Não tenho uma boa relação com minha mãe, o que eu faço?

Feita por >Tayna · 10 dez 2020 Terapia familiar

Minha mãe de um tempo pra cá mudou muito comigo ela está sempre me criticando não me elogia por nada, não me agradece, sempre me coloca como errada em todas as situações e também em algumas discussões não me deixa falar ou não aceita o que falo e sempre muda de assunto quando vê que ela também está errada, eu não sou fácil mais procuro o máximo encontrar meu erro e tentar mudar já ela não ela sempre tem que estar me julgando e me colocando na parede por algo que só ela está certa e sempre fica jogando indiretas e isso tudo está influenciando na minha vida tem dias que me sinto uma péssima filha que não sei fazer nada ou até mesmo o porque estou aqui, sinto vontade de sumir.

A melhor resposta 11 DEZ 2020

Bom dia Tayna!!
As feridas que as famílias vão deixando nem sempre são fáceis de curar, ainda mais quando se trata da genitora; que seria sempre o porto seguro de nossas vidas, acredito que sua mãe não seja feliz totalmente, por isso das críticas colocadas em você, possíveis ciclos que passam de geração para geração, não suma Tayna, tome as rédeas de suas, e procure ajuda especializada para entender a não repetir mais os ciclos.
se precisar de ajuda estou a disposição.
Um beijo

Leni Elisa Psicóloga Psicólogo em Itapema

69 respostas

13 DEZ 2020

Olá Thayna. Obrigada por sua participação.
Sobre a mudança de comportamento de sua mãe com você, o que será que aconteceu entre vocês para que isso tenha acontecido? Você acha que fez algo para ela que justifique? Ou, algo aconteceu na vida dela, que possa ter contribuído para a mudança de comportamento com você? Se a dificuldade de relacionamento entre vocês perpetua-se nos anos, penso que é interessante vocês iniciarem a psicoterapia familiar juntas. Assim, poderão aprender uma com a outra e viver em paz. Pense sobre isso.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Um grande abraço,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

11 DEZ 2020

Olá Tayna, como você está?
Primeiramente obrigada por compartilhar seus temores e angustias.
Certo, vamos lá!
Na abordagem psicanalítica buscamos analisar o que chamamos de dualidade nas relações, ou seja, a relação dos sentimentos de amor e ódio. E para te ajudar a ficar mais tranquila, a primeira relação que traz a dualidade destes sentimentos é a da mãe e bebe.
Temos muitas coisas para conversar a respeito disso.
Estou a disposição para conversarmos melhor.

Psico Fernanda Sturion

Fernanda Sturion Psicóloga Psicólogo em Araraquara

5 respostas

11 DEZ 2020

Ólá Tayna! Grato por escrever. Nunhum ser humano é fácil, nenhum ser humano é difícil. Somos complexos, cheios de sensibilidades e posições. Geralmente entre mais ou menos os doze e os trinta anos, filhos e pais encontram certa dificuldade, pois o filho está na luta por construir espaço próprio de vida e valores, os pais estão tentando manter seu poder e continuar uma utilidade (válida para crianças e adolescentes e não para adultos jovens). Não sei se é o caso. Na rotina da convivência o desgaste faz com que as pessoas automatizem percepções desagradáveis e superficiais. Com isso não podem captar as transformações que todos estamos, o tempo todo, vivendo.
Será bom você trabalhar essa questão, em psicoterapia. O aprofundamento das questões envolvendo gerações e forças próprias de vínculos entre pais e filhos, será muito esclarecedor.
Estarei à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos ainda mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

11 DEZ 2020

Tayná. As pessoas como a sua mãe passam por momentos difíceis, pode ser q seja o caso tente conversar, entender o q está acontecendo.
Após isso procure terapia para entender a relação de vcs entre outras coisas
Se desejar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

11 DEZ 2020

Olá, Tayná.
Questões de relacionamentos familiares podem abrir grandes feridas. Entretanto, a forma como você vai lidar com a situação faz toda a diferença. É importante você buscar ajuda profissional e aprender como lidar com a sua mãe e evitar esse sofrimento, sem gerar ainda mais desgaste na relação de vocês!
Espero ter ajudado. Estou a disposição para ajudá-la!

Psicóloga Juliana Santos de Carvalho Psicólogo em Salto