É possível uma pessoa na idade adulta descobrir ser portadora de oligofrenia?

Feita por >Anna Paula Barbosa da Silva · 22 mar 2017 Esquizofrenia

É possível através de exames e consultas psicologicas e psiquiátrica descobrir se uma pessoa éra portadora de deficiência intelectual na infância e adolescência?e se ainda é deficiente intelectual ou esquizofrenica?

A melhor resposta 23 MAR 2017

Olá Anna!
Não existem exames clínicos que possam detectar ou comprovar deficiência intelectual ou esquizofrenia.
O diagnóstico é realizado através de entrevistas criteriosas pelo psiquiatra e para deficiência intelectual o diagnóstico é mais fácil por existirem testes de inteligência que podem ser aplicados ou a pessoa apresentar atrasos ou dificuldades, já a esquizofrenia não é diagnosticada na infância, o que pode manifestar durante o crescimento são sinais como isolamento, apatia, entre outros.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

30 MAR 2017

Sim, é possível e existe acompanhamento. Procure um neurologista.

San Med Psicologia Psicólogo em São Paulo

63 respostas

28 MAR 2017

Olá Anna, nos dias atuais não utilizamos mais essa expressão Oligofrenia que era usada em tempos remotos, mas sim é possível avaliar se uma pessoa possui Deficiência Mental, Dificuldade de Aprendizagem ou é portadora de alguma síndrome ou mesmo Esquizofrenia. Um psicólogo ou um psiquiatra conseguem avaliar a condição psíquica dessa pessoa. Procure um profissional da área.

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

23 MAR 2017

Olá Anna,

Sim, através de consultas é possível conceber um diagnóstico. Para questões de avaliação de inteligência, um neuropsicólogo ou psicopedagogo, no caso de crianças, é mais acurado por fazerem testes específicos se for o caso.
A questão de esquizofrenia pode ser avaliada por profissionais de saúde mental de modo geral.

att.

Bruno Aquino

Anônimo-300912 Psicólogo em São Paulo

50 respostas

23 MAR 2017

Olá Ana
Olha voce precisa fazer uma avaliação psicologia mas também seria aconselhável procurar um psiquiatra.
Maria da Conceição V Gioia
Psicóloga

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro