Por que não consigo mais ver algo de positivo no futuro?

Feita por >AK · 19 dez 2021 Motivação

Eu suponho que a muitas pessoas tenham expectativas para o futuro, algo que elas queiram viver pra ver. No entanto, eu tenho apenas 18 anos e já não quero mais estar aqui. Mesmo as coisas que eu gosto, eu não me importo o bastante pra querer continuar vivendo pra ver o final. Pra mim, o futuro é uma espiral descendente, cada vez pior. Por que não consigo pensar em nada que me faça querer continuar vivendo?

A melhor resposta 21 DEZ 2021

AK
Voce mesmo disse, "algo que elas queiram viver pra ver..."
Qual o seu objetivo de vida? Por que voce está aqui? Quem é voce?
Seus sentimentos são estes porque voce se condicionou a viver a vida como outros queriam e não como voce queria.
Por isso a vida perdeu sentido, perdeu o sabor, é uma "espirar descendente"
Este não é o que a vida quer. A vida sempre está presente onde tem alegria, prazer e facilidade.
O sistema sim coloca dificuldade, tristeza, sofrimento, medo, limitações, julgamentos, expectativas, crenças limitantes.
Voce precisa ser voce mesma, seja como for, que poça se expressar, à sua maneira e poder se colocar de forma inteligente, driblando as limitações do sistema, sem nunca desacreditar de si mesmo.
A Psicoterapia pode te auxiliar e despertar a verdadeira motivação de voce estar aqui, passando por tudo isso.
Abraços

5849 respostas

20 DEZ 2021

Olá AK. Grato por escrever. Você ter escrito aqui, quer dizer que quer ler nossas respostas, logo, quando escreveu, tinha esse objetivo para o futuro. O conteúdo de nossas respostas, impulsionam para exercícios teóricos e possíveis práticas, a serem vividas no futuro. Sendo assim, você quer algo para o futuro. Nós queremos algo para o futuro. Também essa é a razão de nós, psicólogos, respondermos às perguntas aqui publicadas.
Escolha um de nós, e se permita, integrar a si mesmo (a), com a melhor tradução possível. Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8672 respostas

20 DEZ 2021

Olá! Sinto muito pelo que você esteja passando! Não ter uma perspectiva em relação ao futuro é um dos sintomas característicos da depressão. Na Terapia Cognitivo-Comportamental, que é a abordagem na qual trabalho, trabalhamos em cima das suas crenças em relação a si mesmo, ao mundo (os outros) e ao futuro, para que essas crenças se tornem mais realistas e funcionais. Seria muito importante você buscar ajuda profissional para enfrentar essa situação. Fico a disposição!

Carina Rocha Meneghetti Cassi Psicólogo em São José do Rio Preto