O que fazer para que minha neta de 1 ano e 10 meses não rejeite a avó paterna?

Feita por >DPC · 29 out 2019 Psicologia infantil

Cuido da minha neta desde que minha filha voltou ao trabalho. Ao atingir 8 meses a avó paterna que cria uma neta de 5 anos, pediu para ficar com ela 1 dia na semana. Tem dias que chora pra ficar e quando eu e os pais estamos juntos ela nem olha para a avó que faz de tudo para agradar, não vai com ela de forma alguma. Os irmãos do meu genro não pode chegar perto que ela foge.
Será que aprima que a avó paterna cria está fazendo algo por ciúmes?
Obrigada

A melhor resposta 8 NOV 2019

Olá tudo bem? Eu entendo que se a criança está rejeitando alguém é porque tem algum motivo. Pergunte pra criança o porque ela não gosta de ficar com a vovó. Normalmente nessa idade elas não mentem . Outra coisa nessa idade algumas as crianças podem sim não gostar de adultos e o indicado é que não seja forçado o abraço, beijo, colo e etc. O esforço tem que ser do adulto em conquistar a confiança da criança. Fala pra avó convidar pra brincar de massinha. Brincar com boneca ou algo do tipo assim elas ficarão mais próximas podendo facilitar o convívio. Abraço

Anônimo-284951 Psicólogo em Chapecó

50 respostas

5 NOV 2019

Olá! Toda criança precisa ser cativada, ela sempre reagirá de acordo com o comportamento de uma outra pessoa para com ela. A criança não entende parentesco, ela vive o que sente em relação ao outro. Pode ser que a criança de 5 anos esteja influenciando algum comportamento, no entanto, ela ficar arredia, acho que seria muito. Ela demonstra algo pela criança de 5? Penso que uma boa reflexão em família ou até mesmo uma orientação profissional seriam ótimas atitudes de início.

Paula Bettencourt S. Alves Ferreira Psicólogo em Belo Horizonte

19 respostas

30 OUT 2019

É possível que a prima sinta ciúmes, mas isso depende só da forma como a avó trata dela. A avó também se sente enciumada porque a neta prefere você e não ela.
As crianças (netas) estão sendo vítimas do jogo que vocês, avós fazem.
Seria bom se vocês (avós) procurassem fazer psicoterapias para solucionar o problema de vocês.
Se eu fosse pai, tiraria ela do cuidado de vocês duas.