Fracasso na idade adulta

Feita por >Lana · 21 jul 2023 Abordagem psicológica

Tenho 47 anos e sou uma pessoa fracassada financeiramente, não tenho amigos e não tenho relacionamento afetivo.
Moro com minha filha de 10 anos, e cuido dos meus pais de 79 e 89 anos .
Trabalho como analista , gosto de me cuidar , sair com minha filha e também quando possível levar meus pais para passear , difícil, demanda muitos cuidados devido a falta de acessibilidade , mas damos uma jeito e minha filhinha me ajuda. Porem sinto falta de sair com amigos, conversar com outras pessoas e de me relacionar , mas acredito que devido minha aparência envelhecida não terei mais chance de ter um novo relacionamento e novas amizades.
Fui casada por 10 anos e meu marido não me ajudava e reclamava de minha dedicação aos cuidados com meus pais e nos separamos , saiu da relação me chamando de velha e feia ...Depois se desculpou , mas já tinha dito então enfim ato falho...
Não tenho muitos recursos e minha renda e dedicada a educação da minha filha , pois o pai não ajuda muito financeiramente também, o famoso "pai publico", exibe a criança saudável e inteligente mas não se interessa por nada.
Para tentar me sentir melhor com minha aparência procurei tratamentos estéticos acessíveis , mas não foram eficazes , também procuro me manter saudável e em forma porque preciso me manter no mercado de trabalho pois minha filha e pais precisam de mim , mas acredito que uma mulher na minha idade se torna invisível na sociedade , mas tenho mais medo de ser demitida e não conseguir me recolocar .Uso muita maquiagem para disfarçar rugas e outros sinais de envelhecimento, minha família precisa de mim .
Estou tentando fazer uma pôs graduação , batalhei por uma bolsa , consegui mas tenho dificuldades em estudar , em casa me sinto cansada e punk meus pais tem uma doença crônica nos ossos e demandam cuidados e/ou triste e desinteressada , procrastinando , mas não desisto.
Sei que fui irresponsável na juventude , so fiz faculdade aos 35 anos, mas sempre trabalhei e cuidei da minha mae principalmente que demanda mais cuidado , tenho irmao mas mora em outro estado e nao e muito presente ...
Sei que a Vida e dificil , mas me sinto triste e tenho a impressao que se fosse muito bonita teria amigos e pessoas ao meu lado alem da minha família, tento contato com amigos da juventude , mas quando percebem que sou pobre e não consegui chegar no patamar que eles chegaram acabam se afastando e por conta da aparência tb , acredito eu.
As vezes acho que tenho algum tipo de deficiência pois todos meus amigos da juventude estao bem , familia, trabalho , tem casa propria e vivem bem , inclusive meu irmao ...
Eu nao consigo tem um emprego bom , casa propria , nao dirijo, tenho do da minha filha que depende de uma pessoa tão idiota como eu
Eu queria não me importar com minha aparência , mas em tempos de mídias sociais e horrível...E também queria se melhor profissional para dar a minha família condições de viverem melhor , eles se preocupam muito comigo pois sabem que sou bem fraquinha no trabalho.
Sei que tem pessoas com mais problemas e por isso acredito que posso ser menos chorona na Vida.

O que devo fazer para sair dessa?
Qual linha da psicologia pode me ajudar mais ?

A melhor resposta 27 JUL 2023

Olá Lana! Obrigado por escrever. Quando uma pessoa está se sentindo por baixo, ela vê a vida dos outros, como se fosse melhor do que de fato é. Teu relato, embora revelando insatisfação de tua parte, trás uma nobreza, gratidão e companheirismo, o que nos faz ter certeza de que você tem muito futuro; tua fala de fracasso não se sustenta pela história e preocupações que você revelou. Todas as pessoas são únicas, ricas de possibilidades e potencialidades; todos somos carentes, quando interagimos com pessoas que organizam harmonia interna, espontaneidade, gostamos muito.
Não se julgue por antecipação. Vá para as interações, ouse falar de tuas vontades, de tuas metas. Atualize seus sonhos, resgate teus aprendizados e experiências.
Você se surpreenderá com as riquezas que estão adormecidas em você, tua história, memória e possibilidades.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8607 respostas

23 JUL 2023

Lana
Voce precisa sair da dependencia das redes sociais; sempre coloca como causa do estado em que se encontra porque é feia, é velha, é pobre, está sem marido Vive se comparando com outros, se julgando, se colocando como vítima das circunstâncias.
Todas são desculpas que encontra para fugir da responsabilidade pela sua vida.
Tudo isso, foi voce que quiz passar por estas experiências todas, para se desafiar; agora esqueceu da tua combinação contigo mesma e está se justificando.
Pois pare de fugir de ti mesma e enfrente o que veio fazer.
Precisa ser responsável pelas suas escolhas e decisões.
Voce não nasceu para estar assim, não nasceu para ser bonita, não nasceu para ter boa aparência, ser rica, ser acediada.
Nasceu para cumprir com o teu objetivo de vida, se realizar e ser feliz.
Pouco importa como os outros te veem, como te tratam, se te amam ou não.
Voce precisa se amar, voce precisa se respeitar, voce precisa tomar decisões e se responsabilizar pelas escolhas, sabendo sempre que cada escolha gera suas consequências pelas quais é resposável.
Não está aqui para ter dinheiro, sucessos, vida boa... está aqui para aprender, corrigir, e expandir a consciência.
Precisa fazer Psicoterapia, mas já vai dizer que não tem dinheiro para isso.
A escolha é sua... vai dar prioridade ao que voce percebe.
Em suma te diria isso: pare de choramingar, pare de se justificar e faça o que precisa ser feito.
Os problemas nunca são "problemas". Sempre são desafios. Os que aceitam os desafios, vencem. Os que acham culpados, desanimam.
O que voce escolherá?
Abraços

5817 respostas

22 JUL 2023

Lana, boa noite - quanta cobrança com você mesma. Cada pessoa tem seu tempo, você se livrou de um marido que lhe sugou, acredito que por um bom tempo, você acredito eu, foi dedicada a ele, a seus pais, a sua filha e esqueceu de você....

Não está errada em ter se dedicado aos seus pais e a sua filha, isso é muito honroso e significa que você os ama. Mas, está na hora de se amar mais, não pela aparência, não para impressionar os outros, não para parecer alguém que não é você. Liste suas habilidades, o tempo que você ja trabalha nessa empresa, o que te faz pensar que ter família com marido, ter carro e casa própria é sinônimo de bem-estar? - Lembre que é você sozinha contra tantas adversidades que você relatou.

Convém sim buscar ajuda de um profissional da psicologia para encontrar essas respostas. A abordagem não é o importante necessariamente, o mais importante é você conseguir formar um vínculo com esse profissional onde você se permita olhar para você com outros olhos, como mais benevolência, com mais amor...

Espero ter ajudado.

Carla Glenda Souza da Silva Psicólogo em São Gonçalo do Amarante