Não sei quando começou isso, mas não gosto de sair de casa.

Feita por >Leandro · 8 abr 2023 Abordagem psicológica

Olá, tenho 28 anos e sou um cara que não sabe se divertir, desde de muito cedo desenvolvi esse problema de não gostar de sair, muito por minha mãe extremamente protetora, mas também por mim mesmo, nunca gostei, tive uma fase de poucos meses e logo vi que sair e socializar não era pra mim.
Acho que deve ser um padrão nesse tipo de comportamento, eu nunca consegui criar laços de amizade ou românticos, pois pessoas
“”normais”” gostam de sair, não é mesmo? Kkkkkk

Vamos ao problema, finalmente consegui achar uma namorada que aceitava ser mais reclusa e ficar em casa, filme e curtir mais a companhia um do outro. Mas agora estamos tendo pequenas brigas por causa desse meu estranho comportamento de sempre preferir ficar em casa ao invés de ir ao shopping e coisas assim, não queria magoar ela, mas é muito difícil pra mim sair de casa para esses fins, prefiro ficar em casa, meu local, meu habitat, aproveitando o momento eu e ela.
Tem a questão de rotina de trabalho também, cansaço, dias de folga que só quero ficar deitado na minha, e aí ela quer sair e etc.
Teria alguma síndrome ou sei lá algo semelhante que eu sofra?
Outra pergunta, eu sou bem questionador, desculpa kk
Tem alguma forma deu mudar isso? Não quero magoar minha namorada com minha cara de bunda ao andar no shopping e etc.

Obrigado a todos que se disponibilizaram a ler e a tentar ajudar

A melhor resposta 9 ABR 2023

Oi Leandro,
Entendo o que diz, não há problema nisso, é muito uma questão de escolha mesmo. Claro, conforme citou, a mãe lhe acostumou a ser mais caseiro, mas vejo que você já tem uma ideia clara sobre isso, e mesmo assim não fez questão de modificar.
Pelo que vejo, você trabalha e é capaz de conseguir relacionamento e isso já é bem social.
Como se dará sua relação com sua namorada, é uma questão de troca, ou seja, é preciso abrir mão em certos momentos assim como ela mesmo, também precisará compreender suas preferências. Isso faz parte de todo relacionamento. Basta, que use o bom senso e seja aberto ao que ela lhe pede. Você pode se surpreender se permitir-se algum divertimento no estilo que ela conhece.
Converse muito, mostre abertura a novas ideias, e também sugira algumas coisas de que gosta, isso pode enriquecer sua interação com ela.
Não vejo problema no que relata, mas se tiver dificuldade com algumas dessas coisas, e isso estiver influindo no seu dia a dia, então talvez possa se beneficiar de um acompanhamento psicológico.

Claudio Segura Correia
Psicólogo

Claudio Segura Correia Psicólogo em Viçosa do Ceará

28 respostas

25 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

14 ABR 2023

Leandro
O fato de gostar do isolamento pode te causar duas reações, dois sentimentos: Prazer ou Dor, pois o gostar do isolamento pode ser simplesmente uma característica de sua personalidade e se é isso, voce não sofre.
Porém precisa consederar que, como convivemos em grupo, seja na familia, no trabalho ou convivência social, sempre estamos com pessoas e com as quais precisamos interagir, mas esta interação não é sofrida, pois precisa ser voce mesmo e ao mesmo tempo poder interagir com o meio com flexibilidade, com diplomacia, sempre sendo Si Mesmo.
O isolamento pode ser uma fuga, seja por medo por se sentir ameaçado, por fragilidade, por isso que com a sua mãe, consegue conviver bem; isso te causa sofrimento, se sente menos e por isso, precisa solucionar este conflito. Voce tem 28 anos e continua ligado à mãe, precisa promover o nascimento de voce mesmo como pessoa autônoma, pessoa dona da tua vida. Voce não nasceu para ficar escondido, protegido; nasceu para se realizar, para aprender, para corrigir percursos.
Tambem está experimentando uma vivência com a namorada que por mais que ela goste de ti, ela precisa conviver com outras pessoas, outras realidades e como companheiro, vai ter que aprender a conviver com ela e a participar junto com ela. Caso contrário, ela não vai suportar a forma de vida que voce impõe.
Reflita e promova o desenvolvimento de si mesmo, resolva tuas carências, tua dependência, teus traumas e seja uma pessoa que valha a pena e não que dá pena!
Voce se torna o que voce escolhe, com suas consequências pelas quais, é responsável.
Abraços

5858 respostas

12 ABR 2023

Oi Leandro.
Respondendo primeiramente sua pergunta sobre alguma síndrome: não vejo que isso seja um problema que se enquadre em um padrão de patologia propriamente dita, com a rede social ficou tudo enquadrado em algum diagnóstico mas não é bem assim que funciona, para detectar isso é bem mais complexo.
Pois bem, eu percebo que o fato de você se questionar sobre não gostar muito de sair já é um indicio que podemos trabalhar se é algo que você gosta mesmo ou só se habituou a isso e realmente se fechou para socializar, claro, que se isso não for um problema pra você e você não quiser mudar tudo bem, mas caso você sinta que está trazendo muitos prejuízos para você pode ser trabalhado sim em psicoterapia.
Temos que pensar nas suas preferencias e escolhas a partir da sua visão de mundo e não mais da sua mãe, ela criou isso em você mas não necessariamente é preciso ficar preso nisso.
Quanto a magoar sua namorada, eu vejo que vocês podem ter uma conversa sobre isso, afinal se ela começou um relacionamento contigo ela também tem um pouco do seu perfil, é algo que vocês podem negociar, não precisa nem tanto ficar em casa mas também não precisa só sair.
Espero ter contribuído um pouco com sua dúvida, e estou a disposição caso queira um acompanhamento, seria legal falar sobre esses seus questionamentos.
Psicóloga Rafaela.

Rafaela Ivalel Psicólogo em Cascavel

8 respostas

11 ABR 2023

Oi, Leandro. Tem traços de personalidade que se desenvolveram e uma das caracteristicas é não gostar muito de socializar, isso não é ser alguém anormal. Agora, acontece que você estando com outra pessoa, e esta pessoa sendo diferente de você e gostando de sair, acho interessante você também ceder, afinal, relacionamento é isso, ou então, o que adianta começar um namoro e continuar exatamente como você é, só fazendo o que você gosta e nunca nada pra ela? Tente se esforçar, existem treinos para isso, e se quiser, posso te ajudar, só entrar em contato.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

9 ABR 2023

Olá Leandro! Obrigado por escrever. Escreveu porque quer verdade. Há mil maneiras diferentes e agradáveis para sair de casa, além do shopping. É preciso treinar insistir, até sentir-se confortável, estabilizar boas formas para sair, mas sair será preciso. Estou a disposição para aprofundamentos.
Atenciosamente: