Devo sair de casa ?

Feita por >Marília Almeida da Conceição · 21 jan 2023 Abordagem psicológica

Namoro a quase 6 anos vou fazer 21 anos daqui a 8 dias, até no início da pandemia minha mãe amava meu namorado, tinha ele como um filho, porém ouve uma situação onde eu briguei com a mulher de meu irmão porque ela vivia aqui e não ajudava em nada tudo sobrava pra mim, pela forma que falei eu realmente estava errada pois tudo se resolve com conversa ao invés de briga, mas minha mãe achou que meu namorado estava me apoiando pelo o que eu fiz quando na verdade ele me chamou atenção e falou que eu estava errada, minha mãe parou de falar comigo falou que tava criando um monstro, ficou dias sem comer defendendo minha cunhada, mas até então ainda falava com meu namorado, ele sempre foi muito de brincar com ela, assim como brinca com todo mundo, e ela sempre ficava de boa, após isso acontecer ele ainda continuou brincando e tals e ela não falava comigo, e passou a passar a imagem que eu sou um peso na vida dela, ela passou a levar as brincadeiras dele ao pé da letra, e passou a odiar, e tudo dela ele que me influencia, ele que manda eu fazer, ele é um desgraçado. Dps de um tempo sem falar com ela, eu chamei ela pra conversar umas três vezes falei como me sentia ouvir e ela tentei resolver achei que ia ficar tudo bem, no réveillon do ano de 2021/22 eu esperei virar o ano em casa mesmo sem ela falar comigo, ela deitada na cama dormindo já, e fui pra casa de uma amiga que os pais delas fez umas coisas e me chamou pra ir com meu namorado, eu desejei feliz ano novo e falei que iria, foi motivo do mundo acabar, mas ainda assim eu fui, no dia 01 quando cheguei em casa, ela me deu um tapa na cara e me encheu de coisa me colocou pra fora e começou a falar que meu namorado não prestava e xingando, sendo que eu sempre fiz tudo por querer, sempre gostei de sair e de curtir e ela acha que sou influenciável, ficamos praticamente um ano sem se falar não sair de casa porque comecei fazer um curso e o dinheiro que eu recebia do trabalho não era muito, meu namorado também falou que não seria uma boa sair de casa do jeito que estava que tinha que esperar as coisas acalmarem. Dezembro de 2022 eu realizei uma vontade grande que ela tinha, e também por sentir que Deus queria que eu fizesse isso, eu já tinha saido do trabalho, pagando meu curso nem sabia como ia continuar, comprei o presepio que ela sempre quis, começamos a se falar, as coisas estava melhorando, mesmo ela criticando o meu sair, mesmo criticando minhas amizades e meu namoro, eu ignorava e fazia minha parte, passei natal em família meu namorado não participou pq ela odeia ele e iria ficar uma situação chata, ano novo eu quis passar na praia e fiquei chamando ele pra ir, dia 31 fui pra igreja, em seguida fui para praia dei um abraço nela e avisei, ela não me disse nada só perguntou com quem eu ia e a hora que eu ia chegar eu me surpreendir achei que ela tava tranquila em relação a eu ir até mesmo porque em casa não faz nada ela sempre dorme antes da virada se fizesse algo eu nunca iria sair até porque não justifica eu sair se em casa tem alguma coisa enfim, ela simplesmente me mandou uns textos no whatsapp me falando monte de coisa, eu não respondi por causa do sinal e também queria evitar uma briga, dia 01 quando cheguei ela me encheu de coisa tudo de novo, me colocou pra fora e xingou meu namorado novamente de tudo o que imaginar e ele estava na frente que íamos sair com meu irmão e minha cunhada, a mesma cunhada que eu briguei ela tomou as dores, eu já fiz as pazes com ela sempre fazemos as coisas juntas e só minha mãe que segue nessa situação, e todo problema de saúde que ela se encontra no momento, ela fica dando a entender que é culpa minha e do meu namorado! Meu namorado já estava com planos de sair da casa dele porque ele morava com a avó porém as situações lá é complicada tbm muita humilhação, então pensei em ir morar junto com ele ele me chamou e está fazendo planos de eu ir morar com ele, mas eu não quero sair de mal com minha mãe apesar que ela brigou comigo sozinha, porque diferente de um ano atrás eu estou como se nada tivesse acontecido e sigo fazendo a minha parte, mas eu entendi que hoje em dia mesmo eu namorando ou solteira vai sempre existir situação que vai dar um choque entre nós duas e vai sempre acontecer isso, sou muito responsável com tudo que faço em qlqr lugar que vou. Mas o fato dela ter problemas de saúde, e vai passar a dormir sozinha se eu sair de casa é o que me preocupa, mas eu nunca vou deixar de amar ela, nunca vou deixar de vim ver ela, assim como eu falei meu namorado falou não vou sair de casa sem fazer as pazes com ela, minha relação com ele é boa, temos nossos problemas assim como todos casais tem, eu tenho noção do que eu mereço o quanto eu mereço, então se qualquer coisa acontecer por mais difícil que seja eu vou saber o que fazer, eu estou com esse pensamento por mim e pela minha saúde mental, pois depois que tudo isso aconteceu minha saúde mental não é mais a mesma!

