Me sinto um fracasso e não sei mais o que fazer

Feita por >Victória · 8 nov 2021 Autoestima

As coisas parecem nunca dar certo. Tenho 22 anos, nunca trabalhei, vivo às custas do meu pai. Na formação apenas o ensino médio. Sem amigos, e até mesmo sem família, porque sei que não posso contar com ninguém...
Sempre tive problemas de autoestima, evitava sair com medo de passar de vergonha. Várias inseguranças em relação a aparência e a capacidade de fazer as coisas. As pessoas me subestimavam o tempo todo! Mas eu conseguia bloquear. Só que de dois anos pra cá, tá difícil. Me comparo o tempo todo com outras mulheres da minha idade. Me sinto inferior, burra, insuficiente... Fico paranóica, imaginando que os outros devem pensar exatamente o mesmo. E cada dia que passa um vazio cresce.

Já tentei mudar a minha vida, meu pensamento, mas algo sempre sai errado. Na minha cabeça só passa que isso é uma confirmação de como sou fracassada e que nunca vou mudar.

Eu juro que tento. De verdade, eu tento MUITO. Mas não aguento mais. Tô mandando esse texto, porquê hoje tava procurando formas para acabar com a minha vida. Tô no fundo do poço.

A melhor resposta 9 NOV 2021

Victória,
Voce não está vivendo a sua vida, não está no seu caminho e os resultados só poderiam ser estes que voce fala.
Voce está adaptada ao que os outros te disseram da vida, de como voce deveria ser e fazer. A familia, a escola, a religião, a sociedade, todos opinam formas de vida para as pessoas e elas se conformam para serem valorizadas, aceitas... isso é um erro.
Voce deve ser o que voce quiser ser e não o que os outros querem que voce seja.
Cada um é diferente, cada um faz as suas escolhas, cada um tem o seu modo de viver.
Como é que voce vai se comparar com outras mulheres? Não pode! Voce deve ser voce. Deve ousar ser voce.
Voce se autojulga incapaz. Não basta só tentar... tem que fazer, ser! Custe o que custar.
De agora em diante, voce deve ser pai de ti mesma, mãe de ti mesma, conduzir a sua vida como voce quiser. Na vida não tem nada errado, tudo é aprendizagem e estamos aqui para aprender e desafiar a nós mesmos.
Procura ver e descobrir quais os seus talentos, o que gosta de fazer e faz bem feito. Os talentos são as ferramentas que cada um traz quando nasce e servem para vencer na vida.
Pode fazer Psicoterapia para conhecer-se e colocar-se no mundo e realizar o seu objetivo de vida!
Abraços

5840 respostas

10 NOV 2021

Olá Victória! Imagino o quanto esteja sendo difícil para você, e que bom que escreveu esse texto assim é uma forma de buscar ajuda também.
Você crenças sobre si mesmo que não te ajudam. Será que realmente é fracassada? O que já fez que deu certo? Será que não está sendo muito autocítica?
Muitas vezes as crenças que tem em relação a si mesmo é de algo que ouviu de outras pessoas e você acreditou nisso e busca o tempo todo confirmar essa crença. Mas com ajuda profissional você pode avaliar o quanto essas crenças só tem te atrapalhado e mudar isso para ter uma qualidade de vida muito melhor.
Fico à disposição para te ajudar

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

9 NOV 2021

Olá Victória! Grato por escrever. Um detalhe importante: você se subestima. As pessoas não contam com dados, nem verdades para fazer isso no seu lugar. Ninguém consegue me subestimar, se eu não transformar isso em verdade. Essa verdade vem de fora. É submissão. Se você tenta, tenta muito de verdade. Pare de tentar e pratique. Pratique passar por processo científico com um psicólogo, com frequência minimamente semanal, consulta de cinquenta minutos, por mais de seis meses. Certamente você construirá respostas, atitudes, autonomias e passará a ver a si mesma, de maneira mais confiante, mais original.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8671 respostas

9 NOV 2021

Oi, Victoria
Na terapia, o profissional pode te ajudar a confirmar as suas capacidades e potencialidades também. Avaliar aquilo que somos e o que conseguimos realizar, por exemplo, propondo uma ampliação de autoconhecimento.
Vejo que você é capaz de alguma coisa, já deu o primeiro passo, vir aqui tentar buscar ajuda.
Não deixe de compartilhar esses sentimentos com um profissional, você pode se beneficiar muito disso!
Conte comigo se precisar de algo
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha