Uma pessoa é capaz de se apaixonar novamente pela mesma pessoa

Feita por >Paty · 22 abr 2023 Abordagem psicológica

Uma dúvida que vem me matando por dentro nesses último mês , um ex marido ex namorado é capaz de se apaixonar pela mesma pessoa como no começo ou mais intenso , eu amo meu ex sou extremamente apaixonada , fico me perguntando se isso possa acontecer , procuro informações a respeito nunca achei nada , devo desistir quanto mais eu conheço pessoas e tenho relações íntimas mais eu amo meu ex marido , estou enlouquecendo , nunca tive depressao mas estou sentindo emoções pânicos , sempre no dia seguinte ao acordar depois de ter conhecido alguém , simplesmente virou pesadelo , está sendo muito difícil alguém poderia responder

A melhor resposta 23 ABR 2023

Sim, possível se apaixonar varias vezes pela mesma pessoa, e também é possível se apaixonar pelo que você construiu na sua fantasia

Roselita Menezes Vicente Pinheiro Psicólogo em Rio das Ostras

64 respostas

24 ABR 2023

Olá Paty, espero que esteja tudo bem com você.

Um ser humano pode se apaixonar muitas e muitas vezes durante sua vida. É importante você compreender o que deseja em um relacionamento afetivo, como você deseja vivenciar um relacionamento afetivo. Muitas vezes não compreendemos adequadamente essas questões, e acabamos por nos colocar em situações afetivas que nos desagradam, e estão longe daquilo que vivenciamos, e a primeira memória e lembrança que vem a nossa mentes, são das situações positivas que vivemos no campo afetivo, e isso pode ter acontecido, por exemplo, com uma pessoa que já passou pela sua vida. Mas isso não significa que você esteja realmente apaixonada por essa pessoa novamente, mas sim, que vocês tiveram bons momentos em conjunto, e que a memória disso permanece. Voltar a viver o que já se viveu em um outro momento, não é possível, pois tanto ele como você já se transformaram, e viveram suas experiências, cada um a sua maneira. Quanto mais você se compreender neste sentido, mas vai saber o que busca em um relacionamento afetivo, e mais vai saber descartar o que não te serve, o que não corresponde as suas expectativas nesse campo. Antes de iniciar algo com alguém, procure se conhecer melhor nesse campo, entendendo quais suas necessidades, seus desejos, seus objetivos, seus sonhos, e como um relacionamento pode te ajudar nisso. Entrar em um relacionamento antes de responder essas questões, é como se jogar em um desconhecido, o que pode te causar frustrações e sofrimento. Um profissional de Psicologia pode te ajudar. Através de um processo de psicoterapia você poderá ter a oportunidade de desenvolver seu autoconhecimento, e isso te auxiliará a ter mais segurança em suas escolhas nesse campo. Se sentir necessidade, entre em contato com esse profissional. Certamente isso irá te beneficiar.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

919 respostas

24 ABR 2023

Paty
Se é ex marido, deve ter experimentado outros homens e se convenceu que teu ex é melhor...
Corrijam-se dos problemas que provocaram o rompimento e se ambos estiverem dispostos a enfrentar os conflitos juntos, é por que precisam ficar juntos. Em vez de ficarem um contra o outro, fiquem os dois contra o problema, solucionem ele.
Abraços

5839 respostas

23 ABR 2023

Olá Paty! Obrigado por escrever. Precisaremos conhecer a tua história e tuas características de forma mais profunda, muito mais detalhada, para que você possa construir resposta diferenciada e significativa para você. De certa forma, quando uma pessoa se apaixona por outra pessoa, a pessoa da paixão, tem seu centro muito mais no imaginário do apaixonado, do que nos fatos. Isso gera o grande perigo das expectativas altas. Na vida não há repetição, embora seja, do ponto de vista mental, cômodo interpretar com continuidade de coisa do passado.
Quais serão as extensões dos conceitos que você chamou de pânico e pesadelo.
Se uma paixão acabou uma vez, e na dinâmica emocional descrita, em qual dos momentos predominou a imaturidade: paixão e término ansioso, inconsequente do relacionamento ou falta de uma condição ilusório, que pode ser alimentada com quiser, por causa da distância e da falta de provas da convivência?
Há fortes indícios de que você não está pronta para namorar outra pessoa, que ainda não está harmônica e amadurecida consigo mesma.
Paixão é rápida, amor é tolerante, flexível, duradouro.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8670 respostas

23 ABR 2023

Infelizmente não há respostas para essa questão. Na verdade, somente seu ex pode dizer se há ou não algum sentimento. O que você pode fazer é procurar alguma forma de lidar com essa dor.

Gustavo Vinicius Psicólogo em Curitiba