Como lidar com parceiro com bloqueio emocional

Feita por >Sara Nascimento · 19 dez 2022

Estou no meu primeiro relacionamento saudável a 9 meses. Ele sempre teve muita dificuldade pra demonstrar sentimentos por mim mas eu via que tentava se esforçar, porém a um mês ele ficou com depressão de novo e até terminou comigo, tentando me afastar, mas continuei ao lado dele. Agora estamos voltando aos poucos e eu o ajudando, porém ele voltou para a estaca zero e não consegue demonstrar nada mesmo.
Isso tem exigido muita maturidade minha, porque não nego o quanto dói e me deixa insegura e faz pensar se ele realmente gosta de mim mesmo ou que não está se esforçando o suficiente. Mas tento não dar ouvido a esses pensamentos pois sei que ele gosta de mim e é uma boa pessoa. Por enquanto ele só consegue ter consultas ao psicólogo duas vezes ao mês. Eu gostaria também mas não tenho condições, por isso recorri a uma orientação aqui.
Como lidar com isso da melhor forma?

A melhor resposta 22 DEZ 2022

Olá Sara.
Existem locais que fazer atendimento por valores sociais ou gratuitos, são faculdades de tem curso de psicologia, ou instituições como igrejas católicas e evangélicas. Procure se informar em sua cidade. Além disso tem os postos de saúde do governo que também oferecem atendimentos psicológicos a população.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

20 DEZ 2022

Olá Sara. Eu entendo que você tente o apoiar o máximo possível, porém você também é um ser humano com necessidades, necessidades emocionais, inclusive, você também precisa de apoio, afeto, enfim, reciprocidade dentro de um contexto de relacionamento. Vejo que você está se anulando em prol do outro e talvez mantenha expectativas de que em determinado momento as coisas podem ‘melhorar’, então você se esforça bastante mas não está recebendo coisas básicas de volta. É necessário priorizar a si mesma nesse processo, isso não significa egoísmo, e sim amor próprio e autocuidado. É nítido que esse não é o tipo de relacionamento que você deseja, ele ser uma boa pessoa não é o suficiente pra mim ser especificamente bom pra você neste momento. Pense nos prós e contras de permanecer nesse relacionamento e coloque as coisas na balança. Tente ao máximo se proteger, se cuidar e ser por você, se escolha diariamente e se coloque em primeiro lugar, sempre!

Karla Silva Psicólogo em Salvador

2 respostas

20 DEZ 2022

Oi Sara Nascimento.
Não! Teu relacionamento não é saudável!
Se ele está em depressão, ele não consegue ter um relacionamento saudável contigo e voce estárá sendo afetada pelo estado emocional dele. Daqui a pouco, voce também estará mal.
Então, quanto menos contato tiver com ele, neste momento, melhor.
Quanto mais contato tiver com ele, mais dificulta ele de se esforçar e se resolver... ele precisa se resolver, nada pode fazer para ajudá-lo.
Convém que voce cuide da sua vida, construa e saboreie a vida, não desperdice a vida por causa dele, por ele não poder te acompanhar. Se ele se recusar a te acomapanhar, vá sozinha, mas não te impeça de aproveitar.
Aquilo que voce julga ser amor, entre ele e você... ainda não é amor... é carência, é dependência.
Primeiro ele precisa se curar... aproveita e analisa o seu nível de dependência e de carência.
Abraços

5817 respostas

20 DEZ 2022

Olá Sara! Obrigado por escrever. A questão do que você chamou de bloqueio emocional, precisa ser melhor explicada, integrada com história de vida, personalidade, rotinas e comportamentos. A palavra depressão merece muito cuidado para não resumir todas as pessoas que se acredita tê-la, a tenham de forma idêntica. Cada pessoa é única.
Você tem razão ao assinalar que seria bom que você passasse por processo de trabalho científico com psicólogo. Os parâmetros minimamente adequados de trabalho envolvem uma consulta semanal com duração aproximada de cinquenta minutos. Quais serão teus "bloqueios?"
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.