Todos nós somos capazes de sentir exatamente as mesmas emoções e sentimentos?

Feita por >Ana Karla · 15 mai 2020 Psicologia clínica

Recentemente eu me perguntei como nós identificamos o que outra pessoa e nós mesmos estamos sentindo. Como nós sabemos que estamos sentindo raiva por exemplo. E ai me veio essa pergunta na cabeça. Todos nós somos capazes de sentir exatamente a mesma coisa do mesmo modo e por isso somos capazes de atribuir nomes e identificar? Pq se não somos capazes de sentir do mesmo modo, como saberíamos que estamos sentindo raiva então? Fiz algumas pesquisas porém não achei nada concreto. Poderiam me ajudar? Agradeço desde já!

A melhor resposta 18 MAI 2020

Olá Ana Karla!

As emoções básicas são universais, todos os seres humanos nascem programados para sentir raiva, tristeza, alegria, nojo/aversão, medo, surpresa e desprezo. Embora cada pessoa nasça com a possibilidade de sentir estas emoções, ela só vai dar nome ao que sente se ela ao sentir a emoção nos primeiros anos de vida for ensinada por alguém o que é que ela está sentindo. Quando um bebê ou uma criança bem pequena dá risada, os cuidadores falam para ela "você está feliz", quando a criança está com raiva porque teve um pedido negado e começa a jogar objetos no chão, gritar, os cuidadores dizem "você está com raiva?" e assim vamos aprendendo a associar o que sentimos com uma palavra conhecida culturalmente. Só que cada sociedade e, principalmente, cada grupo familiar tem suas concepções do que é motivo para sentir tristeza, raiva, medo etc e cada família ensina a lidar com as emoções de uma forma, dessa forma, cada pessoa sente e lida com as emoções de uma forma diferente da outra, mesmo irmãos criados juntos podem sentir as emoções de maneiras e intensidades diferentes. Embora a forma cognitiva que lidamos com as emoções sejam diferentes, as sensações físicas são muito semelhantes, mesmo que em intensidades diferentes. O medo nos deixa mais cabisbaixos, falando baixo, parados, com uma expressão triste, quando olhamos para alguém assim, conseguimos imaginar que esta pessoa pode estar triste/chateada. Se vemos uma pessoa apertando os dentes, com olhos mais "arregalados", apertando os punhos e agitada, imaginamos que ela está com raiva. E como sabemos isso? Porque sentimos de forma parecida estas emoções básicas.
Você trouxe um bom questionamento, já que nós atribuímos nomes ao que sentimos, cada pessoa vai aprender a atribuir o nome à emoção conforme lhe foi ensinado. A experiência do sentir é subjetiva, então por mais que seja possível ser empático e tentar imaginar o que o outro sente, não há como saber exatamente como ela está sentindo, mas podemos ter uma noção. Espero ter ajudado um pouco nesta sua dúvida. Abraços!

Anônimo-370041 Psicólogo em São Paulo

36 respostas

4 JUL 2022

Olá Ana Karla.
Os sentimentos segunda a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), estão relacionados a seus pensamentos, ou seja, o seu pensamento é que te trará um sentimento ou outro, então você pode ter sentimentos diferentes de outras pessoas porque pensa diferente delas. Exemplo clássico da TCC: uma pessoa vem em sentido contrário de 3 amigos e não os cumprimenta. então um deles pensa quem é ele para não me cumprimentar, sentirá raiva. O outro amigo pensa que pode ter feito algo de errado para o que não cumprimentou e sente tristeza, e um outro amigo pode pensar que ele passou despercebido e fica tranquilo.
Espero que este exemplo te ajude a entender que sim, as pessoas podem ter emoções e sentimentos diferentes.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 MAI 2020

Olá! Obrigado por participar. Emoções não são matemáticas. Cada ser humano apresenta dentro de si, um universo extremamente rico, com potencial interminável a ser revelado. As emoções e sentimentos apresentam interações e trocas que são únicas, logo, cada pessoa é rara, valiosa, preciosa, única. A raiva é temperada dentro da pessoa, tendo uma identidade pessoal, em cada momento em que é experimentada. Do mesmo raciocínio surge a fundamentação de que tudo na vida é novo, mesmo quando as pessoas percebem como repetição. Temos as ideias gerais, que nos dão a ideia dos sentimentos nas outras pessoas, mais o construtivo mesmo, é entender a nossa própria especificidade. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8727 respostas

16 MAI 2020

Olá Ana!
Não há nada que vá garantir que uma emoção é sentida exatamente da mesma maneira que outra pessoa, porém, em nosso processo de desenvolvimento, através de inúmeras informações como sensações, expressões, pensamentos e etc, é possível que identifiquemos emoções, desconfortos, entre outros.

Fico a disposição.

Abraços,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

16 MAI 2020

Ana Karla
Não, não sentimos as mesmas emoções e sentimentos, é uma particularidade individual. Na verdade, você ama o outro se antes, se amar a si mesma. Da mesma forma, voce não odeia o outro, voce odeia a si mesma. O outrotem atitudes e comportamentos que voce não aceita e por incapacidade DE ACEITAR, ODEIA, MAS NA VERDADE ODEIA A SI MESMA. Voce compreende o outro na medida em que compreende a si mesma.