Meus pais me sufocam, me pergunto se devo sair de casa ?

Feita por >Cami · 10 jul 2023 Abordagem psicológica

A minha faculdade é integral , assim não tenho condições de trabalhar , então eu mesmo com 24 anos sou totalmente defendente deles financeiramente, mas eles me sufocam, não posso ir na casa do meu namorado, não posso ficar nem até 18 h na rua .
Além de ser de uma família com problemas internos, meus pais possuem uma relação que me faz mal , o comportamento da minha mãe prejudica a renda da família e eles me julgam muito todos os dias .
E meu pai é bastante religioso e eu quero seguir minha própria religião, mas enfim eu estou noiva e eles nem sabem porque eles querem escolher as minhas amizades e não aprovam muito meu relacionamento.
Eu estou pensando em desistir do meu curso e sair de casa , mas eu não faço ideia do que fazer , eu tenho depressão desde dos meus 16 anos e estava melhor mas toda essa situação está acabando comigo , eu não estou conseguindo pensar em muitas soluções.

A melhor resposta 11 JUL 2023

Ola, Cami

Imagino que esteja sendo muito dificil para você toda essa situação e ainda mais sem uma ajuda profissional, quanto tempo falta para terminar seu curso? talvez seja mais interessante termina-lo antes de sair de casa, assim você tem uma autonomia para ingressar no mercado de trabalho.

Ofereço atendimento social, caso te interesse e, caso o valor social ainda não te atenda, procure atendimento publico, algumas universidades oferecem atendimento gratuito para clinica escola, procure se informar na sua cidade.

Espero que tenha ajudado! abraço
Natalia Marques
Psicóloga

Natalia Marques Psicólogo em Sorocaba

18 respostas

13 JUL 2023

Cami,
Precisa compreender as coisas como são.
A vida te dá a liberdade e o poder de sempre escolher o que te agrada. Por isso, a partir dos 17/18 anos, cada pessoa precisa fazer o corte do cordão umbilical psicológico com a familia para poder começar a ser dona de si mesma, de suas escolhas e decisões. Voce sente está pressão, mas está estudando em tempo integral; então precisa analisar e ver como pode, temporariamente fazer.
Voce apenas nasceu através dos pais, mas não é deles. E nasceu para se realizar e ser feliz.
Mas para isso, precisa agir com cautela e inteligência.
Precisa agir com os pais com muita flexibilidade e diplomacia.
Siva-se da Psicoterapia para ser auxiliada nesta transição.
Não há impedimentos; há desafios que te são muito úteis; pode sair ganhando com tudo isso.
Abraços

5817 respostas

12 JUL 2023

Sinto muito que você esteja passando por uma situação tão difícil em casa e que esteja considerando desistir do seu curso devido a isso. Parece que você está enfrentando um ambiente familiar sufocante, com restrições e julgamentos constantes, o que está afetando negativamente sua saúde mental.

Nessa situação, é compreensível que você esteja buscando formas de encontrar liberdade e autonomia em sua vida.

É importante ter um sistema de apoio para lidar com sua saúde mental e as dificuldades em casa. Considere a possibilidade de procurar um psicólogo que possa fornecer um espaço seguro para você expressar seus sentimentos e ajudá-la a desenvolver estratégias para lidar com essas questões.

Antes de tomar uma decisão drástica como desistir do curso ou sair de casa, é importante avaliar suas opções e considerar os prós e contras de cada uma delas. Pode ser útil conversar com um profissional ou com pessoas de confiança para obter diferentes perspectivas sobre a situação.

Espero ter contribuido de alguma forma. Estou aqui caso precise! Um abraço.

Gabriella de Oliveira Psicólogo em São Paulo

18 respostas

11 JUL 2023

Olá, Cami.
sair de casa por causa de problemas com os pais, nem sempre é a melhor solução. Foque em como fazê-los entender suas escolhas, e aprenda a ouvir o que exatamente seus pais tem como preocupação a seu respeito, você pode se surpreender.
Busque ajuda psicológica, neste espaço poderá entender como enfrentar as suas angustias, as diferenças com os pais e saber como proceder se quer sair de casa, para que saia, mas com dignidade.
Você comenta sobre depressão, este pode ser um dos motivos que não consegue pensar em solução e perceber sua vida por um viés que não é o mais adequado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

11 JUL 2023

Olá Cami! Obrigado por escrever. A resposta ao conteúdo do seu texto, exige que se comece por três ações: precaução, precaução, precaução! Faculdade integral, aos vinte e quatro anos, em tese, deve conter envolvimento importante com avançado caminhar. Questões envolvendo sair de casa, ficar noiva, talvez casar-se sem o adequado amadurecimento e conscientização, podem ser, com esse contexto, geradores de grande equívocos. A faculdade integral, com vinte e quatro anos, é maravilhosa como potencial para conhecimento, no sentido pleno, universitário. Esconder noivado de pais, não poder sair de casa após dezoito horas, possível depressão desde os dezesseis anos, estão em outro extremo. Essas disparidades, você precisa, necessita de apoio de um de nós, psicólogos, para avaliar com maior profundidade e clareza.
Estaremos a disposição.
Será prudente não tomar decisões precipitadas. Pode ser que administrar mais um ou dois anos, permita concluir o ciclo universitário, viver a autonomia, depois conhecendo a vida, a cultura, de outro ângulo, vincular-se de forma diferente com pais, com outras culturas, com relacionamentos afetivos mais íntimos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

11 JUL 2023

oi minha querida, sinto muito por
tudo isso, deve estar bem pesado, mas não desista do seu curso, isso lhe dará liberdade depois, agora pode estar pesado, mas você pode
começar uma terapia para conseguir lidar com isso agora. Talvez seja válido o sacrifício agora para ter sua liberdade em todos em sentidos no futuro. Grande beijo

Clarete Duarte Galdino Psicólogo em Marília