Quando uma pessoa com depressão tem seu coração partido

Feita por >neni · 23 fev 2021 Depressão

eu ja tenho a depressao comigo a anos desde a época da escola. a ansiedade surgiu em 2020. sei que no ano passado apesar dos pesadelos da vida nunca imaginei que fosse possível sentir amor e carinho de maneira tao intensa e maravilhosa. eu posso dizer que me apaixonei, lindamente, e confesso ainda amá-lo mas de longe. eu sei que estou sozinha nessa paixão.
ele partiu meu coração mas de certa forma meu coração ja era assim, como se estivesse quebrado desde minha violenta infancia. hoje em dia continuo com terapia buscando entender o porquê de eu ser "assim", um desconforto na vida de todos que passam por mim. eu sei que ha pessoas que me amam mas sao os que menos convivem comigo. eu ando muito mas muito cansada mesmo de tentar. eu nao consigo mais progredir. eu nao vejo por quê de seguir empilhando conquistas no meu almoxarifado interno. eu só quero descansar um pouco... meu peito vem doendo desde o instante em que parei de manter contato com meu anjo. eu sinto falta do que vivemos juntos, o que me dói mais ainda por hoje eu ja questionar se sequer foi real pelo menos a parte boa.. eu nao quero mais sentir dor de viver. o mundo, as pessoas, tudo segue e flui, as eu não quero mais. e tudo bem. sempre soube que eu ficaria assim a anos atrás. mesmo tendo momentos de esperança e dando meu melhor, nunca valeu a pena. no final do dia minha cota de problemas gerados e decepcoes esta sempre la me lembrando que por mais que eu queira sair dessa, não da.
eu ja pensei se seria possivel morrer de tristeza. talvez a sindrome do coração partido seja isso. é dificil digitar com meus olhos queimando de tanto chorar. nao há palavras suficientes para descrever o vazio e solidão que sinto todos os dias.
"alexitimia" resumiria mas nao tanto quanto "fel". eu me considero incapaz de sentir ódio. so amor. por tudo e todos. e dói. eu não sou suicida embora pensamentos assim sejam diarios e comuns pra mim. aquela ideia de so querer o melhor pra todos que amo, familia e amigos, aliviar o fardo deles, o bolso tambem.
e tudo bem conviver com uma culpa que nao lhes pertence, se eu consigo ignorar como pedem tenho certeza que eles conseguiriam. afinal a doente mental sou eu apenas e sim eu entendo e aceito isso com muito amor.
eu so queria poder ter nascido normal, so isso. ter uma vida comum e magnificamente simples como uma formiguinha num formigueiro. ser so mais uma história de vida no mundo, ha uma beleza incrivel nisso.
nao ser um desperdício.
de tantas coisas que senti e simplesmente sabia que estavam por vir, sinto que meu corpo é o ultimo a partir logo logo. a alma ja foi. eu nao interfiro em nada, como disse suicidio não é opção desejada. mas que seja bem vindo o futuro e com ele meu tao esperado descanso.

A melhor resposta 24 FEV 2021

Oi Neni...
Voce está aflita, com o coração partido... mas este não é o objetivo da sua vida.
A vide te deu a liberdade e a possibilidade de ser criadora da sua realidade. Porque não exerce esta possibilidade?
Para a vida, não tem nada de certo e nada de errado... tudo são experiências que podes realizar e por ti mesma, escolher o que queres e o que não queres. A vida te quer feliz e realizada.
Mas porque estás deste jeito?
Porque não descobriu o objetivo de sua vida, descubra-o e a tua vida vai se transformar. Seja agente em vez de ser paciente; Seja ativa em vez de passiva, seja construtora de ti mesma em vez de se colocar como vítima das situações e circunstâncias.
Ou porque voce se adaltou ao sistema, ao que a familia quer, ao que a sociedade exige, ao que a crença determina, a qualquer outro que te julga, que te impõe uma forma de viver que não seja de livre escolha.
Tens o poder interno de ser o que voce quiser, não o que o outro quer.
Faça Psicoterapia para descobrir onde parou, onde se adaptou e como deve fazer para sair dessa situação.
Vida é força e alegria, prazer e realização.
Voce sempre pode escolher como melhorar a sua vida.

5817 respostas

2 MAR 2021

Toda pessoa que tem depressão está fragilizada e qualquer coisa atinge, melhor caminho é sempre buscar uma psicoterapia e em alguns casos entrar com medicação com laudo do médico.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

2 MAR 2021

Olá Neni.
Seu texto parece ter saído de um livro de romance. Porém os escritores só descrevem o que encanta o leitor, ficando no meio do caminho aquilo que não interessa para quem lê. O que quero dizer com isso é que você parece estar dentro da ficção. A realidade inclui coisas que a ficção não apresenta nem nos livros, muito menos nos filmes. Trazendo isso para uma realidade mais próxima, podemos citar as redes sociais. Ninguém posta tudo que acontece, normalmente as pessoas postam as viagens e momentos alegres, mas não seus momentos ruins, isto traz uma falsa sensação de que os outros vivem melhor que você. Aceitar sua vida com seus altos e baixos é que dá a sensação de existir e viver.
Quanto a esperar por um descanso eterno... não sei se tem alguma crença, mas se não tiver, seria bom pesquisar sobre o assunto "o que pode acontecer após a morte", cada povo tem sua cultura, porém a maioria acredita que há algo além, ou seja você pode ter uma vida diferente, mas não exatamente um descanso, ou um “acabou”. Que tal então buscar o melhor desta vida, já que o depois não sabemos como será?
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

24 FEV 2021

Olá Neni! Que bom que você escreveu! Vamos lá! Uma pessoa com depressão tem a busca pela não depressão, tem o outro lado da possibilidade ponderado; uma pessoa com coração partido tem um coração que tem a lembrança e o conceito de coração não partido.
Uma pessoa escreve aqui porque quer conversar sobre o que está sentindo, sobre os próximos passos; uma pessoa escreve porque quer receber uma escrita de volta.
Ver no mundo uma beleza incrível, querer o melhor para as pessoas, é manifestação de partes encantadoras de quem assim assim enxerga e sente.
Nani! Há muitas coisas boas que estão em você, ditas pelas palavras, a serem processadas como energia boa.
Há um futuro a construir. Foque nas coisas belas que a vida e a natureza apresentam, resgate teus sonhos, vamos planejar cuidadosamente a prática da realização dos mesmos. (prática como movimento físico e mental).
Dê a tua maior riqueza comunicacional a seu psicólogo, em psicoterapia, e colha caminhos a trilhar.
Sucessos.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos (olha a mutação do vírus), senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.