Já fazem 1 ano e 3 meses que eu não esqueci minha ex.

Feita por >Anonimo · 17 abr 2023 Dependência emocional

Já faz 1 ano e 3 meses que ela terminou comigo, ela não estava em Sp e fez isso por mensagem dizendo que estava confusa, não sabia oque estava sentindo e que já estava assim a um bom tempo e dizia também que não queria forçar sentimento comigo e dizer "Eu te amo" sem me amar. Eu uma vez indaguei ela dizendo que o amor tinha esfriado e perguntei se ela queria continuar ou não, depois de muito pensar ela disse que sim. Chegando em Sp eu perguntei que horas iriamos nos encontrar para conversar sobre isso, e ela disse que não queria mais ver minha cara e que não queria falar comigo, antes disso me respondendo seco e me deixando esperar por mensagem por horas mesmo estando online. 1 ou 2 semanas depois ela já estava assumindo um relacionamento com outra pessoa mesmo dizendo que queria um tempo sozinha para pensar sobre a vida e nela mesma. Desde então literalmente todos os dias eu durmo e acordo pensando nela... Isso é uma tortura incessante, não quero mais ela na minha cabeça mas é como se fosse uma prisão pra mim. Ela terminou recentemente com o namorado dela e não sei se mando mensagem ou se continuo como um estranho pra ela.

A melhor resposta 18 ABR 2023

Olha, Anonimo. Como você está?
Lendo sua mensagem percebi como essa situação tem sido dolorosa para você e quero lhe dizer que isso é totalmente compreensível. Você está passando por um processo de Luto.
Luto é aquilo que sentimos quando perdemos algo que era muito importante e que tinha um papel significativo em nossas vidas.
Depois de uma perda, temos que nos readaptar a viver uma vida diferente, lidando com a dor da ausência. Isso pode nos mudar drasticamente.
O processo de luto é único.
Cada pessoa o sente de uma determinada maneira. E o tempo, se tratando do luto, não é um parâmetro de comparação. Ainda que você tenha terminada há 1 ano atrás, você ainda está se adaptando a essa perda. E é natural. Tente não comprar ou julgar a forma como você está tentando compreender e se adequar a sua perda.
Nossa sociedade nos fez acreditar que precisamos elaborar e superar tudo rapidamente, em um piscar de olhos, mas na prática não é bem o que acontece.

Pela sua fala "Eu uma vez indaguei ela dizendo que o amor tinha esfriado e perguntei se ela queria continuar ou não, depois de muito pensar ela disse que sim" é possível perceber que a relação de vocês já havia apresentado sinais de que as coisas não estavam bem. Imagino que você enfrentaram outras dificuldades.

Algumas pessoas "superam" o fim de um relacionamento muito antes de terminarem.
Por mil e um motivos, dos quais não temos o conhecimento.
Às vezes as pessoas dentro do relacionamento compreende e se adapta a possibilidade do término, para só depois tomar a decisão de terminar.
Como eu disse, o processo de desligamento e adaptação é particular e individual, cada pessoa vive essa experiência de forma única.
É impossível dizer como foi essa situação para sua ex
Também não temos muitas informações sobre como foi o seu relacionamento, mas considere essa uma possibilidade.

Algumas coisas podem dificultar o processo do luto, uma dela é ainda se manter conectado a essa pessoa como se o relacionamento não tivesse acabado. Como? Entrando em contato, mandando mensagem, checando as redes sociais, buscando saber sobre a vida dela.
Esses comportamentos apenas te mantém no mesmo ciclo obsessivo. Na prática, o relacionamento teve um fim, no entanto, você continua alimentando essa idealização. Esse é um processo que ocorre para tentarmos ter uma sensação de controle sobre a situação, além de receber as mesmas recompensas em nosso cérebro como se ainda tivéssemos o nosso objeto de afeto (nesse caso, a sua namorada) como parte da nossa vida.

A minha sugestão pode ser difícil, mas necessária: Contato zero. Tente evitar ao máximo buscar informações sobre ela. Se necessário, vai diminuindo aos poucos as visualizações em redes sociais, desative algumas notificações, desinstale alguns aplicativos por um tempo.

