É possível uma pessoa ser naturalmente triste? E não ter mais o que fazer?

Feita por >Coy · 24 jan 2022 Psicoterapias

Boa noite,

Meu nome é Cot, e para contextualizar, tenho 26 anos e a no mínimo 10, me sinto extremamente triste. Obviamente desde então procurei psicólogos e posteriormente psiquiatra.

Em relação a psiquiatra, eu me sinto um rato de laboratório. Já tomei vários tipos de medicamentos, fiz tratamento com choque, etc. Continuando tomando remédios cada vez mais fortes, porém o máximo que chegam de resultado, é apenas me tranquilizar (dopar). Porém, me fazer sentir um pouco melhor, não conseguem.

Já em relação a psicólogos, confesso que estou começando a desacreditar. Possivelmente por anos sem resultados, mas espero estar enganado. O que eu observei esse anos, tanto em terapias quanto conversando com as pessoas que fazem terapia, é que a terapia em si, faz as pessoas se sentirem melhor devido a 3 fatores. O primeiro é que a maioria das pessoas se sentem melhor em apenas conversar, falar, desabafar, por pra fora. Ela tendo confiança em alguém pra isso, só o fato de externar suas dores já as fazem sentir melhor. O segundo fator é quando um problema é falado em voz alta, o paciente percebe o quanto estava superdimensionando aquele problema em sua mente. E daí, vê que estava exagerando e começa a se curar sozinha. O terceiro é específico para pessoas com raciocínio superficial. Só ponderando que não é um defeito, pelo contrário, é útil em várias profissões; inclusive acho que a maioria da sociedade tem raciocínio superficial. Quem eu vejo que geralmente não tem, são comerciantes, empresários, políticos, investidores anjo, etc. Mas vamos lá, quando a pessoa tem o raciocínio superficial, ela não vê os erros que estão levando-a a ficar mal. Não consegue ver que está sendo desproporcional em relação ao pensamento, não tem gratidão as coisas que tem, etc. Enfim, aí precisa de uma pessoa externa, com reciprocidade e empatia obviamente, que preste atenção no que está dizendo, e daí a faça enxergar o que esta fazendo de errado, a faça enxergar o mundo do jeito que ele realmente é, a dê simples passos para melhorar o dia a dia.

Enfim, não me encaixo em nenhuma dessas opções aí. E pra piorar, eu me sinto extremamente mal em falar de mim. Na verdade me sinto violado. Eu prezo mais pela minha mente do que pelo meu corpo. Então, alguém saber dos meus pensamentos, tristezas, problemas e não fazer nada, apenas me enrolar para querer meu dinheiro, é pior do que ter uma foto nu exposto na internet, por exemplo.
Pegando esse gancho, eu ainda tenho uma contraposição mais forte ao TCC especificamente. Pelo que entendo, a premissa básica é a deturpação dos pensamentos. Mas acontece que reconheço que tenho tudo que uma pessoa precisa pra ser feliz. Uma inteligência convincente, uma família estruturada, um corpo saudável e bonito, uma carreira promissora e uma condição financeira estável. Por isso não conseguem achar esses tais pensamentos deturpados e nem aonde surgiu essa "tristeza".
O seguidores de Freud também não tiveram sucesso no meu tratamento. Não acham a raiz do problema que tanto tentam justificar.

Resumindo, a minha pergunta é bem simples. É POSSÍVEL UMA PESSOA SER NATURALMENTE TRISTE? OU SEJA, NADA E NENHUM TRATAMENTO POSSA FAZÊ-LA SE SENTIR MELHOR?

Por favor, imploro que sejam totalmente honestos. Estou cansados de diplomacias e demagogias para esconder uma possível verdade difícil ou até mesmo falta de conhecimento. E não tem o que se preocuparem em caso a resposta seja ruim, o suicídio está fora de cogitação. A dor seria muito grande pras pessoas que amo, e nunca faria isso com elas.

Desde já agradeço a atenção.

