Estou perdida e não sei como sair dessa situação

Feita por >Ana · 20 jul 2021 Autoestima

Estou na mesma a anos. Não consigo gostar de mim fisicamente. Minha provável baixa autoestima me impede de sair de casa por vergonha e principalmente porque não gosto das minhas roupas e não comprar algo que eu goste é uma forma de castigo por eu não ser do jeito que eu quero. Me afasto de todos e não consigo conversar com alguém mesmo que eu goste da pessoa e de conversar com ela. Não sei o que quero fazer e tenho vários sonhos, mas não sei como alcança-los.. Odeio tudo o que eu faço e me sinto não merecedora em diversas coisas. Me sinto culpada toda noite pelo o que eu fiz durante o dia ou deixei de fazer. Sinto que meus pais tem expectativas em mim e não sei como alcança-las. Sinto que sou muito ingrata por tudo e não sei como retribuir tudo o que eles fazem por mim. Na maioria das vezes penso que seria muito mais fácil eu ter uma vida mais simples sem grandes expectativas.. Penso que morrer é a melhor forma de resolver tudo, mas também não. Sou muito fraca e dependente. Não sei se consigo lidar com uma vida adulta. Não aguento nem a escola quem dirá uma vida acadêmica. As vezes fico muito estressada do nada e a forma de liberar é me batendo. Não sei com cheguei a esse ponto e não me lembro mais como eu era antes. Não consigo enxergar um futuro

A melhor resposta 22 JUL 2021

Olá, Ana.
Ao longo da nossa trajetória de vida desenvolvemos comportamentos em respostas às diferentes circunstâncias, baseado nas consequências de cada ação. Logo, se você alguma vez fez alguma tentativa de aproximação com alguém e sentiu que não teve êxito, pode ser que esta experiência tenha te feito "aprender" que não repetir esta aproximação corresponderia a uma "defesa" contra o sentimento de rejeição que sentiu. Esse conjunto de comportamentos aprendidos se transformam em CRENÇAS que passamos a alimentar e que sutilmente vão nos influenciando na decisão dos próximos passos, ponderando o quanto "ganhamos" ou "perdemos" com isso. Há aprendizagens que de fato nos livram de várias ciladas, mas seriam todas as crenças aprendidas verdades inquestionáveis?
Em seu relato, há muitas afirmações mentais que possui a respeito de si mesma, que provavelmente tem a ver com uma série de situações que aconteceram que te frustrou e te fez fortalecer a crença de que não é boa o suficiente, bonita o suficiente ou que precise corresponder às expectativas das pessoas (incluindo seus pais). Será?
Se cada emoção que possuímos representa uma quantidade de energia psíquica, para onde tem ido a energia do seu desejo?
Desta forma, o primeiro passo para que possa sair deste ciclo de pensamentos que te angustia é começar a questionar algumas verdades de sua mente (que mente rs).
Com ajuda de um profissional e com todo acolhimento necessário, a proposta é confrontar cada ideia que possui sobre si e propiciar um espaço de escuta que te permitirá pode SE ESCUTAR e expressar o seu próprio desejo.
Acolher e se apropriar de tudo o que tem de singular em você, com respeito, carinho e amor, pode ser justamente o que fortalecerá a sua autoestima para conquistar tudo o que deseja.
Eu sei, não é de um dia para noite, por isso um processo psicoterápico requer tempo e bastante acolhimento, porque a angústia existe, é legítima e precisa ser expressada também.
Conte comigo neste jornada. :)

