Estou namorando há 1 ano e meio e minha namorada aparenta não sentir atrações

Feita por >DanaRJ · 15 out 2019 Terapia de casal

Bom, vamos a breve resumo do meu relacionamento
Nos conhecemos através da internet, moramos muito longe e temos que gastar com passagem de avião para ficarmos juntos. Mas esse é um mero detalhe para nós. A curto prazo não me incomoda tanto e parece também não incomodá-la, pois sempre que nos vemos (uma vez a cada 3 meses em média) costumamos ficar uns 15 dias juntos.
Então direto ao X da questão. Desde o começo, eu sinto que há essa falta de atração por parte dela. Tudo o que fazemos, acaba sendo por insistência minha e eu estou começando a abrir mão dos meus próprios desejos pois é como se ela simplesmente cedesse a minha vontade, sem realmente querer aquilo. E não estou falando apenas de sexo. Estou falando também de toques e até beijar na boca. Talvez não seja necessário dizer, mas eu sou um homem vaidoso e que se cuida. Ainda mais quando estou com ela.
Não me falta amor, nem carinho e nem atenção. Muito pelo contrário, ela se demonstra extremamente apegada a mim, mesmo quando estamos longe. Mantemos contato por chamada de whatsapp até mesmo no trabalho e vamos dormir da mesma forma. Nesse um ano e meio, nossas vidas tem se dedicado quase que exclusivamente um ao outro e de forma muito espontânea, eu sou grudento e ela é exatamente igual nesse sentido.
E devido a essas circunstâncias, eu não consigo deixar de pensar que talvez o problema seja que ela se apaixonou pela pessoa que eu sou, porém, não sente atração física por mim. Pois esteticamente falando, ela é muito mais atraente como mulher, do que eu como homem.
Já tentei falar com ela algumas vezes sobre o assunto e ela sempre evita encarar isso como um problema, respondendo de forma sarcástica que ela pode ser assexuada.
É possível que alguém consiga ficar tanto tempo longe da pessoa que ama e quando estão juntos, não procurar nenhum tipo de intimidade?
Eu gostaria muito de entender o que pode estar acontecendo pois isso está me desgastando a cada encontro e sinto que se eu deixar meus desejos sexuais por ela de lado, as coisas não serão da mesma forma.

A melhor resposta 16 OUT 2019

Olá Dana, percebo que estás inseguro contigo mesmo e que mantêm uma expectativa dela quanto ao relacionamento e comportamento que ela deveria ter contigo.
Tu aceita como ela é? Ou ela deveria ser diferente?
Já conversaram sobre as experiências afetivas, amorosas, sexuais que cada um já viveu?
Como foi a infância de cada um? Tudo isso faz parte do "namorar" que é para se conhecerem.
Quantas flores existem? Cada uma é bonita à sua maneira. Algumas, tem espinhos para se proteger... é errado? Não!
Parece que em todos os encontros você toma iniciativa de tudo... será que não estás ansiado demais?
Deixe que ela tome iniciativa, à maneira dela! Sem expectativa, sem impôr nada, sem exigir nada!

5817 respostas

16 OUT 2019

Olá DadaRj,

Meu nome é Daniela Martins e sou psicóloga. Vou tentar te ajudar de forma breve, ok?

O primeiro ponto: É possível que alguém consiga ficar tanto tempo longe da pessoa que ama e quando estão juntos, não procurar nenhum tipo de intimidade? SIM. Como? Estamos falando de ser humano e cada um tem a sua história de vida, seus hábitos, suas preferência, etc. Então, é possível.
Daí a gosta disso ou aceitar, cabe a você responder, certo? E tudo bem não aceitar.

Segundo ponto: como foi a tal tentativa de conversar sobre o assunto? Se ela não levou a sério, sinalize a importância de conversar e diga
que para você faz diferença entender o que ela pensa, sente, deseja e não deseja. Além disso, faça com que ela também entenda os seus pensamentos, os seus sentimentos e os seus desejos.

O segredo é o diálogo. Essa é a melhor maneira de entender o que está acontecendo e se desgastar menos.

Obs.: Temos tanto medo de machucar o outro que evitamos conversar sobre aquilo que dói e nos machucamos ainda mais.

Minha dica é: sente com ela, seja verdadeiro, educado, se prepare para ouvir e tentem resolver isso juntos.

Boa sorte!

Daniela Martins
Psicóloga

Psicóloga Daniela Martins Psicólogo em Brasília