Sinto como se vivesse em um eterno flashback de emoções ruins

Feita por >Canjica92 · 17 fev 2020 Angústia

Estive em um relacionamento traumático cheio de idas e vindas durante 3 anos onde vivenciei muita angústia, desespero, mentiras, jogos emocionais, e todas as vezes que tive alguma esperança de que tudo iria ficar bem eu voltava À estaca zero, era como nadar e morrer na praia. Enfim, 2 anos já se passaram desde o término, não sinto mais amor pela pessoa mas isso me deixou marcas tão profundas que me sinto prejudicada nas minhas relações interpessoais. Tenho um pretendente de que eu gosto muito mas não consigo ter confiança nas coisas que ele diz, estou sempre tentando ler nas entrelinhas, fazendo minhas próprias teorias e sempre que ele diz algo que me lembre o que meu ex namorado me dizia logo vem a tona todo aquele sentimento de tristeza e angústia que eu sentia anos atrás, parece que eu fui teletransportada para aquele exato momento de dor. Sei que são pessoas diferentes, histórias diferentes, mas eu já fico na defensiva e acreditando que ele está fazendo o mesmo jogo comigo. Essa sensação de volta ao passado é tão vívida que eu sinto palpitação, respiração curta e vontade de chorar. Eu sofro demais com isso e gostaria de saber o que eu posso fazer para superar esse trauma e não projetar mais nas pessoas que não tem nada a ver com isso e parar de me sabotar nos relacionamentos futuros.

A melhor resposta 9 FEV 2021

Oi, obrigada pelo contato!
Me parece que mesmo sem amor, você ainda está presa ao seu antigo relacionamento de diversas formas. Talvez você precise entender e elaborar tudo que se passou com você. Acredito que um processo psicoterápico possa te ajudar.

Qualquer coisa, estou a disposição.

Psicóloga Paula Moreira Psicólogo em Rio de Janeiro