A melhor resposta 26 JAN 2022

B tarde. São várias experiências que vc considera frustrantes pois vc n vê resultado. Talvez o erro esteja aí. Vc tem uma exigência muito grande, talvez um perfeccionismo muito grande tb. Então a tristeza pode ter a ver com o fato de nunca conseguir ser perfeito, ter resultados perfeitos. Ninguém deve ser feliz o tempo todo, nem triste.
A vida é uma construção de experiências. E com certeza vc vive, se relaciona… então como vc define o q é tristeza? Ser triste? Você saberia dizer o que te faria feliz hoje?
Se não . Tente fazer uma linha do tempo da sua vida. Tente descobrir em q ponto surgiu essa tristeza. Que situação vc lembra?
Vc citou Freud. Vc já fez terapia dos esquemas?
Buscar o auto conhecimento nunca é demais. Gastar dinheiro como disse é uma opção. Ser feliz (ou triste) tb pode ser uma opção.
Abs Monica psicóloga j

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

2 FEV 2022

Coy,
A verdade é que voce está mordido pela racionalização, está iludido com os resultados que voce buscou.
A saude e a doença estão dentro de voce.
Quem é voce? De onde voce veio? O que está fazendo aqui? Qual seu objetivo de vida? Como voce se enxerga?
Acumulou tanta coisa que o sistema te deu, que hoje é apenas um adestrado social, o resultado do sistema de ensino, de crenças e nada do que voce essencialmente é. O contrário do que voce acredita, o corpo é muito mais sábio do que a sua mente racional.
A mente racional foi treinada para acreditar no sistema, nos remédios do psiquiatra, nos psicólogos freudianos.
Precisa autenticar-se, Certificar-se segundo as coordenadas da vida e não do sistema. Precisa recuperar a si mesmo. O sistema precisa ser compreendido e sabiamente usado, sem nunca esquecer de quem voce realmente é.
Não, não é possível ser naturalmente triste!
A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio, mas voce vive como escravo, do sistema de crenças;
A vida sempre se manifesta onde existe alegria, prazer e facilidade.
O sistema sim te dá o limite, a proibição, o medo; te ameaça, te julga.
O que voce escolhe? É dono da sua vida, pode fazer dela o que bem quiser.
Abraços e se se sentir desafiado, talvez a saída seja exatamente aí.

5817 respostas

25 JAN 2022

Ola Coy,
A terapia faz parte de um processo de autoconhecimento e aceitação. Para tal o paciente deve antes de tudo estar disposto e para tal se faz necessário também buscar uma abordagem que melhor se idenifique. Nessa relação, paciente e terapeuta, deve haver empatia e uma confiança construída ao longo desse percusso. E como no seu próprio relato, você demonstra dificuldade em se colocar, falar de si e de seus sentimentos. Por isso, considere a possibilidade de se permitir um pouco mais. Não desista de tentar entender a origem de sua tristeza, pois em algumas situações a raiz pode estar na possibilidade de não ser sentir aceito, entendido ou amado.
Lisandra Matos de Pinho - Psicóloga

Anônimo-396986 Psicólogo em Rio de Janeiro

55 respostas

25 JAN 2022

Olá Coy! Obrigado por escrever. Observação inicial: procuro responder, conforme minhas limitadas possibilidades, a todos. Primeiro: parabéns pela clareza sobre parte das implicações do ato de passar por processo de psicoterapia. Você pediu honestidade. Pelo jeito que escreveu, sabe muito bem que não existe verdade absoluta, que as verdades apresentem tempo e contexto de validade. Enrolar para querer seu dinheiro é postura de pessoas sem princípio. Certamente isso não se aplica a maior parte dos psicólogos. O ser humano não é isolado, é ser social, cultural. Projetar nos outros certos traços, dá sensação de identificação e pertença, introjetar dos outros, certos gestos, leituras ou posições, permite não precisar inventar a roda todo dia. Essas formas de lidar com o entendimento da vida é comum e esperada. Psicólogo profundo não segue Freud, Beck, Jung, Bleger, Klein,...Skinner, Adler, Horney, Perls, Winnicott, Ericson, Rogers,... Festinger, Piaget, Vygotsky,...etc. Estuda, aprofunda, reflete, pratica o máximo que o tempo de vida, estudo e trabalho lhe permite, construindo, assim como os autores citados, jeito próprio de posicionar-se como psicólogo. Em que medida, sem se dar conta, você não experimenta o que você chama de raciocínio superficial? Será você é uma pessoa especial, com saberes e possibilidades que estão muito acima desses profissionais com os quais lidou? Saberes plenos envolve, adaptação, negociação de convivência razoavelmente harmônica colocando a pessoa em situação de inevitável troca cultural ponderada. Quando sei muito, sei lidar com as limitações dos que sabem pouco (se é que isso é, na essência, possível de ser afirmado).
Pondere! Desafie (no bom sentido), mas mantenha troca.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde)
Vacine-se!
Observação final: não há instituição neutra, não há instituição perfeita.
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.