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

21 JUL 2021

Oi Ana,
Voce está assim porque se deixu enrolar pela opinião dos outros.
Hoje voce é o que os outros disseram e não o que voce realmente é.
Voce não veio aqui para satisfazer os outros, cada um de nós, veio aqui para se realizar e ser feliz. Para isso a vida deu a liberdade e o livre arbítrio para se conduzir como quisesse.
Porém, o meio, o sistema de educaçao, valres, cranças que te passaram te condicionou em coisas erradas e voce acreditou.
Hoje está aí estagnada, parada e infeliz porque tomou um rumo que não é o teu
O teu rumo é o teu coração, teus sonhos... e para realizar isso, voce mesma escolheu um corpo. Teu corpo é perfeito e pode realizar os teus sonhos, conquistar a tua liberdade, ser autônoma.
Mas para isso é preciso destruir a informação que voce colocou na sua mente: crenças, valores, orientações erradas e voce está adotando estas como diretrizes para a sua vida.
Não gosta de si fisicamente porque voce se compara... é impossível comparar porque todos somos diferentes
Voce escolheu este corpo e com este vai vencer. Então passa pela aceitação do teu corpo.
A autoestima é consequência de como voce se trata: precisa amar a si mesma, ter amor-próprio, se orgulhar de si mesma.
Não te preocupe com os outros, quando voce se amar e se priorizar, vai gostar de ti mesma, vai conversar contigo mesma, vai sair para satisfazer a ti mesma, pouco importa se os outros te veem ou não, tu vai sair para te agradar a ti mesma.
Precisa sim fazer um retorno no teu caminho, conhecer a si mesma, quem é voce, qual o seu objetivo de vida, quuais os teus talentos... isso voce trouxe quando voce nasceu. Agora precisa usar estes talentos e desenvolver habilidades.
Sim, voce está perdida porque foi ensinada de forma errada... agora precisa descobrir. Teus pais vão se orgulhar de ti quando descobrir isso em ti mesma.
Mas a satisfação maior é contigo mesma... voce veio através dos teus pais, mas não é deles E veio para realizar a si mesma.
O que voce está passando é o que todos sentm e passam e poucas pessoas resolvem ser si mesmas, está tudo dentro de ti, só precisa desenvolver. Só que nenhuma escola ensina isso porque eles não sabem. O sistema educa para ele, para seres uma consumidora. O sistema não se importA COM A TUA FELICIDADE. Se importa que tenha dinheiro para consumir.
O melhor investimento que podes fazer para ti mesma é fazer Psicoterapia para compreender tudo isso e viabilizar a tua realização, conquistar a harmonia interna entre tua mente e tuas emoções, desenvolver a tua espiritualidade.
O teu futuro será como voce viver o teu momento presente: Planeja-se dentro dos teus talentos e desenvolva as habilidades necessárias, treinar e viver o teu dia a dia sentindo-se livre, louca, leve e feliz.

5817 respostas

21 JUL 2021

Oi, Ana.

Seu sofrimento é evidente e sinto muito que esteja se sentindo dessa forma! Baixa autoestima, seja ela física ou intelectual, são verdadeiros obstáculos, principalmente na vida de adolescentes mas também não são casos perdidos, nunca são!

Você relata muitos conflitos e angustias, em diferentes aspectos da vida e nada do que eu fale aqui, vai curar todo seu sofrimento, no entanto podemos tentar direcionar alguns caminhos para a busca do autocuidado e amor próprio.

Esse comportamento autodepreciativo tem alguma origem, antes da imposição dos padrões de beleza e das cobranças acadêmicas, outras coisas podem ter ajudado a fixar essa ideia que você tem sobre si mesma, se seus pais tem grandes expectativas sobre você, me parece que eles acreditam no seu potencial, mas de alguma forma, isso se transforma em apenas medo de frustra-los e ainda mais sentimento de incapacidade.

Percebe que existe muita complexidade envolvendo suas questões, elas somente podem ser profundamente entendidas em processo de análise ou psicoterapia. Recomendo que se for possível, procure acompanhamento com um profissional. Se precisar me coloco à disposição.

Desejo autocuidado pra ti. Muita força.

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

21 JUL 2021

Olá Ana! Grato por escrever. Saber que está perdida é um primeiro passo. Nas entrelinhas do teu texto, há sonhos, planos e expectativas. O movimento saudável construtivo, ético, integrado à cultura (sem ser escravo dela) gera sempre possibilidades novas. Mova-se, expermente, tente. Certamente algumas tentativas te surpreenderão com resultados muito interessantes. Converse com pessoas de tua confiança que sejam éticas, ponderadas, amadurecidas. Também veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e conte com assessoria científica para organizar passos em direção ao crescimento pessoal.
Será importante começar por organização de rotinas prioritárias.
Você não nasceu do jeito que está, desenvolvoue, sem se dar conta essa direção, mas há muitas outras direções.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de políticos falsos, de muitos falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos as orientações de instituições sérias como: Organização Mundial da Saúde, Instituto Butantan, Universidades Públicas, TV Cultura). Cuidado: a pandemia ainda não acabou.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

21 JUL 2021

Em seu relato fica marcante o quanto você deseja ser outra pessoa...Será que seria essa solução um meio de aplacar sua dor? Como foi sua criação? Recebeu amor e cuidado de seus pais ou do responsável? Quando a criança não recebe os cuidados básicos e isso não se limita à alimentação, moradia, educação e sim a uma sensação subjetiva que é desejada, importante e tem seu valor no mundo. Quando a criança sofre violência psicológica, ou seja, é xingada, depreciada ela internaliza esses comentários e começa a culpar a si mesma, se vendo como inadequada e indigna de amor. Vale a pena, revisitar seu passado e reavaliar o porquê de sentir culpa e dependência emocional. A criança precisa ser resgatada pro adulto poder fazer as pazes com o futuro.

Giulliana Mattioli Psicóloga Psicólogo em Poços de Caldas

4 respostas

21 JUL 2021

Nossas crenças são construídas ao longo da nossa história. É necessário que seja realizado um tratamento psicológico envolvendo mudanças de pensamentos, comportamentos, desenvolvimento de habilidades sociais e entre outras técnicas. Um processo que envolve autoconhecimento e descobertas.

Daniella Dornelas de Freitas Oliveira Psicóloga Psicólogo em Nova Friburgo