Sou “padastro” e muitos não aprovam a situação

Feita por >Vinicius Calisto · 24 jul 2023 Abordagem psicológica

Oi, pessoal.
Namoramos há 7 meses.
Tenho 21, ela 30. Isso nunca foi um problema, não é a pauta principal da pergunta. Felizmente nos damos absurdamente bem, ela é tudo que eu sonhava numa pessoa tanto por dentro quanto por fora, não há nada a reclamar nesse sentido. Já namorei antes por 5 anos e a pessoa me fazia sentir depressivo por ser muito desapegada a mim dentre outros detalhes.
Sou estudioso e visto como prodígio desde criança, e os resultados da minha carreira, até então, reforçam isso. Estou quase me tornando Engenheiro e ela é professora dedicada, batalhadora e guerreira. A mãe dela sempre a apoiou porque sempre foi a única que podia fazer isso, apesar das duas não terem uma relação excelente pois a mãe dela é bastante tóxica com ela, gene difícil, algo que vem do jeito dela. Os pais dos meninos são ausentes mas pagam pensão. Meu relacionamento não me atrapalha nos estudos, sou focado. Moro noutra cidade para estudar, mas sou oriundo da mesma cidade dela, onde somos quase vizinhos. A questão é que ela tem 2 filhos, um de 7 e outro de 2,5 de relacionamentos passados. Eles têm um apreço por mim, realmente gostam e sou uma boa pessoa com eles também.
Eu e ela conversamos muito de forma madura para deixar claro as coisas, ela ressalta nunca colocar responsabilidades que não cabem a mim sobre mim, principalmente financeiramente. Gosto muito da maturidade dela em sempre tentar resolver as coisas juntos, buscando soluções para nossos impasses. Essa forma dela de ser me passa uma sensação de que estarei com uma pessoa parceira ao meu lado, companheira e dedicada. Eu tenho total certeza de que, se ela não tivesse os meninos, eu já estaria pensando em marcar o casamento, haha.
Não estou dizendo que não penso, só que minha questão é que estou em adaptação à essa realidade, e o que mais me atormenta são falas, por exemplo, como a do meu avô que disse pra minha mãe “eles são tão bonitos juntos, que pena né…” (se referindo ao fato dela ser mãe de dois) (há tbm o fato da minha família ser muito cristã, apesar de eu não ser mt apegado aos preceitos, e nem por isso sou uma pessoa sem moral/ética/valores).
Outras falas que me magoam são do meu pai, que quando nervoso busca me ofender…
Eu sei que na vida não devemos depender da aprovação das pessoas para fazer o que queremos, mas eu juro que tento sempre ficar no modo f@$d-se mas quando as coisas acumulam eu fico muito mal mesmo. Eu também cresci com essa coisa de sempre ser visto como prodígio e nunca “ter errado”, e nessas situações eu me sinto mal por estar sempre acostumado com aprovação.
Eu não quero descontar na minha namorada esse sofrimento porque ela é maravilhosa comigo, é uma pessoa de coração enorme, se as pessoas tivessem mais empatia… quando penso em terminar, me vem a ideia de que seria uma solução, mas eu não teria qualquer motivo plausível a não ser essa questão de não ficar 100% tranquilo com a situação sem se importar com julgamentos que fico sabendo. Vim pedir ajuda para tentar clarear melhor a situação, pois amo minha namorada e quero estar 100% pra ela, e não nessa corda bamba toda hora que algo mais grave me deixa pensativo. Obrigado, desde já.

A melhor resposta 27 JUL 2023

Olá Vinícius! Obrigado por escrever. Vamos a algumas questões centrais. Cuidado com a ideia de ser prodígio. Ser prodígio implica, em aos cinquentas anos, olhar para trás e ver o que fez, sentir-se feliz, organizar entendimento de que na maior parte da vida, viveu experiências construtivas, alegres, felizes, harmônicas e realizadoras. Aos vinte e um anos de idade, em sociedade complexa como a nossa, a prioridade das pessoas, deve ser turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos em saudáveis, prática regular de esportes coletivos de contato, grupos de teatro, artes, cultura, estudos, para que se conheça a natureza humana de forma mais amadurecida, ao mesmo tempo que se desenvolva melhor entendimento da cultura.
As pessoas de vinte e um anos de idade, olham a vida, de forma muito diferente das pessoas de trinta anos. Os pais e mães, olham a vida, com muito maior riqueza do que as pessoas que ainda não tem filhos.
Todos os pais e mães, com seus erros e acertos, com suas coerências e incoerências, querem, a seu modo, o bem de seus filhos.
Certamente você não está maduro para as definições que acredita que está.
Amadureça mais!
Poderemos, um de nós, psicólogos, te ajudar nesse aspecto.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8664 respostas

26 JUL 2023

É compreensível que você esteja enfrentando desafios emocionais e lidando com o julgamento de outras pessoas em relação ao seu relacionamento. Essa pressão social e as expectativas familiares podem ser difíceis de lidar.

Primeiro, é importante lembrar que a felicidade e o sucesso de um relacionamento não dependem apenas da opinião dos outros, mas sim da conexão e compreensão mútua entre os parceiros. Se você se sente feliz e realizado com a sua namorada, e ambos têm uma comunicação madura e saudável, isso é o que realmente importa.

Lidar com a adaptação a uma nova realidade pode ser desafiador, mas é um processo que requer tempo e paciência. É normal ter sentimentos conflitantes, especialmente quando você enfrenta julgamentos externos, mas tente se concentrar naquilo que realmente importa para você e sua parceira.

Se as falas de familiares estão te afetando emocionalmente, considere conversar com eles abertamente sobre seus sentimentos. Expressar suas preocupações pode ajudá-los a compreender melhor a sua perspectiva e a importância desse relacionamento para você.

Além disso, se você estiver se sentindo sobrecarregado emocionalmente ou com dificuldades em lidar com essas questões, pode ser útil buscar o apoio de um psicólogo ou terapeuta. Eles podem te ajudar a trabalhar essas questões pessoais e a lidar melhor com o estresse e a pressão social.

Lembre-se de que não há uma resposta definitiva ou correta nessa situação. É essencial analisar e tomar decisões com base no que é melhor para você e para o seu bem-estar emocional. E, acima de tudo, continue se comunicando com sua namorada, compartilhando seus pensamentos e sentimentos com ela. Juntos, vocês podem enfrentar os desafios que surgirem no caminho e fortalecer ainda mais o relacionamento.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

25 JUL 2023

Olá Vinicius, como vai? Sou a psicóloga Cristiane , Rodrigues. Entendo a sua história, o que está acontecendo é que mais uma vez o fato de ser visto como aquele filho perfeito, te traz um medo exagerado de errar, a verdade é que você foi cobrado a vida toda, e com isso se cobra muito ao ponto de não se permitir errar. Não existe relacionamento perfeito, sempre existirá algo de se duvidar em um relacionamento, você está no lugar de uma figura paterna para os filhos dela, não deixe que a cultura, crença te coloque no medo em excesso, o que importa é como se sente neste relacionamento, pelo o que entendi você se sente muito bem, só está nessa angústia por questões familiares de preconceitos, um filho nunca será o problema de um relacionamento mas a educação sim. Talvez você esteja com medo da responsabilidade de ser padrasto, e se fosse você que tivesse dois filhos de um relacionamento, sua família pensaria assim? Acredito que só saberá se permitindo viver esse relacionamento ou caso contrário poderá se cobrar no futuro. Precisa de ajuda nesse processo, procure terapia, se quiser agendar um horário comigo estou a disposição.

Cristiane Dos Santos Rodrigues Psicólogo em Uberlândia