Sou casada e me apaixonei virtualmente por uma pessoa de outro país

Feita por >Angelica · 15 set 2016 Psicologia clínica

Conheci uma nova pessoa durante meu casamento. Estou com meu esposo há seis anos e estou casada há dois. Não tenho filhos, nem ele. Me casei conformada de que devemos dar oportunidades para pessoas que gostam de nós e com meu marido foi assim: os anos se passando, pressão da família... enfim, nos casamos.

Ele, ainda sem curso universitário, culturalmente é bem diferente de mim, que sou professora e falo dois idiomas.Então, fui buscar aperfeiçoar mais a aprendizagem do espanhol e em fevereiro conheci um rapaz que tinha os mesmos objetivos que eu.

Só que ele é norte-americano. Nos tornamos muito amigos, nos falamos todo o tempo, conversamos sobre muitos assuntos em comum todos os dias e um sente a falta do outro. Tenho até copia da identidade dele, investigo tudo nas redes sociais dele, porque possuo suas senhas de acesso. Eu não procurei por isso, aconteceu. Estamos já há cinco meses numa relação muito intensa e meu marido nota mudanças em mim.

Então, quando estava tranquila, apareceu uma nova pessoa na minha vida e me sinto mal por gostar dessa pessoa e ainda continuar casada. Não quero que meu esposo sofra, pois mantenho um relacionamento virtual com esse rapaz, 9 anos mais novo que eu. Chegamos ao extremo, porque ele vai emitir hoje o passaporte pra vir me conhecer e ficar comigo em janeiro. Por outro lado, estou insegura em continuar mantendo contato com esse rapaz, que não mora no Brasil e que não conheço pessoalmente e seguir com esse relacionamento virtual. Não quero ser o mal na vida do meu esposo porque ele e um homem bom, cuida e gosta de mim e me sinto péssima e culpada em estar fazendo isso com ele. Mas por outro lado, sinto que estarei deixando passar a oportunidade da minha vida. Esse rapaz disse que pretende ou morar aqui ou me levar pra lá. Não sei o que faço, me sinto uma fracassada.

A melhor resposta 15 SET 2016

Olá Angélica,
Boa tarde!
Antes de mais nada, sugiro que procure não sentir-se culpada, pois o significado dessa palavra a remete a "pecado" e consequentemento no inconsciente à castigo, punição ( pois quem peca precisa pagar), evoluindo para sofrimento. . Abstenha-se de pensar dessa forma e procure sim, responsabilizar-se pela situação, a pensar e analisar quais as atitudes que a farão sentir-se mais confortável e menos conflituosa, pois o conflito se instala e permanece enquanto não se toma uma atitude.Pense no que a fará mais feliz e analise criteriosamente os motivos que a levaram a adentrar nessa situação.Um confronto verdadeiro com seus reais motivos e desejos antes de uma conversa franca com seu marido a fará sentir-se mais aliviada. Não seria interessante permanecerem juntos se chegar a conclusão que não existe mais sentimento e envolvimento que permeie e sustente a relação de vocês.Se puder e não estiver dando conta da situação sozinha, procure ajuda de um profissional. Fique bem! Abraços.
Lícia Madureira

Lícia Madureira Psicólogo em Salvador

3 respostas

8 JUN 2017

Angélica,
Você se apaixonou por ele ou pela possibilidade de mudança?

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

29 SET 2016

Angelica, procure um psicanalista. Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

17 SET 2016

Olá, Angelica, entendo seu dilema. Sugiro que siga sua consciência quanto a ficar com seu esposo ou com o rapaz virtual, visto que no fim do texto você mostra que não está disposta a abrir mão dessa aventura. Mas caso queira, buscar uma leitura mais acurada de seu casamento e quais necessidades que não estão sendo satisfeitas, faça antes terapia de casal em vez de mergulhar em outra relação, pelo simples motivo que daqui a algum tempo pode novamente de deparar com a mesma insatisfação. Boa sorte, Ronaldo.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

17 SET 2016

Olá Angélica! Às vezes insatisfações no casamento podem gerar uma carência tão grande que a porta fica aberta para colocarmos em cima delas soluções que sirvam para aplaca-las. Veja se não ê esse seu caso. Na conversa por internet as identificações podem existir mascavo não conhececwuasd nada da pessoa com a qual vc está se relacionando. Avalie se vc não está projetando nele todas as idealizações que vc tem de um homem esqueci não foram satisfeitas por seu marido.

Gina Sordillo Psicólogo em Rio de Janeiro

5 respostas

16 SET 2016

Angélica,
Nossas escolhas e decisões, em geral, são reflexos da nossa própria história. Nossas percepções, em geral, estão embasadas em crenças pré-estabelecidas e internalizadas a partir das nossas vivências. Nem sempre nos damos conta delas, por terem as mesmas ocorridas em fases das nossas vidas em que não tínhamos a maturidade necessária para uma boa elaboração e compreensão destas. Portanto, muitas vezes, há uma necessidade de ressignificações, que é uma melhor compreensão dos fatos, frequentemente, deturpados por equívocos nossos ou de outros, nas relações conosco, o que nos leva a um necessário processo psicoterapêutico.
Antes das suas decisões procure entender o “por que” delas e as possíveis consequências das mesmas, positivas e negativas, então, certamente, suas escolhas e decisões serão mais assertivas.
Procure um(a) Psicólogo(a). Ele(a) é o(a) profissional que contribuirá bem neste momento.
Abcs.
Jose Carlos Imperial - Psicólogo

Clínica de Psicologia Sermais Psicólogo em Itabuna

5 respostas

16 SET 2016

Olá Angelica, boa tarde!
é um conflito que só você tem as respostas para a melhor saída, por isso é importante que procure uma Terapia, assim terá uma ajuda técnico-cientifico de fora, que irá te auxiliar na busca de um repertorio mais satisfatório e assertivo.
grata
Dra. Gloria Libanio

Psicóloga Glória Libanio Psicólogo em Salvador