Existem a possibilidade da pessoa voltar amar novamente a mesma pessoa?

Feita por >Sivia · 18 mar 2023 Abordagem psicológica

Meu parceiro decidiu se separar, estávamos juntos 5 anos, foi muito intenso, morei com ele e família e tive um problema com a família dele e saímos da casa e fomos morar juntos, tivemos um filho, mas esse problema com a família veio comigo durante todo esse tempo, eu n gostava de ir pra lá, falava coisas ruins, e mesmo assim ele ficou comigo até agora, estamos em um problema financeiro, temos uma casa pra pagar, paramos de sair, ficamos muito tempo dentro de casa, quando a família dele vinha em casa, eu n queria ver e falar..... Eu fui muito ingrata e grossa, ele foi guardando isso e com os problemas aumentando ele se afastou de mim, mesmo ruim conheceu outra pessoa conversava com ela ainda quando estava comigo, tudo foi quando eu né perguntava porque ele está assim, eu n conseguia ver os motivos, e ele de conversa por um curto período de tempo com essa pessoa teve envolvimento emocional com ela, eu descobri e foi ai que a separação se tornou definitiva.... Mas ele tem problemas internos... No momento a família dele quer q eu vá morar com eles... Eles estão me acolhendo muito...hoje consigo ver todas as minhas atitudes horríveis com ele porque tive muita mágoa... Fui uma pessoa ruim. Ele está muito mal, mesmo terminado comigo, mas que não me ama mais e é o que ele está sentindo... Vou lutar por ele, mas deixarei ele em paz .. isso me ajudou a e chegar e provocou uma mudança em mim ..

A melhor resposta 21 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

20 MAR 2023

Olá! Busque psicoterapia, com certeza irá te ajudar neste momento, tanto para um recomeço, como se for o caso, saber lidar com esse término.

Daiana Oliveira Alvarenga Dos Santos Psicólogo em Campinas

57 respostas

19 MAR 2023

Olá Sivia! Obrigado por escrever. Seu texto apresenta uma série de aspectos, de implicações que precisam ser mais profundamente entendidas e integradas. Vocês tem um filho, você descreve modificação e amadurecimento e si. Isso precisa ser melhor avaliado.
Em termos gerais, quando duas pessoas se separam, é preciso que vivam marcante modificação, por longo tempo, antes de poderem viver juntas, com mesmo número de CPF, mas com identidade modificada, amadurecida.
Isso precisa ser esclarecido com razão, com critério.
Estaremos a disposição para te ajudar.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8644 respostas

19 MAR 2023

Oi Sivia! Sinto muito pelo fim do seu relacionamento e por todas as dificuldades que vocês enfrentaram juntos. É importante que você tenha consciência das suas atitudes e reconheça o impacto que elas tiveram no seu parceiro e na relação de vocês. É um grande passo admitir isso e estar disposta a mudar.

No entanto, é importante também que você respeite a decisão do seu parceiro em se separar e não tente forçar uma reconciliação. Dê a ele espaço e tempo para processar seus sentimentos e pensar sobre o que quer para o futuro. Se vocês tiverem a chance de conversar, tente ouvir o que ele tem a dizer sem julgar ou tentar convencê-lo de nada.

Quanto à oferta da família dele de acolhimento, agradeça o gesto e avalie se é algo que pode ser positivo para você e seu filho neste momento difícil. Mas tenha em mente que, mesmo que você more com eles, isso não significa necessariamente que vocês voltarão a ter um relacionamento.

Lembre-se de que você também precisa de cuidado e apoio emocional neste momento. Considere buscar a minha ajuda ou de outro psicólogo para lidar com suas emoções e trabalhar em sua própria cura e crescimento pessoal.

Abraços!

Filipe Araújo Psicólogo em Recife