Meus pais não aprovam minha relação por puro preconceito

Feita por >Leonídio · 31 mar 2023 Abordagem psicológica

Quando eu e a minha namorada começamos a namorar, alguns meses depois eu apresentei ela aos meus pais que a princípio até gostaram dela. Depois de algum tempo, meus pais descobriram que a minha namorada sofre de hipertensão intracraniana e foi aí que toda admiração que meus pais tinham por minha namorada, acabou.
Eles decidiram ter uma conversa comigo para proibirem o meu namoro porque segundo eles, a doença que minha namorada tem, não tem cura e se eu continuar com ela, poderei sofrer muito no futuro. Eles determinaram que caso eu continuasse com essa relação, não teria o apoio deles em todos os sentidos. Até pediram-me para dizer a minha namorada para ela parar de vir em casa e que se eu não fizesse isso, eles mesmo se encarregariam de o fazer. Até ao momento eu ainda não tive coragem de falar tudo isso para a minha namorada porque não a quero perder. Tenho arranjado pretextos para ela não ir lá em casa e até ao momento tem dado certo.

Eu amo meus pais, mas também amo minha namorada e não a quero perder por nada. Por essa razão, eu escrevi para vocês no sentido de obter ajuda.

A melhor resposta 4 ABR 2023

Leonídio, entenda o lado deles que só estão pensando na sua proteção, porém, de quem é a vida? Quando adulto, os filhos devem ou deveriam ser autorizados a seguir pra vida e voar, esse é o saudável. A pessoa se torna adulta quando desobedece aos pais. Desobedece no sentido de você responder por si, você os ama e os respeita, mas amor não é sinônimo de servidão, você não tem que fazer o que eles querem porque eles querem, a vida é sua, a namorada é sua, e a decisão é sua. Construa sua vida para sair debaixo das asas deles e ter sua própria vida e independência. Infelizmente, se ainda tiver que morar com eles por mais tempo, apenas expresse sua opinião e sua decisão para eles, que você precisa viver sua própria história. Dá um tempo de levá-la em sua casa,e até explique numa boa para ela a situação, não esconda não. Caso queira mais apoio e como trabalhar isso melhor, entre em contato comigo. E essa doença de sua namorada, ela já pensou em fazer terapia para aprofundar mais e entender a raiz emocional dessa doença? Estou à disposição.
Steffany Alves

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

5 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

3 ABR 2023

Leonídio.
Antes de tudo, quantos anos voce tem?
Precisa analisar seu nível de dependência dos seus pais; também suas carências.
Se tiver mais que 18 anos, está na hora de voce se responsabilizar por voce mesmo, pelas suas escolhas e decisões.
Voce precisa ser pai e mãe de ti mesmo... foi para isso que voce nasceu.
Tua namorada, assim como voce, precisa resolver os problemas dela, sejam físicos ou emocionais, ou mentais, ou espirituais. Seu problema de hipertensão é muito mais um caso para Psicoterapia do que intervenção médica, portanto, ela pode se curar.
Cada um nasceu com o seu objetivo e precisa realizar para tornar a vida leve e prazerosa.
Abraços

5826 respostas

1 ABR 2023

Olá Leonídio! Obrigado por escrever. Há dois panoramas que precisam ser entendidos: seus pais gostam de você e querem o seu bem (são pessoas humanas, com erros e acertos, coerências e incoerências); você está envolvido no namoro (é pessoa ainda imatura, com suas incoerências também). Você gosta de sua namorada, mas também gosta de seus pais. Há horas em que a verdade não é a melhor opção. Sua namorada não precisa saber das razões forçadas de seus pais. Cada pessoa é única, cada história é única, mas na maior parte das vezes, namoro é experiência de conhecimento e amadurecimento, muito mais do que de continuidade de compromisso. Geralmente as pessoas consolidam namoro depois dos vinte e cinco anos. Antes precisam de formar turma de colegas e conhecidos éticos e saudáveis, precisam estudar seriamente, trabalhar seriamente, precisam ter grupos de estudos, teatro, esportes coletivos de contato, grupos de serviços, contato com a cultura, as artes, amadurecer.
Vamos aprofundar reflexão, contemplando a garantia do respeito a todos e todas as suas interpretações de vida. Não há necessidade de nenhuma decisão definitiva e radical.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis, nas religiões, há muitos que disfarçam de líderes religiosos, mas são falsos, tendo o deus dinheiro e não a ajuda aos mais pobres como intenção. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.