Não tenho uma boa relação com meus pais

Feita por >Anônima · 23 mai 2022 Terapia familiar

Tenho 31 anos, sou advogada e moro com meus pais. Meu emprego não me proporciona renda suficiente para morar sozinha e isso, em conjunto com a minha má relação com meus pais, me frustra bastante ao ponto de atrapalhar meus relacionamentos de amizade e amorosos pois acabei me tornando uma pessoa triste, apática e sem sentimento. Me sinto tão inútil, sem valor e um peso na vida dos meus pais que acabo achando que sou assim na vida das outras pessoas tbm, que não tenho nada de bom ou de útil para acrescentar na vida delas, pois meus pais fazem questão de deixar isso claro, pelo fato que de eu ter 31 anos, ser solteira, morar com eles, não ajudar nas despesas de casa e não ter condições de morar sozinha. Essa situação já me fez tentar suicídio uma vez, no dia do meu aniversário de 29 anos. Desde então, odeio meus aniversários e tenho medo de sentir essa vontade novamente! Meu pai é ignorante e minha mãe tem ideias e comportamentos totalmente contrários aos meus, nossa convivência é insuportável, e por saber que a culpa é minha pois já devia ter saído de casa há muito tempo, me sinto culpada e inútil todos os dias quando acordo até a hora de dormir, e no outro dia tudo se repete. Procuro emprego todos os dias, já perdi as contas de quantos e-mails com currículo já enviei, e até agora nada. Tenho fé que tudo vai se resolver!

A melhor resposta 24 MAI 2022

Oi.

Eu gostaria que você fizesse um favor pra mim:

- Leia sua última frase de tudo isso que me escreveu.

Você sabe o que precisa, entender de a situação, reconhece a realidade. Agora é preciso compreender sobre suas emoções, elas são importantíssimas para nossa sobrevivência nessa vida.
O fato de você perceber tudo isso, me contar tudo isso já é de longe algo incrível.

Tenha forças e acredite em sua última frase.
Olhe pra ela e não veja mais nada.

Att,
Jean Pierre

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

26 MAI 2022

Olá, sinto muito que esteja passando por tudo isso. Infelizmente, muitas pessoas estão passando por crises financeiras e todos comparam o hoje com o que era há 20, 30 anos atrás. Tudo aumentou e a taxa de emprego caiu, com a pandemia veio a piora e é muito decepcionante, frustrante lidar com tudo isso. Não se sinta culpada por se sentir dessa forma, você acha injusto se sentir assim? Porque se observe, perceba tudo o que você falou…nada mais justo do que se sentir assim, né? Se acolha! Continue procurando emprego e faça uma reserva enquanto está na casa dos seus pais, se possível. Busque ajuda profissional assim que possível também, porque é um processo delicado, pode ser que seus pais sejam chantagistas com você, ao ver que você estará conseguindo conquistar seu espaço, sua liberdade, etc. Com isso, alguns sentimentos e questionamentos virão a tona. Estou a disposição caso queira agendar um atendimento.

Psicóloga Isabella Bergamo espec. em Neuropsicologia
CRP: 06/173927

Isabella Bergamo Psicólogo em Ribeirão Preto

30 respostas

24 MAI 2022

Olá anônima.
Ter fé é muito, mas muito importante diante dos obstáculos. Procure fazer terapia na linha sistêmica familiar. Acredito que com essa ajuda poderão encontrar uma forma mais funcional na convivência do dia a dia. Você pode também fazer uma avaliação de talentos e habilidades para analisar a sua trajetória até aqui e desenvolver estratégias de enfrentamento na área profissional. Fico à sua disposição para encaminhá-la nesse processo.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

24 MAI 2022

Olá Anônima! Que bom que você escreveu! Com tua idade, as pessoas querem ter seu espaço, vida própria, valores, amizades e costumes próprios. Isso é saudável com você. A ideia de má remuneração, conflito com os pais, não podem ser argumentos para que se pense diferente da maioria. A maioria não fica triste, frustrada, não mistura com coleguismo e namoro. A maior parte das pessoas da tua idade vivem esse tipo de panorama. Não quer dizer que as pessoas devam se consolar com os dados da maioria, mas é um registro de que muitos lutam para desenvolver um jeito próprio e autônomo de vida, esbarrando em vários aspectos, dentre eles, a questão financeira.
Quanto ao trabalho e rendimento, com o diploma de advogada, os saberes decorrentes da formação, embora não fique claro se você está advogando ou não, propicia várias frentes de trabalho: concursos, carreira jurídica, transposição de saberes de argumentação e redação, conhecimento de leis, para muitos afazeres.
Será muito enriquecedor e situador, você passar por uma orientação ocupacional com psicólogo.
Estarei a disposição para aprofundamentos.
Abraços virtuais (A pandemia está vigente, a dengue também. Há muitos falsos políticos, mais ainda falsos líderes religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Melhore o afeto; evite aglomerações, combata os criadouros do mosquito da dengue.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8607 respostas

24 MAI 2022

Olá
Que bom que você tem fé de que isso vai resolver. É nessa fé no futuro que vamos nos apoiar para acreditar na nossa capacidade de mudança. Compreendo que a angústia seja enorme, consigo imaginar. Entretanto, somos capazes de mudar nossas vidas, mesmo reconhecendo alguns limites. E para isso, vamos precisar observar aquilo que está nos prendendo e como posso solta-lo.
Sugiro que considere buscar o suporte de Un profissional que te ajude a passar por esse momento com maior tranquilidade.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

24 MAI 2022

Vai se resolver, se voce resolver, se voce fizer o tema de casa e procurar se conhecer, saber que é, qual a sua verdadeira identidade, qual seu objetivo de vida, o que deseja neste mundo, como se enxerga, como a sua mente funciona, como voce age, reage, como se relaciona, quais seus talentos...
Possivelmente estás com desvio de carreira.
Precisa se conhecer e o mais rápido é fazer Psicoterapia.