Estou há 1 ano sem superar minha ex, ela já está com outra pessoa.

Feita por >Ttyyyyyyy · 13 jun 2024 Abordagem psicológica

Olá estou 12 meses separado e minha ex já está em outro relacionamento, isso tem mágoa profundamente sinto um vazio gigante, faço de tudo para superar evito qualquer tipo de contato, não sigo ela, mas infelizmente esses dias tive que conta lá por assuntos burocráticos e vi que ela está com outra pessoa feliz, desfrutando daquilo que ela me prometeu com outro, minha autoestima está lá em baixo, tô com insônia e me sinto incapaz de ser amado novamente.

A melhor resposta 15 JUN 2024

Olá, um termino é sempre difícil. Mas saiba voce pode viver outras paixões. Busque ajuda para entender o que o faz estar tão ligado a ela que não consegue assumir a responsabilidade da sua própria felicidade. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

299 respostas

15 JUN 2024

Você está revivendo dores com as quais já teve acesso na infância: dor do abandono. E de fato, dá um vazio. Mas não da pessoa em si, mas do fato em si de se sentir abandonado , trocado, a gente tende a achar que ninguém mais vai nos querer, mas é preciso mudar isso. Para resolver, você precisa entrar em contato com o autoconhecimento, com o que viveu no passado (traumas ) , ter consciência e tomar decisões daqui pra frente. Como está focando muito na dor, então ela parece imensa, mas quando trocar de lente, e investir em si mesmo , aí a coisa muda. Não são as circunstancias ao nosso redor, mas sim a mentalidade. Primeiro você almeja, se transforma interiormente, aí sim o universo trabalha ao seu favor.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

482 respostas

15 JUN 2024

Ttyyyyyyyyyyyyyyyyyy
Ela não é responsável pela tua infelicidade... você é reponsável, não ela.
Voces fizeram uma experiência que não deu certo... se separaram, ela fez novas escolhas, foi buscar o que ela queria e voce ficou marcando passo, preso a um passado que não foi bom, em vez de deixar de lado, está até hoje preso a este passado...
Te antene e aprenda porque não deu certo juntos e prepare-se para um novo relacionamento, te qualifique, cure teu emocional através da Psicoterapia, te responsabilize pela tua realização, você está lutando aqui nesse meio e precisa sair vencedor, olhe para a frente e não para traz. O passando passou e o futuro será como vive o presente.

Abraços

6164 respostas

14 JUN 2024

Oi Ttyyyyyyy,

Sinto muito que você esteja passando por esse momento difícil. A separação é dolorosa e ver sua ex em outro relacionamento pode intensificar ainda mais esses sentimentos de tristeza e vazio. É completamente normal se sentir magoado e abalado diante dessa situação. Sua reação é válida e compreensível. A sensação de insônia, baixa autoestima e o medo de não ser amado novamente são emoções que muitos já experimentaram em situações similares.

Quero que você saiba que procurar ajuda de um psicólogo pode ser muito benéfico. A terapia pode oferecer um espaço seguro para você falar sobre seus sentimentos, entender melhor o que está acontecendo com você e encontrar maneiras de lidar com essa dor. Um profissional pode ajudar a reconstruir sua autoestima e a encontrar um novo caminho para o bem-estar emocional.
Se precisar de ajuda para encontrar um psicólogo ou tiver alguma dúvida sobre o processo, estou aqui para apoiar você. Lembre-se, buscar ajuda é um passo importante para cuidar de si mesmo.

Jéssica Alhadeff Psicólogo em Rio de Janeiro

6 respostas

14 JUN 2024

Bom dia, Ttyyyyyyy! Grato por se colocar. Como a tua ex poderia estar com você, se você não está consigo mesmo. Antes de namorar com outra pessoa, cada um de nós, precisa aperfeiçoar o amor próprio. Relacionamentos são vivências que dependem da vontade de duas partes, que muitas vezes, os tempos motivadores acontecem de forma e contextos diferentes.
Quem está com você o tempo todo, é você mesmo. Namoradas vão e vem, até que amadureçamos conhecimento, avaliação, entendimento da natureza humana, da cultura, em companhia de alguém que sentimos certa confiança para avançarmos juntos para algo mais do que um simples namoro adolescente. Geralmente acontece diversos namoros, diversos momentos difíceis de separação. Eles fazem parte do necessário amadurecimento.
Construa tua vida. Ela (antiga namorada) é história, não é atualidade, não pode ser o centro de tuas ocupações mentais. O centro de tuas ocupações mentais deve ser tuas metas, teus estudos, teus trabalhos, teus esportes coletivos de contato, tuas turmas de colegas e conhecidos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9090 respostas

14 JUN 2024

Olá! Esse sofrimento e confusão emocional estão gerando vitimismo e ilusões, o que faz com que você não siga sua vida. Te sugiro olhar com carinho para si mesmo e buscar ajuda profissional para sua depressao. Toda separação conjugal gera um luto e você não aceita o término, o que se chama negação. Busque ajuda para conhecer-se, seu padrão de amar, gestão emocional para ser feliz. Toda fase de dor traz aprendizados, compreender traz paz e superação.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria