Meus pais me proíbem de sair

Feita por >Amanda · 22 jun 2023 Terapia familiar

Olá! Tenho 20 anos, dos 12 aos 18 anos meus pais me proibiam de sair de casa. Trabalho desde os 15, pago todas as minhas contas, pago minha faculdade, e mesmo assim meus pais insistem em impor regras, dizem que se eu quiser sair com alguém preciso passar endereço e telefone de quem está comigo. Entendo que moro na casa deles, mas sou maior de idade, e quando fiz 18 anos ambos me chamaram para conversar, dizendo que eu poderia sair e voltar a hora que eu quisesse, porém voltaram atrás na decisão e me proibiram de tudo. Meu pai insinua coisas horríveis sobre mim, e minha mãe simplesmente não se mete, pois meu pai é quem sustenta a casa. Devo enfrentá-los ou a única alternativa é sair de casa? (faço uso de antidepressivos por conta de traumas causados pelo meu pai, e faço terapia)

A melhor resposta 25 JUN 2023

Amanda
Estás muito bem encaminhada para conquistar a tua liberdade, a tua autonomia de escolha e decisão.
Sim, se já trabalha, se já paga as suas contas, teu ensino, só falta agora prover a tua moradia, isso terá que acontecer, um dia mais um dia menos.
Porém, estás maltratando o teu corpo (antidepressivos) e a tua hamonia tomando medicação... traumas que não são causados pelo seu pai; é voce que se coloca como vítima diante deste desafio.
São oportunidades que a Vida está te dando para provar a ti mesma a responsabilidade por voce neste sistema em que vive.
O meio ambiente é o eterno útero onde cada um gestiona a si mesmo para ser o que quiser ser.
Talvez a Terapeuta não esteja te compreendendo ou talvez voce não está se colocando de forma clara.
A Vida te deu a liberdade e o poder de escolha. Use a tua flexibilidade para driblar o sistema (teus pais) e poder realizar-se e sobretudo, alimentar teu empoderamento.
Voce pode. Sei que pode!
Abraços

5826 respostas

23 JUN 2023

Oi Amanda! Obrigado por escrever. Os pais geralmente, com seus erros e acertos, com suas coerências e incoerências, gostam de seus filhos. Os filhos querem viver com autonomia. A vida atual é muito complexa, exigindo processo de longo prazo de aprendizagem. Nem a alternativa de enfrentá-los, nem a alternativa de sair de casa, são, pelo descrito, as melhores. A direção das negociações deve ser o diálogo, o convencimento, a demonstração de cuidados e amadurecimentos. Enfrentar não é o caso, pois eles não são adversários, sair de casa não é a solução, pois o que defina a construção da autonomia, harmonia e sucesso de uma pessoa, não é o local, mas as posturas e direcionamentos.
Converse com sua/seu psicólogo.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.