Me sinto vazia e não sei o que fazer sobre isso

Feita por >Mari · 16 dez 2019 Desenvolvimento pessoal

É realmente complicado pra mim explicar.
Depois de alguns anos, parece que fui cada vez me sentindo mais e mais vazia, de alguma forma.
Tenho dificuldades em sentir alguma coisa, e quando sinto, não consigo expressar. E isso vem afetando minha vida em várias formas.
Parece que não sinto mais... como posso dizer? É como se eu não sentisse nenhuma obrigação em manter relações, tanto família quanto amigos. Sinto na maioria das vezes apatia diante das figuras importantes na minha vida. É como se construisse um muro entre mim e meus parentes e amigos, me distanciando, e oque me preocupa é que não sinto nenhuma obrigação para tentar "desconstruir" esse muro.
É difícil conversar com meus parentes sobre isso, eu já tentei, eles tentam ajudar, mas não sabem como. E eu sei que meus parentes também tem problemas, e também não sei como posso ajudar, e não consigo sentir nada sobre isso, nem mesmo preocupação.
Mas acho que nós nos entendemos de certa forma. É como se nós todos estivessemos se afogando juntos, não sabemos como ajudar um ao outro, mas existe o reconhecimento que estamos nos afogando juntos.
E bem, todo dia parece que fico mais distante de tudo.
Eu não consigo lembrar a última vez que eu realmente estava feliz.
Eu não sei oque fazer para melhorar (eu nem tenho certeza se eu quero melhorar, exige muita energia pra isso, energia que eu não tenho.) Não posso pagar um psicólogo, não tenho condições, e nem posso recorrer por ajuda para meus amigos, família, ninguém. Estou perdida.
Oque eu deveria fazer?

A melhor resposta 17 DEZ 2019

Oi Mari...
Retome a ti mesma e cuide de si.
Tu tomou um rumo na vida que satisfez a outras pessoas e não a ti mesma. Tu amordaçou a tua vontade própria, não conseguiu lutar contra a sistema e se tornou o que outras pessoas queriam...
Tu nasceu para ser tu mesma, única, diferente, como uma digital.
Porém o meio, o sistema com os seus valores, doutrinas, julgamentos te fez de forma falsa.
Possivelmente quando tu eras pequena, as pessoas te elogiavam por ser querida, engraçadinha, melosa, e tu ficou encantada com a aceitação deles e nunca se opôs, preferiu o elogio do que colocar alguma coisa que pudesse contrariar o pensamento deles.
Assim aprendeu a calar a tua voz interna e aceitava o que os outros valorizavam, não aprendeu a defender o teu ponto de vista, os teus gostos, as tuas preferências...
Precisa aprender a defender-se, ser egoísta, amar a si mesma... mesmo que ninguém goste de ti, tu deve gostar de ti.
O que queres ser na vida? Defende o teu ponto de vista e não ligue para as críticas, não temas se te elegerem a ovelha negra da família. Diga simplesmente que até hoje tu fez o que os outros aprovavam, mas que es infeliz com isso. Hoje em diante vais fazer o que tu mesma quer... ouse ser isso. "Se voces me amam, deixe eu ser como eu quiser ser, me aceitem dessa forma, não sei qual, mas vou criar uma para mim".
Seja de agora em diante, mãe de ti mesma, pai de ti mesma, a cada dia seja a tua melhor versão, cada dia diferente, cada dia sendo melhor que ontem. Como a Mari, não tem ninguém, portanto não se compare com ninguém. Tu é tu.
Quando começar a fazer isto, logo logo vais começar a sentir a alegria voltando para o teu coração, vai começar a sentir orgulho de ti mesma, vai começar a gostar a cada dia mais de ti mesma.
Se puder, vai residir em outro local, para trabalhar, ganhar o teu dinheiro, começar uma vida nova, longe dos olhares familiares e te sinta livre para experimentar coisas novas.
Para a vida não tem certo ou errado, não tem pode e não pode... tudo pode fazer. Nosso mundo é um lugar de experimentar. O sistema sim proibe tudo, coloca regras, te julga.
A vida só quer que sejas feliz.

5817 respostas

17 DEZ 2019

Parecem sinais de depressão causada pela falta de uma filosofia existencial de base. Importanre que considere buscar um tratamento psicoterápico. Se valer de toda ajuda é imprescindível para que você consiga compreender a situação na qual se encontra atualmente. Pode ser grave, então, é melhor que se dê a devida importância.
Desejo que consiga superar mais essa dificuldade. Estou à disposição.

Ozanan M. Sobrinho Psicólogo em Teresina