A melhor resposta 22 JAN 2023

Olá Marilia! Espero que esteja bem!

O mais importante nessa situação é você não se sentir responsável pela sua relação com a sua mãe, tá? Independentemente dela gostar ou não do seu namorado ou de escolhas que você faça na vida, você já é uma mulher adulta e suas escolhas são suas. Para que vocês tenham uma boa relação ela também precisa querer isso e ceder, te responsabilizar pelo bem-estar da relação e pela saúde dela é injusto e coloca ela numa posição de não precisar de ceder em nada, tornando tudo sua responsabilidade. É fundamental que você esteja ciente de que mesmo você fazendo o seu melhor: cuidar dela, chamá-la para conversar e cedendo no que você achar necessário, talvez, ela não reconheça isso, e, mesmo assim você precisa estar em paz com isso sabendo que está fazendo o seu melhor dentro das suas possibilidades. Se você sentir que precisaria de abrir mão de coisas importantes para você para ter uma boa relação com ela, deixando de ser você mesma, isso só trará sofrimento e angustia para você. É necessário ceder mas impor limites também! Só assim ela entenderá que você ama ela e se importa com ela, mas que também tem a sua própria vida e, caso ela não respeite isso, colocará em risco a relação dela com você.

Qualquer dificuldade em relação a isso conte com a gente!

Victor Baggio Psicólogo em Belo Horizonte

12 respostas

24 JAN 2023

Olá Marília, espero que esteja tudo bem com você.

Embora todos tenhamos o anseio de conquistar nossa independência e autonomia, buscando ter o nosso lugar, com nossas coisas, do jeito que desejamos, experimentando assim uma maior liberdade, temos também que compreender quando isso é possível, e quando não é, compreendendo também que as coisas tem o tempo dela para acontecerem. Assumir responsabilidades maiores que nós podemos, é uma ação que pode nos causar muito mais problemas dos que aqueles que temos no momento. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, é preciso reconhecer o nosso limite, entendendo que, se aquele momento que desejamos ainda não chegou, temos que esperar mais um tempo e nos planejar melhor para construir o lugar que nós queremos. Isso requer maturidade, e maturidade só vem com o tempo, e com os aprendizados das experiências que vivenciamos ao longo de nossas vidas. Para que sua vontade dê certo, e você possa vivenciar uma vida a dois com seu namorado, é importante ambos estarem fortalecidos em suas base, com direções mais definidas, perspectiva de trabalho delineada, e cuidando da educação e do desenvolvimento de cada um. Não é indicado pular etapas, e um planejamento para uma mudança tão importante deve ser construido aos poucos, mas tendo convicção e consciência de onde se quer chegar, e quais os passos para obter isso. Se desejar conversa com um Psicólogo sobre essas perspectivas, e como você pode se conectar com sua vida no presente, para construir o futuro que você deseja, esse profissional pode te ajudar, além de favorecer seu processo de autoconhecimento.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

24 JAN 2023

Oi Marilia Almeida da Conceição!
Voce está com 21 anos e está na hora de voce cortar o cordão umbilical psicológico com a sua família.
E este corte não acontece no amor, mas na dor!
Lembre que voce não é da sua mãe... voce apenas veio, nasceu, através dela. E, veio para se realizar, realizar o teu propósito de vida e por meio deste, ser muito feliz. Mas nada acontece sem um posicionamento teu.
Analisa a tua dependência (financeira e emocional), resolva as tuas carências e faça a sua escolha.
Pode realizar e ter a vida que voce quiser, desde que se responsabilize pelas escolhas que faz.
Cada escolha gera seus resultados/consequências, porém, tudo é possível.
Conflitos entre o casal é normal... os conflitos surgem para nos fazer crescer, evoluir, desde que os resolvamos através do diálogo.
Abraços

5817 respostas

22 JAN 2023

Oi Marília! Obrigado por escrever. Sempre é possível pensar mais profundamente, sempre há mais dados que podem ajudar a enriquecer. Cada pessoa é única. A resposta, sendo com base em idade e tempo de namoro, de forma geral, seria (considerando o que você escreveu) você está muito imatura, precisa vivenciar mais turma de colegas e conhecidos, estudos e trabalho sério e consistente, entendimento da cultura e da arte, trabalho sério, esportes coletivos de contato. Acontece que há outros dados em seu texto que precisam ser certificados com melhor atenção.
Provavelmente sua mãe, doente, humana, com as distorções, limitações próprias de todos nós, seres humanos, esteja lutando com todas as forças dela para te defender, te direcionar. Há, no entanto, segundo seus relatos, claros equívocos. Em que medida seriam explicados por adoecimentos dela? Namoro e namorado, na maior parte das vezes, não estabiliza enriquecimento duradouro.
Será bom conversar mais profundamente, mais completamente, mais responsabilidade.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.