Como romper o bloqueio psicológico da necessidade da aprovação familiar?

Feita por >Bruna · 21 dez 2015 Autoestima

Necessito por favor de alguma "luz" para trazer a minha consciência isso. Porque esta gerando muitos problemas, minha família, não acredita em mim, não me apoia, só me coloca para baixo. Sou cantora, e não estou conseguindo soltar-me para cantar para os outros devido a isso, porque gero em minha cabeça que sou terrível e que isso não vai dar certo, por causa deste padrão que tenho em minha cabeça, que a vida "correta" seria ter um trabalho estável, casar, e ter filhos. Isso não me faz feliz. E todos meus amigos me apoiam na música e falam que devo investir nisso. Só que não acredito em mim, e busco a aprovação da minha família. Parece que dependo deles para ter sucesso ou não, sei que não é assim mas esta pensando em mim. Help!!!

A melhor resposta 22 DEZ 2015

Olá Bruna, minha dica para você é ficar mais sob controle da sua própria percepção (se observando, como se você estivesse fora da situação, o que chamamos de 'distanciamento cognitivo') desenvolvendo a auto-percepção e auto-observação, para conseguir enxergar melhor todo seu potencial, você possui toda capacidade de avaliar suas condições de maneira realista, enxergar seu talento, os possíveis caminhos, onde precisa desenvolver ou melhorar e partir para um plano de ação a partir daí. Como alguém que observa as condições de um amigo verdadeiro e o aconselha de forma franca, faça isso consigo. Não fique sob controle da observação alheia (no caso sua família). Será mais fácil você acertar com sua própria observação da situação. Não que a opinião da sua família não seja importante, apenas retire um pouco de toda aquela importância que você coloca neles e coloque-a em si, porque ninguém vive a sua vida por você. Tudo aquilo que deixamos de alimentar morre, o mesmo acontece com as coisas que damos muita importância, quando deixamos de alimentar essa importância, ela esvanece. Quanto mais você sobrepõe a observação deles sobre a sua, mais você reprime e esconde de si mesma seu verdadeiro talento e condições de criar uma situação de sucesso.
"Muitas vezes nos sentimos aos pés de alguém, mas o que não percebemos é que essa pessoa não é maior que nós, fomos nós que nos ajoelhamos diante dela, e criamos a ilusão de sermos menores. Na maioria das vezes, essa pessoa sequer sabe que você a enxerga assim. Cabe a nós, simplesmente levantarmos do chão e ficarmos em pé, não para sentir que somos maior que ninguém, apenas para nos sentir em condições de igualdade."
Sair da zona de conforto não é fácil, mas é a única saída.
Com certeza essa seria uma questão a ser trabalhada em psicoterapia, pois envolve muitos aspectos da sua vida e é necessário um treino de habilidades e exercícios de auto validação com acompanhamento profissional. Avalie! O que eu posso te assegurar é que é uma questão que pode ser vencida, principalmente pelo fato de você já ter um núcleo de apoio social (que são seus amigos). Boa sorte!

Gisele Ávila Psicólogo em São Caetano do Sul

34 respostas

22 DEZ 2015

Olá Bruna! Quando temos o apoio de nossos queridos familiares a coisas parecem fluir com mais facilidade, ganhamos mais força, não é mesmo? Mas o fato deles não apoiarem, não significa que estejamos no caminho errado. A família tende a querer que os filhos tenham uma vida próspera e ficam com medo do que pode ser instável em um momento inicial. Muitas vezes não é que não acreditam no talento dos filhos, mas se apegam ao que pode dar um retorno rápido e com certa estabilidade. É inegável que precisamos de dinheiro para nos sustentar, a não ser que tenha uma família com muito dinheiro.

Você precisa avaliar o que realmente quer e seguir em frente. A sua forma de pensar dirige a sua vida. Se você pensa que sem o apoio familiar nada dará certo, realmente ficará mais difícil. Este tipo de pensamento gera um sentimento ruim, como o de inferioridade e inadequação, por exemplo. Você fica triste e assim não faz nenhuma ação para que as coisas aconteçam, certo? As coisas não acontecendo, você começa a dar razão para o que sua família fala sobre um emprego convencional e como não é algo que deseja, fica triste novamente e o ciclo nunca mais acaba.
Procure trocar este pensamento de que sem o apoio familiar nada dará certo por outro mais positivo, por exemplo "eu tenho o apoio dos meus amigos e é suficiente para começar". Como você se sente pensando assim? Dá vontade de agir? Identifique o melhor pensamento que você pode ter.

A medida que as coisas vão dando certo, sua família perceberá que isso pode ser interessante, ainda mais que a faz feliz e o apoio virá naturalmente.

O acredito que o trabalho de Coaching profissional/ carreira possa ajudá-la. É um trabalho focado em meta, planejamento e ação para que as coisas aconteçam.

Bem, espero ter ajudado. Desejo sucesso na sua escolha.

Abs.

Ana Carolina de Miranda Psicólogo em Belo Horizonte