Não esqueci a ex. Que fazer para ter amor pela minha vida, se foi melhor assim?

Feita por >Paulo · 14 fev 2022 Desenvolvimento pessoal

Olá, meu nome é Paulo. Há 2 anos minha ex terminou comigo. Ficamos juntos por 5 anos, eu a amava mais que qualquer coisa. Em minha mente ela era "coisa" mais valiosa que aconteceu em minha vida, enfim.
Morávamos separados, e no último ano juntos estávamos noivos, há uns meses, mas não tinhamos nada material para casar(casa, dinheiro etc), só o desejo.
Eu sempre fui fiel, graças a Deus, era amigo dela, parceiro. Antes de começarmos o relacionamento ela havia contado que contraiu hpv de um ex e tinha muita vergonha, até chorou ao me contar, eu não liguei e dei apoio moral.
Desde o começo ela sempre jogou a maior parte da responsabilidade da relação dá certo em cima de mim, acho que por ser de uma família católica, sei lá... em 2019 ela terminou comigo alegando que não via futuro comigo, eu fiquei arrasado, mas pedi pra voltarmos e assim aconteceu. Mas algo em mim mudou, pois eu já havia feito tanto e ela não reconhecia e quis terminar? Ouvi fofoca de traição e confiei, perdoei uma agressão, etc... Então eu pra não perde-la eu comecei a estudar pra um concurso que pagaria bem pra poder comprar uma casa logo, além de tentar apressar o término da minha faculdade. Eu orava a Deus pra passar nessa prova e casar com ela.
Mas em 2020 veio a pandemia, não consegui emprego e minha autoestima só caiu, mas isso eu nunca tive muita... A pressão dela também aumentou, discussões, desentendimentos. Ela dizia que eu não era capaz de ser provedor, eu não entendia porque ela dizia isso, já que eu nunca fui um cara com muita grana, ela também sentia-se diminuída por dividir conta comigo quando saíamos pra um lugar mais caro.
Até que numa quarta de manha ela terminou comigo por zap, e disse que não sentia nada mais por mim, nem ao meu toque, nenhum desejo, nem carnal e era pra seguir minha vida. Eu,ao dizer que eu não ia desistir e ia correr mais atrás de dinheiro pra nossa casa, ela falou que chamaria a polícia se eu insistisse..
Eu entrei em depressão, quis me matar, só não fiz por amor a meus pais idosos, pois via que a culpa disso tudo era minha... por que eu não conversei mais? Porque não me esforcei mais?
Entao eu ia esperar que meus pais partissem pra cometer o suicídio. Daí vi que eu tava mt mal e fiz terapia, entendi muita coisa sobre meu relacionamento e melhorei um pouco, mas me sentia culpado ainda pelo término. Então 5 meses depois descobri que ela me traía desde o ano de 2018. Nos conhecemos em 2015 e terminamos em 2020.
Mais uma vez eu fiquei arrasado e tive vergonha de ter perdido tanto tempo com alguém e sem entender porque esse alguém que eu só quis bem me fez tão mal.
Hoje ela já tá noutro relacionamento, eu não posso ver foto dela que fico mal, não consigo mais desejar ninguém, e nem confiar, não me sinto bem comigo mesmo, mas ainda penso nela. Hoje mesmo sonhei com ela aqui na minha casa, conversando, rindo e se pegando, sempre acordo mal ao sonhar com ela.
Eu não sei mais o que fazer. Eu me recuso tomar remédio pra depressão, pois sei que são muito pesados, minha mãe teve e tem isso há mais de 20 anos.

A melhor resposta 15 FEV 2022

Olá Paulo...
Digamos que voce foi salvo pela própria vida!!!
Ela não te amava... ela só queria o teu dinheiro, queria ser sustentada, só visava o financeiro... Ainda bem que a tua situação financeira t livrou de um grande problema... este é um tipo de pessoa que suga as energias positivas, exerce atração para escravizar, atrai para sugar. O que voce sentia era paixão, uma espécie de anergia que causa dor... não é amor!
Agora, precisa se restabelecer e confie no teu sentimento...
Precisa fazer Psicoterapia para se conhecer - para saber quem é e como as coisas funcionam entre a alma e o corpo, precisa deletar muitas crenças limitantes que acredita e te distanciam da verdade sobre a vida ... mais não posso colocar aqui.
Abraços

5817 respostas

15 FEV 2022

Olá Paulo, espero que esteja tudo bem com você.

Saber reconhecer nosso valor dentro de nossos relacionamentos, pode ser um processo mais difícil e demorado para algumas pessoas. Pela sua descrição é possível entender que você sempre tentou tornar possível seu relacionamento com essa pessoa, de todas as formas que estavam ao seu alcance, enquanto ela investiu pouco o quase nada para fazerem as coisas darem certo entre vocês. Isso que você fez é adequado, no entanto, apenas quando a outra parte se compromete da mesma maneira que a gente. Quando a balança está desigual, é super importante saber nosso valor, reconhecer nosso valor, e entender qual nosso limite de ação, compreendendo e explicitando para o outro até onde podemos ir. Você sempre tentou, e não obteve retorno, muito pelo contrário, e esse fato tem te causado sentimentos que te machucam de alguma forma. É importante você buscar um profissional de Psicologia, que você afirmou que já frequentava e obteve uma melhora, para trabalhar o que ficou em aberto dessa relação passada que você teve, tendo em vista que atualmente você se encontra em um outro relacionamento. Com certeza isso vai te ajudar a seguir em frente de maneira mais tranquila consigo próprio.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

15 FEV 2022

Olá Paulo! Grato por escrever. De certa forma é preciso pensar as coisas de diversos ângulos. Um deles envolve o fato de que você precisa centralizar tua vida em si mesmo. Isto é, precisa organizar rotina de vida, resgatar metas e objetivos, desde os mais antigos tempos que lembrar. Namoro, relacionamento, na maior parte das vezes, com maior aproximação, com maior conhecimento, não dá certo. Logo, pode-se concluir que as pessoas em geral, namoram um certo número de outras, acabam casando com uma delas, sem contar que nem todas se casam. A essência da questão, no entanto, está na necessidade de a pessoa respeitar a si mesma, gostar de estar com a outra, mas tendo sempre a parte principal em si mesma. Resgatemos tua autoconfiança, teu amor próprio. É precisa viver rotina plena, saudável, social, realizadora, física.
Estaremos a disposição para te ajudar.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientisitas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8634 respostas

15 FEV 2022

B dia. Faça terapia. Ressignifique sua vida. Busque auto conhecimento. Vai te aju
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro