, também o relacionamento não é unilateral. De você estar procurando se tratar e compreender a si mesma, é uma coisa correta a fazer, mas, daí não decorre que ela queira fazer o mesmo, ou se sinta capaz disso no memento. Obviamente, você se compreender melhor, estará mais pronta para um relacionamento, esse ou outro, ninguém sabe. E é disso que se trata, deixar as pessoas livres para que decidam. Assim, elas podem inclusive decidir ficar conosco. Isso acontecendo, saberemos que foi natural, não algo que forçamos.
De qualquer forma, ao vê-la procurar ajuda e melhorar, ela mesma pode se interessar também.

Claudio Segura Correia
Psicólogo

Claudio Segura Correia Psicólogo em Viçosa do Ceará