Não aguento mais meus pais, quero sair de casa, o que fazer ?

Feita por >Alex · 15 jun 2023 Desenvolvimento pessoal

Meus pais traíram ( e traem) um ao outro
Peço perdão, pois talvez esse texto fique longo. Tenho 25 anos e ainda vivo com meus pais. Sou filho único. Eu trabalho e ajudo em casa com as contas e com o que posso. Quando eu tinha 12 anos de idade, descobrimos que meu pai traia a minha mãe. Essa época foi um verdadeiro inferno, pois eles não chegaram a se separar, porém brigavam todo santo dia. Testemunhei várias brigas, algumas feias, onde meu pai que sempre foi um homem complicado de se lidar, chegou a atirar objetos na parede e em uma briga, perdeu a paciência e agrediu minha mãe. Infelizmente não consegui fazer nada na época, era muito novo e super tímido e sem reação. Eu sofria calado, apenas observava e sofria. O tanto que isso me causou mal, só eu sei. Com o passar dos anos, o acontecido foi sendo apagado da nossa vida e meu pai se tornou uma pessoa melhor. Até que esquecemos completamente disso. Porém, recentemente descobrimos que a minha mãe agora estava traindo meu pai, por um rapaz bem mais novo que ela. Meu pai descobriu vendo as mensagens no celular dela, e para piorar, o rapaz não amava ela de verdade, ele apenas extorquia dinheiro dela. Iludiu ela, e minha mãe pagou as contas da casa dele e ainda ajudou ele a comprar uma moto ( que ele ironicamente, sai pra passear com a atual namorada). Ele não a ama, mas ela ama muito ele. Novamente brigas e mais brigas. Chegou um ponto que ela terminou tudo com amante dela,e por uma incrivel fagulha de esperança minha, achei que voltariamos a ter paz. Ontem que meu pai saiu pra viajar a trabalho, descobri que ela combinou se encontrar com o amante. Eu a confrontei e ameacei sair de casa, pois eu ja havia passado por todo aquele inferno quando meu pai cometeu a traição, não quero passar por tudo aquilo de novo. Eu vejo os erros deles, e sofro calado, fico só levando. Fico fazendo parte das brigas e todo o inferno que minha casa se tornou. Eu não sei o que fazer da minha vida, meu sonho era sair de casa e deixar que eles se resolvessem, porém com o que eu ganho no trabalho, acredito que não consigo me sustentar. Se alguém puder me dar um conselho, alguma solução agradeço muito. Eu já cheguei a pensar em suicídio. Estou fazendo esse pedido de ajuda, então por favor, alguém me ajude.

A melhor resposta 20 JUN 2023

Oi Alex, imagino o seu sofrimento de viver essa situação. Entretanto é importante ressaltar algumas coisas. A primeira é que você está absorvendo muito a problemática dos seus pais. Sua mãe parece ter uma postura passiva e submissa e não consegue se impor na relação, aceitando tudo que seu pai faz com ela. Mas não é você quem vai resolver isso, é muito complicado você intervir nessa situação justamente porque sua mãe está muito inserida nessa relação abusiva. Enquanto sua mãe não se der conta disso e se mobilizar para mudança, a tendência é tudo se repetir. E você no meio de tudo isso acaba sofrendo pela atitudes do seu pai, o que é compreensível, mas você precisa aprender a não absorver tanto isso e tomar o problema como se fosse seu. Se você quer se afastar por não ver mudança então invista em sua vida profissional e adquira independência financeira. Se sua mãe tiver abertura, fazer terapia poderia ajudá-la bastante. Espero ter ajudado. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 JUN 2023

Olá Alex! Bom dia.

Muito obrigada por compartilhar com a gente seu relato.

Infelizmente essa questão de traição acontece em muitas famílias. Mas como é o relacionamento dos seus pais com você em particular? É importante tomar cuidado e saber separar o que é seu e o que é deles. Eles já são adultos e o relacionamento deve ser resolvido entre eles. Se as traições aconteceram e ambos continuam vivendo um com o outro ou até da mesma forma foi uma escolha de ambos, mesmo que eles não tenham consciência disso. Como é sua mãe e seu pai com você além dos problemas conjugais deles?
Me parece que tomar as dores de seus pais lhe traz muito sofrimento. Você tem 25 anos, tem uma vida pela frente. Olhe para sua vida e vá vivê-la, e deixe que eles vivam a deles.
Não temos como controlar a vida dos outros, mesmo que nos doa. Nem mesmo a dos nossos pais. E se eles nunca mudarem?
Coloque-se no papel de filho e como filho faça sua parte, que não é resolver os conflitos que somente eles podem resolver.
Em relação a morar sozinho, você estuda algo? Quais são as possibilidades de ganhar um salário melhor? O que você está fazendo para chegar onde você quer?
Muitos jovens também chegam a morar junto com amigos ou outras pessoas para dividir o custo de uma casa.
Acredito que realizar terapia iria ajudar muito nesse processo. Pelas suas palavras não me parece que você deseja morrer mas que quer acabar com a dor que está passando. Busque ajuda, apoio, caso tenha alguém de confiança busque estar ao lado dessas pessoas, fazer o que lhe faz bem.

Um abraço pra ti!

Karen Fialho Psicólogo em São Paulo

7 respostas

16 JUN 2023

Oie tudo bem ?
Primeiramente sinto muito por todos ocorridos com sua família, com certeza foi traumático. Mas agora com 25 anos, você não precisa mais lidar com isso presencialmente. Você têm algumas alternativas, como morar com uns amigos, ou pedir ajuda para seus pais, para você cantinho seu. Uma Kitnet, no começo poderia só fazer as refeições na casa deles e com o tempo pensar formas de fazer alguns trabalhos extra e aumentar sua renda. Começar ler sobre o tema, pode ajudar e lhe dar uma luz. Em outros países os filhos saem de casa aos 18 anos para estudar ou trabalhar. Dito isso a melhor maneira é você viver a sua vida e viver segundo suas regras morando em outro lugar.

Clarete Duarte Galdino Psicólogo em Marília

55 respostas

16 JUN 2023

Olá Alex! Obrigado por escrever. Há vários fatores. Traições são mais frequentes do que imaginamos. Embora combinemos e seja mais costumeiro e adequada em nossa sociedade a monogamia, as pessoas vivenciam impulsos que podem ser estendidos a mais de uma pessoa. De outro lado, isso retira a segurança e a estabilidade. As leis e ordenamentos sociais nossos são feitos para a monogamia.
Uma pessoa de vinte e cinco anos de idade, em geral, quer viver autonomia. Isso implica treinar o gerenciamento da própria vida financeira, dos contatos sociais, da organização do seu espaço de morada. Por essa razão é que as pessoas até os vinte e cinco anos, devem priorizar estudos sérios e consistentes, trabalho ou preparação profunda para o trabalho, turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, grupos de esportes coletivos de contato, grupo de estudos, teatro, arte, serviços comunitários dentre outros.
Quanto a questão de se sustentar, as pessoas são enormemente capazes de adaptações.
De outro lado será que se você conversar em separado, com cada um de seus pais, sobre seus desconfortos e alternativas futuras, não gerará alguma modificação?
Sabemos que está sofrido para você essa situação. Por essa razão, outra frente de ação, será você procurar por um de nós, psicólogos, e conversar sobre o que está vivenciando.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.