Por que sou assim ? A relação teve boa ate um dia que eu vi o meu ex

Feita por >Constança Matos · 5 set 2023 Abordagem psicológica

Eu namoro a um ano e tal, e a relação teve boa ate um dia que eu vi o meu ex com quem tive uma relação toxica, e quis demonstrar lhe que tava bem e acabei por ignorar o meu namorado na festa. Durante uns dias comecei a pensar se gostava mesmo do meu namorado ou do meu ex . Num dia o meu namorado questionou me e gerou uma discussão ele disse que eu não gostava dele e sim do meu ex e foi a primeira vez que ele falou em acabar mas depois de dar a entender que ia acabar, disse que não ia acabar. E quando ele me disse isso eu senti que ele tinha razão depois não conseguia parar de pensar se gostava ou não, depois ele acabou e eu fiquei bastante mal, e depois voltamos, e nesse tempo em que acabamos os pensamentos também tinham parado porque tava focada em como voltar com ele. Quando voltamos passado um tempo os pensamentos voltaram, isto quando eu aprofundo os. E ando assim a 5 meses. Nos acabamos 2 vezes mas a 2 vez foi por outras razões. Ja no meu relacionamento anterior eu também me questionava se gostava do meu ex ou da pessoa com quem eu tava na altura , mas os pensamentos pararam. E eu agora neste
A relação os pensamentos nao param e depois eu começo a pensar se gosto mesmo do meu namorado ou não, se tou com ele so para não ficar sozinha, ou porque gosta de como ele ama me ou assim. E depois penso que não gosto dele e simto me culpada e não o quero magoar e ser a pior pessoa na vida dele, como o meu ex foi comigo. Num momento sinto que gosto dele, noutro sinto que não gosto dele, o meu desejo sex.. por ele diminuiu quando acabamos e também a conexão emocional, e isso ainda me leva mais a questionar se gosto dele. Nos temos estado numa fase ma e ele ta diferente e não me da muita atenção, e quando eu penso nas coisas boas so lembro das discussoes , mas apesar de tudo ele é boa pessoa e eu quero um futuro com ele. Eu ja o conheço e sei que seriamos um par perfeito. Mas tenho medo de não gostar dele e tar a iludi lo a ele e a mim e não querer admitir que secalhar não gosto dele ou assim. Eu realmente quero gostar dele, mas não porque tenho estes pensamentos. E sinto me doente por pensar estas coisas porque eu queria ser feliz com ele e não quero acabar com ele não quero outra pessoa. Apesar de tudo gosto da companhia dele e não quero desistir dele.

A melhor resposta 12 SET 2023

Oi Constança,
Em primeiro lugar, eu queria te lembrar que sentimentos de confusão e de dúvida são normais em qualquer relacionamento. Mas dá para perceber que esses sentimentos estão muito intensos para você, e te deixando muito angustiada, te fazendo sofrer, te deixando culpada... e por isso você achou que um site de psicólogos poderia te ajudar, e nós podemos, sim! É difícil te ajuda só com a resposta de uma pergunta, porque não te conheço ainda, mas acho que você aproveitaria muito um processo de terapia, para você conhecer melhor seus sentimentos, sua história, e ter um lugar para viver todos esses seus sentimentos difíceis. Sei que você está lidando com isso há muito tempo, então tente pensar com cuidado sobre procurar essa ajuda.
Abraços,
Amanda

Amanda Watson Martins Psicólogo em São Paulo

2 respostas

6 SET 2023

Oi Constança Matos
Voce precisa fazer Psicoterapia para se recuperar, corrigir as informações mentais que hoje servem de referência para tuas escolhas e decisões. Enquanto voce se esforça para compreender e viver a tua vida permanecendo baseada na alienação, só vai encontrar processo de autodestruição e perda progressiva.
Nada é por acaso... voce escolhe hoje situações que se conectam com as referências internas; por isso, não consegue eliminar quem é tóxico e não consegue ter uma convivência construtiva.
Faça Psicoterapia, certifique-se, autentique-se.
Abraços

5830 respostas

6 SET 2023

Olá Constança, percebo a confusão sentimental que está vivenciando. Seria interessante nesse momento contar com ajuda de um psicólogo para poder se autoconhecer, clarear sobre os sentimentos em relação ao namorado e ao ex. O que acontece que sempre questiona a relação que você está?
Espero ter ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

6 SET 2023

Olá Constança! Obrigado por escrever. Você está tentando namorar com uma pessoa diferente de si mesma, sem ainda estar pronta para isso. Você tem e não tem namorado, você é e não é namorada, você vivenciou ex-namoro e não vivenciou. Você ainda não é namorada essencial de si mesma. Acontece que você ainda não consolidou entendimento da natureza humana e da cultura de forma suficiente. Antes de namorar com outra, você precisa organizar harmonia estável consigo mesma. Para tanto a prioridade deve ser convivência regular com turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, estudos sérios e comprometidos, trabalho consistente, grupos de estudos, teatro, arte, cultura, serviços comunitários, dentre outros.
Os namoros devem ser para amadurecer e se conhecer melhor, mais devem ser secundários ao processo de socialização e entendimento da cultura e da natureza humana.
amadureça!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.