Aceite que o processo de luto é complexo. É possível sentir saudades. Você pode senti-la e, ainda assim, perceber que é melhor seguir em frente. Entenda que alguns dias serão mais tranquilos e fáceis de lidar, outros dias serão mais tristes e desconfortáveis.

Busque preencher esse vazio com outras atividades das quais te despertam interesse.

É impossível parar nossos pensamentos, mas podemos modificá-los. Se pensar nela é uma tortura incessante, busque novos objetivos, se concentre em alcançá-los, faça algo que te distraia e que te dê reforços positivos, que traga bem estar.

É um dia de cada vez, na tentativa de remodelar a nossa vida e torná-la mais significativa, sem que isso dependa de uma outra pessoa.

Se possível, busque ajuda especializada para poder avaliar melhor a sua situação e te auxiliar a viver esse luto de forma mais acolhedora.

Estarei torcendo por você!

Darlen Garcia Psicólogo em Rio de Janeiro

8 respostas

27 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só você agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

20 ABR 2023

Voce já recebeu o não dela. Por que insiste mendigando migalhas? Faça a vida valer a pena para voce emsmo. Deixe ela pensar na idiotice que fez em te deixar. Mas precisa ser para voce mesmo. Siga o baile.
Abraços

5817 respostas

19 ABR 2023

Ola Anonimo, espero que esteja tudo bem com você!

É preciso que você compreenda que a relação entre vocês acabou, e quando um relacionamento acaba, não é possível imaginar que ele irá voltar. Quanto tempo você já passou se prendendo a esse fato passado, sendo que ela já seguiu com a vida dela, tendo inclusive já namorado com outra pessoa, e até mesmo já terminado. Ela explanou para você os sentimentos dela, e disse claramente que naquele momento não sentia mais o sentimento necessário para que a relação continuasse, e ela foi sincera com você. Isso pode acontecer nas relações, até mesmo em relações de muito tempo, como casamentos. É interessante você seguir com sua vida, e se concentrar mais em seu próprio desenvolvimento pessoal. Essa foi uma experiência que você teve, e procure não julgá-la como boa ou má, apenas procure aprender o máximo possível com ela, para que nas próximas experiências você possa obter uma maior satisfação com aquilo que você esteja vivendo no momento, no campo afetivo. Antes de entrar em um relacionamento, procure saber o que você deseja em um relacionamento, quais seus objetivos, o que busca, como ele pode contribuir para seu desenvolvimento, etc. Não fique somente a deriva dentro da relação, seja proativo. Tendo essa postura, você terá mais chances de se envolver com a pessoa certa, e quando chegar a hora, você vai estar preparado para esse novo encontro. Aproveite essa experiência que viveu para cresce e amadurecer. O momento agora é para você focar em seu desenvolvimento, seus estudos e suas escolhas profissionais. Agindo assim agora, sua vida estará mais estruturada para que você possa usufruir de um bom relacionamento no futuro, que te traga reciprocidade, crescimento e cumplicidade. É importante que você siga com sua vida, em busca de seu próprio crescimento. Se sentir necessidade, um Psicólogo pode te auxiliar neste momento.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

18 ABR 2023

Olá Anonimo! Obrigado por escrever. Certamente você não a esquecerá se ficar pensando nela, sem colocar a si mesmo como prioridade. Quando a pessoa fica pensando predominantemente na outra, ela deixa de enriquecer a si mesma, fazendo-se desinteressante. A visão, tato, olfato, paladar, audição, memória, raciocínio, estando em construção de vida, metas e objetivos pessoais integrados, farão com que você construa a si mesmo. Para tanto é importante turma de colegas e conhecidos éticos, saudáveis, de convivência regular, esportes coletivos de contato, estudos sérios e consistentes, trabalho sério, arte e cultura vivenciadas e praticadas com razoabilidade, implicarão em preponderância sobre a memória dela, fazendo você se enriquecer, encontrar motivadores de diversas naturezas que te farão pessoa em transformação, enriquecida de saberes e vivências. Pessoas com saberes e vivências diversas, em harmonia consigo mesmas, são altamente interessantes.
Antes de namorar outra pessoa, namore consigo mesmo. Não esqueça pessoas de tua história, mas não as coloque como prioridade mental, quando elas não são atuais. A prioridade mental é e será sempre tua construção de si mesmo.
Vamos aprofundar?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.