Me sinto um fracasso e não sei como sair disso

Feita por >Lu · 14 mai 2022 Coaching

Estou sofrendo muito pois estou com quase 30 anos e não sei oque fazer da vida, até hoje não conclui nenhuma faculdade sempre desisti de todas, meus empregos CLT nunca duraram nem 1 ano pois nunca me identifico com nada, abri uma empresa com meu esposo faz 2 anos feliz e crente que seria minha mudança de vida, mas acabei endividada e sem esperança, atualmente estou desempregada endividada e sem um real no bolso, vários sonhos mas sem ânimo e sem condições financeiras de fazer nada, não consigo me encontrar na vida, sou muito insegura e medrosa, não consigo achar qualidades em mim nem talentos, me sinto muito fracassada e enquanto isso o tempo está passando isso me causa mais insegurança ainda , não consigo nem dirigir mesmo com habilitação, parece que não sou boa em nada e oque eu mais queria na vida era me encontrar profissionalmente ter uma fonte de renda ser independente e ter uma vida normal. Como sair dessa? Não suporto mais isso ! Estou morrendo por dentro !

A melhor resposta 19 MAI 2022

Olá Lu, espero que esteja tudo bem com você!

Será mesmo que você não é boa em nada? Quem começa mais de uma faculdade, abre um empresa, tem mais de um emprego em regime CLT, ao meu ver é porque realmente tem alguma ou algumas habilidades que podem ser exploradas e bem desenvolvidas. É interessante você já começar a tentar mudar seu olhar para si mesma, sendo um pouco mais justa consigo própria. Melhorar sua autoimagem é um passo importante para você iniciar a mudança que você deseja para sua vida. Pelo seu relato, o que eu vejo é que existe uma questão com desistência e abandono de projetos pessoais, e eu acredito que esse tipo de comportamento pode estar agravando essa sensação de fracasso e insegurança que você sente. Mas, é importante olhar essas desistências e abandonos e tentar compreender qual o seu papel nisso tudo. Porque esse comportamento se repete? Como sair deste ciclo? Onde esse ciclo se iniciou? Uma psicoterapia pode te ajudar muito neste sentindo, a buscar um entendimento destes comportamentos que te impedem de se movimentar em direção aquilo que você almeja para sua vida. Esse processo psicoterapêutico deve fazer parte de um planejamento maior de mudança, e todo planejamento deve ser seguido em suas etapas pra que se obtenha aquilo que foi planejado. Acredito que a construção de um bom planejamento para sua vida, assim como para a abertura de uma empresa, por exemplo, pode te auxiliar a chegar onde deseja, minimizando os erros e potencializando os acertos. Portanto, assim que possível, é interessante você buscar um Psicólogo para te auxiliar nesse processo de descoberta pessoal e de superação deste ciclo que tem impedido teu crescimento. Acredito que você possuindo comprometimento com o tratamento proposto pelo Psicólogo, e consigo própria, você pode se aperfeiçoar e chegar no lugar mais adequado para seu desenvolvimento pessoal, profissional e financeiro, que tanto você almeja. Torço por você!

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

16 MAI 2022

Lu . Vc já pensou em fazer terapia.?
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

15 MAI 2022

Oi Lu,
Muito bom esta constatação de si mesma e tudo o que você colocou é sintoma de que ainda não encontrou o seu caminho, está fora de sua rota. Os sentimentos que tens são exatamente para que você encontre a si mesma; tens um projeto de vida que precisa conhecer; traçou ele, antes de resolver vir ao mundo, um objetivo, uma carreira na qual vai se expressar profissionalmente através dos seus talentos... são as ferramentas apropriadas para você.
Estás perdida porque se confundiu com o que o sistema prega, faz pressão e te ilude com as fantasias que faz com aquilo que ele chama de sucesso, te ilude com a ganância do simplesmente ter.
A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para que possas construir a tua realidade de acordo com os seus desejos.
Consegue realizar isso se colocando nas coordenadas da vida e saber usar o sistema, sem ser do sistema. Faça Psicoterapia de autenticação!
Abraços.

5817 respostas

15 MAI 2022

Olá Lu! Grato por escrever. Vou organizar uma resposta curta através de uma metáfora. Pelo que você escreveu, certamente você está fazendo algo equivalente a descascar uma laranja morder a casca, achar ruim e jogar a laranja fora. Em complemento a isso, certamente, pela falta de vivência de experiências em tempo suficiente, você está entrando em atividades sem a prévia pesquisa, sem o prévio planejamento.
Tenha humildade, comece por coisas simples, braçais, faça com persistência por três anos, com o melhor envolvimento que puder ter.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia e dengue verdadeiras, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Enriqueça o afeto, pondere o uso de máscaras, assim como, evite aglomerações e criadouros de dengue.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional