Bloqueio psicológico sentimental

Feita por >André · 9 ago 2023 Abordagem psicológica

Olá!
É possível uma pessoa terminar um relacionamento onde dizia que foi o melhor que teve na vida, com a melhor companhia, o melhor sexo, etc… para não se assumir gay para a família e filhos e, posteriormente, criar um bloqueio emocional para não ficar mais com o ex relacionamento e, com isso, se afastar?
Onde fica o sentimento de amar que existia antes? Não se deixa de gostar com 40 dias. Há como retirar esse bloqueio específico?

A melhor resposta 20 AGO 2023

Olá André,
Cada pessoa busca o que a faz bem, o que julga ser melhor para si, mesmo que para o outro não seja a melhor escolha. Busque trabalhar o seu autoconhecimento para saber qual será a sua decisão, diante da decisão deste outro, que melhor lhe faz bem. Ele fez a escolha dele, cabe agora você tomar a sua decisão. Fico a disposição para falar como o processo terapêutico pode ajudá-lo, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

11 AGO 2023

Olá André
Os bloqueios estão na mente, na psique de cada um. Não há nada a fazer.
Somente a própria pessoa pode mudar, se ele quiser mudar.

5840 respostas

11 AGO 2023

Olá André, obrigado por compartilhar. Ninguém manda no sentimento, o que sentimos pode ir mudando e se modificando de acordo com o que pensamentos e com nossas experiências. O que me parece nessa situação é um medo grande da exclusão social, de reprovação por parte da família, e ele fez uma escolha baseada nesse medo e no que ele acredita que é melhor para ele nesse momento. Todavia, ficar se reprimindo não é uma alternativa saudável, porque vai gerando sentimentos negativos, frustração e descontentamento ao longo do tempo. Isso é algo que essa pessoa precisa encarar e lidar em algum momento. As coisas que não resolvemos em nós sempre voltam, podemos fugir e fugir, mas elas voltam até que nós encaramos para resolver. No seu caso você precisa lidar com os seus sentimentos, visto que não pode decidir pelo outro, apenas por si mesmo. Você precisa ter uma visão clara do que você quer e do que é possível no contexto atual, pois tem situações que fogem ao seu controle. Entendo que você está sofrendo com essa separação, mas você também é capaz de se cuidar da melhor maneira, buscar apoio das pessoas que ama, dos círculos sociais, família, enfim, não ficar focado tempo demais no fim do relacionamento. Foque nas coisas que estão ao seu alacen agora. Pense nisso e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

11 AGO 2023

Olá André,

Aqui tem muita coisa em jogo, como valores que a pessoa acha que deve preservar, o medo de se assumir (deve ser um passo tão difícil quanto importante), tem o afeto da família e filhos (que pode ou não ser abalado, mas o medo de descobrir pode ser paralisante...), enfim, muita coisa em jogo.

Claro que cada um reage segundo a experiência que tem e, infelizmente, isso causa efeitos colaterais, como magoar alguém que se gosta tanto...

Eu realmente gostaria de saber como você está se sentindo nesta situação.

Se quiser falar sobre, sinta-se à vontade para me contatar.

Abraços,
Rafael Silva | CRP 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo

70 respostas

10 AGO 2023

Olá André! Obrigado por se colocar. Certamente há muito mais o que falar, certamente precisaremos te conhecer muito mais profundamente, mais detalhadamente. Você está definindo por outra pessoa, conceito de "bloqueio emocional". Isso lhe é conveniente, mas parece não ser processo da outra pessoa. As pessoas se modificam, tendem a expressar as coisas, conforme os momentos que vão vivendo. A vida real assumida é muito diferente da vida idealizada.
Você precisa de apoio e amadurecimento.
Prazos verbais não se combinam, com precisão, com fatos sentimentais.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8671 respostas

10 AGO 2023

Querido André,

Se falando em humanos, tudo é possível.
Pode até ser um bloqueio ou uma escolha mesmo.
Infelizmente ou felizmente nossos sentimentos e das outras pessoas são inconstantes, podem se modificar e isso não anula o fato de ter sido incrível.
Abraço

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo

42 respostas

10 AGO 2023

Em um caso assim, você pode pensar sobre a possibilidade que ambos podem ter de resignificar. Você pode refletir o que de fato é o sentimento de amor para você e o relacionamento que você deseja para si. Lembre que apesar do sentimento, não podemos mudar as decisões do outro, mas nos readaptar da melhor forma possível.

Renaly Oliveira Psicólogo em Campina Grande

1 resposta