Não tenho muita vontade de continuar amizades

Feita por >Bel · 31 out 2022 Habilidades sociais

Desde criança não fui de ter muitos amigos, ou até mesmo ter interesse romântico pelas pessoas, nunca foi questão de timidez, ou até mesmo por introversão. Hoje em dia, ainda mantenho amizades com mais de 9 anos de duração, até aí tudo bem, mas se for para fazer novas amizades, acabo me enjoando da pessoa, perco o interesse de conversar com ela e tudo mais, e então não falo mais com ela encerrando a amizade de certa forma. Geralmente passo messes, até teve vezes que passei 1 ano sem conversar amigos bem próximos, as pessoas falam muito, sobre eu não mandar mensagens, conversar, vê-las ou encontrá-las mais. Eu não tenho certeza mas sinto que se eu tiver nem que seja apenas 1 amigo, eu já estou muito bem, e que mais, seria totalmente desnecessário, pelo simples fato de ser "desnecessário" pra mim. Sinto total desinteresse pela maioria das pessoas, e acabo nem tentando me aproximar delas, ou manter simples conversas do dia a dia, por, novamente achar desnecessário ou dependendo sem sentido e entediante. sinto também que isso me prejudica, pois já deixei de lado pessoas que realmente gostavam de mim, e sei que nem tudo dura para sempre e meus amigos hj, podem não ser mais meus amigos amanhã, coisas da vida. porém também penso que não há necessidade de mudar essa situação, pois me sinto muito bem comigo mesma, e sinceramente gosto muito da minha companhia, Mas eu sei como e bom ter amigos e tals e como são importantes pra nós,nem sei oq faria sem os meus amigos de hoje, e é aí que está o problema, não sei oq é essa falta de vontade de conhecer pessoas novas, e fazer mais amizades, não me imagino nem namorando, pois esse meu "problema" (não sei se é exatamente isso) meio q me impede de construir relações mais íntimas com as pessoas, dificilmente considero os outros como amigo, eu tenho que pelo menos conhecer a pessoa por "décadas" para aí então eu conciderala ou não como tal, posso acha-la incrível, interessante seja oq for, mas não muda nada, sempre vou deixá-la de lado em algum momento.
Qual é minha situação? E o que posso fazer sobre ela?

A melhor resposta 1 NOV 2022

Oi Bel!
Voce está dividida entre o "dever" ter amigos e o ter os amigos que naturalmente se conectam contigo mesma.
Talvez, voce esteja num movimento interno de ser coerente contigo mesma, de ser verdadeira contigo mesma; está gostando de ter a tua individualidade e a solidão te faz bem. Isto é ótimo, mas tem um perigo: voce se apaixonar pela solidão, de estar só, de ter poucos amigos, estes que não precisam de bajulação, que não te cobram nada, simplesmente compartilham contigo, vibram na mesma frequência. Se está sentindo falta desses amigos, talvez seja porque ainda não identificou a tua "Tribo", mas vai encontrar e o encontro será por conexão vibratória, não escolha racional. Apenas viva e ame! Ame e viva! As pessoas semelhantes a voce, percebem e se conectam, naturalmente; o sentimento é de leveza, prazer e alegria!
Abraços

5817 respostas

7 NOV 2022

Ola! se você precisar de ajuda é só entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

1 NOV 2022

Olá Bel.
Se você está bem, não tem o que discutir, apenas procure ser mais empática com aqueles que estão a sua volta para evitar causar desconforto nelas, isto não significa que precisa mudar sua forma de entender a situação.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

1 NOV 2022

Oi Bel! Que bom que você está despertando para esse problema. Agora posso sentir que não preciso de amigos, mas certamente, com o tempo sentirei falta. Você tem essa consciência, de certa forma. Amizades são como plantações: plantamos hoje, cuidamos, temos trabalho, gastos, para, se precisar, se der certo, for possível, colher
no futuro. Amizades não é questão de vontade, é questão de necessidade, de cultivo. A matéria prima para tentar amizades, vem de colegas e conhecidos. Temos milhares de conhecidos, centenas de colegas. Vivemos tentando construir, aprofundar, aperfeiçoar a sensação de amizade. Ela acontece, desde que tentemos de cuidemos, com um, dois, no máximo três. Dá trabalho, demora muitos anos, exige investimento, observação, confiabilidade, flexibilidade, administração, por anos, talvez décadas.
Se desejar, esse é um assunto muito doce para aprofundar.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. É preciso respeitar as instituições.