Não consigo ver um motivo para continuar vivendo!

Feita por >monange · 17 jul 2020 Motivação

Eu tenho 39 anos, trabalhei dos 13 aos 29 registrada sempre fui de fazer muitas amizades, embora um pouco tímida, mas dos 35 anos para cá conheceu perder a vontade de viver... Passei um processo muito difícil com familiares, falta de apoio deles no que eu queria para minha vida, que envolvia a todos, meus 2 últimos empregos eu tive crise de choro no caminho sem saber o porquê e não passei da data de experiência.
Isso tudo me desgastou, eu luto para achar um motivo para viver, mas não consigo encontrar...
Eu até tinha um rapaz que eu amei, mas ele não conseguiu me entender e por eu não produzir também ele acabou que me evitando, e com isso eu perdi o chão, pq ele era o meu motivo para viver...
e hoje, não sei o que fazer para ter uma motivação.
Alguém pode me dizer o que falta em mim para achar um motivo?

A melhor resposta 20 JUL 2020

Monange,
Para achar um motivo e ter motivação só falta uma coisa: encontrar a ti mesma.
Nestes 39 anos voce apenas se adaptou ao que os outros queriam, ao que o sistema exige, mas estás longe de ti mesma.
1° - A vida te deu a existência e aqui veio para se realizar, para ser feliz. A vida te deu o livre arbítrio para te conduzir nas tuas escolhas e decisões, pois só existe consequências das escolhas e decisões de cada um. Para a vida, não tem bonito e nem feio, não existe virtude e nem pecado, não existe nada além de suas escolhas. A vida te deu talentos para, através deles, trabalhar e ter sucesso no meio ambiente, na convivência com os outros.
2° - O sistema é o local onde voce nasceu, cresceu, te ensinaram, faculdade, religião, regras, crenças ....proibições, julgamentos, avaliações.
Voce se adaptou ao sistema, ficou adestrada e está fazendo o que o sistema determina e não o que a tua vida solicita
Por isso estás colhendo estes frutos amargos. Porém ninguém pode fazer nada por ti se voce antes não fizer e não se responsabilizar por si mesma.
Solicite a ajuda de um Psicoterapeuta, se for necessário, para encontrar o teu caminho e ser feliz.
Tu não veio aqui para satisfazer os outros, tu veio aqui para ser feliz. Precisa aprender a amar a si mesma.
Quando tiver conseguido isso, brilharás como uma luz e as pessoas se aproximam automaticamente de ti.
Por enquanto, precisa apenas de si mesma, de mais ninguém. A carência que sente não é de um namorado ou de pessoas; È a presença de si mesma.

5817 respostas

18 JUL 2020

Olá Monange. Grata por sua pergunta.
A motivação precisa partir do seu interior, você precisa se voltar inteiramente para os seus sentimentos. Cada área da sua vida precisa ser revista e acolhida. Use as suas experiências para o seu crescimento, evite fixar-se nos seus erros, mas use-os para não mais repetí-los. Evite a vitimização e culpa. Siga em frente, trabalhe naquilo que a vida lhe oferecer e agradeça a oportunidade, procure juntar uma reserva de dinheiro e faça as suas metas e objetivos à longo prazo de acordo com o seu próprio desejo. Se prepare para enfrentar novos desafios na vida , estude e pratique o que aprendeu, faça exercícios físicos e atividades que gosta. Procure a sua independência física, emocional e financeira. Persevere. Procure ajuda profissional se ainda encontrar dificuldade de realização.
Espero ter ajudado,
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

18 JUL 2020

Olá Monange! Grato por participar. Seu relato mostra um período longo de integração ao mercado de trabalho, de amizades. Certamente você não desaprendeu essas coisas. Elas estão adormecidas em você. Por outro lado, em cada etapa da vida, encaramos as coisas de forma diferente. Processos familiares difíceis precisam ser esclarecidos, revisitados; crises de choro precisam ser analisadas; amores sempre precisam ter os seus centros em cada um de nós.
Pelo relato, será muito adequado você passar por trabalho científico de tratamento com psicólogo, com persistência, disciplina e abertura mental. Motivos não são achados, são construídos, certamente te ajudaremos a construir muitos motivos, bem como te ajudaremos a reavivar motivos que estão adormecidos em você. Conte conosco.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuide-se!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.