Como fazer para reestabelecer uma boa relação no namoro a distância?

Feita por >Ana D. · 16 ago 2021 Terapia de casal

Namoro a 3 anos, passamos um ano juntos morando na mesma cidade mas tive que mudar para longe por conta dos estudos e ele também por questão de trabalho, e decidimos continuar o namoro a distância nós vendo a cada 2 semanas, porém, ultimamente tem sido difícil ver meu namorado com tanta frequência como antes. E ele tem reclamado muito sobre a minha ausência, sobre não termos nem tempo e nem condições financeiras de nos encontrarmos agora. Sempre que ficamos muito tempo sem nos vermos, ele fica muito mal, o humor dele muda e até o jeito dele conversar comigo (sinais pequenos como chamar cada vez menos por apelidos carinhosos, certos emojis, ligações em menor tempo de duração que o normal, etc). Essa mudança tem me feito pensar tem algo de errado, e quando questiono para ele o motivo de estar me tratando diferente ele só me responde que "não é nada ou que não está em um bom momento, que está sozinho e irritado!". Não sei como reagir a essa situação, e isso me entristece por que eu também sinto falta, mas consigo manter a qualidade da conversa como se estivemos próximos ao contrário dele.

A melhor resposta 23 AGO 2021

Oi, Ana

Algo importante para se pensar é que existe uma condição significativa para que essa distância exista, seus estudos e o trabalho dele. Aparentemente, contra isso, não há o que fazer, a distância vai continuar presente na relação de vocês.

Nesse sentido, vale buscar entender como cada um tem lidado com essa situação e o que tem influenciado a forma como se sentem. Por exemplo, ele pode ser uma pessoa com uma necessidade afetiva presencial maior que você, nesse sentido, e acrescentando certa dose de maturidade emocional, pode ser que não encontrem um meio termo que ambos fiquem satisfeitos.

Uma maneira de tentarem entender melhor como cada um percebe e esperam da relação é entendendo quais valores de relação cada um possuí. Sugiro que, individualmente, cada um de vocês escreva uma carta, se imaginando daqui há 05 anos, onde querem estar, em que pais, de que forma, qual profissão, quais os planos financeiros, projetos e sonhos, etc. e por fim o que para vocês NÃO pode faltar em relações afetivas.

No segundo momento, quando possível presencialmente, compartilhem um com o outro o que escrevam, percebam se possuem ideias parecidas sobre um relacionamento, conversem sobre. Quanto mais valores parecidos tiverem, melhor será de encontrarem soluções.

Sou terapeuta de casais, se precisar de algo mais, me coloco à disposição.

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

19 AGO 2021

Namoro a distância precisa ter um momento para terminar, não o namoro, mas a distância. É difícil manter a relação da mesma forma que vocês tinham quando estavam juntos na mesma cidade.
Converse com ele, informe como você se sente quando ele te trata dessa forma, distante. E que você também sente a falta dele. E pensem juntos em soluções para a relação melhorar.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

18 AGO 2021

Olá, Ana D.

Namoro a distância é um desafio muito contemporâneo. Qualquer relacionamento precisa de proximidade e também de um pouco de distanciamento, a questão é que no namoro a distância você precisa lidar com o distanciamento de alguém que já está distante e quando isso acontece pode parecer que a relação está abalada. Talvez possa existir algo na relação que tenha feito seu namorado querer estar mais distante do que já precisou estar pelas contingências da vida mas também ele só precise de um momento pra ele. O importante é não perder o diálogo, um espaço de sinceridade.

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

41 respostas

18 AGO 2021

Boa noite Ana. Namorar a distância é um grande desafio. Converse sobre seu ponto de vista muitas vezes uma boa conversa resolve tudo.
Volte a mandar as mensagens carinhosas.
E fazer terapia namorando a distancia é sempre bom para ajudar nas inseguranças e dúvidas.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

17 AGO 2021

Olá, estive pensando sobre seu comentário e realmente não é fácil namorar à distância, mas se é algo que vcs dois toparam, se vcs se gostam e querem continuar, seria interessante que ele repensasse esse jeito dele de reagir a frustração em não te ter ao lado com a frequência que ele gostaria. Pelo que vc relatou vc não vê ele mais vezes pq não pode financeiramente, e não pq não quer, vc não tem
mta escolha, não se sinta errada ok? Converse com ele e tente explicar que esse jeito dele na sua ausência ao invés de estar sendo bom pro relacionamento, está prejudicando e interferindo no bem estar dos dois. Ele pode não estar percebendo como ele está agindo com vc, por isso vale a pena uma boa e franca conversa. Fale pra ele tbm o tanto que vc quer estar perto dele e o qto essa situação está sendo difícil pra vc tbm, deixando claro que vc quer que melhorarem para ser mais fácil então conviver a distáncia, até o dia em que morarem proximos novamente. :)
Psicóloga Caroline Helena Prust

Caroline Helena Prust Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

1 resposta

17 AGO 2021

Olá Ana D. Grato por escrever. Salvo engano, seu momento é de prioridade para os estudos. Você e ele, precisam compreender que na vida, em certas idades, as prioridades precisam variar. Sabedores que essa condição é passageira, sem perder de vista que uma pessoa formada na faculdade, para valer, transformada em sua concepção e entendimento do mundo, se voltar para o espaço geográfico, voltará para lidar com ele, de maneira muito diferente, caso contrário o curso não terá agregado saberes impactantes, a ponto de ofertar o status de cientista.
As pessoas ao namorar, e ao mesmo tempo viverem as experiências de viver, de prepararem para a vida, vão sendo transformadas e transformando ao mesmo tempo. Ambos precisam acompanhar isso. Não essência, trocarão de companheiros, posto que ambos aprenderão e se desenvolverão, amadurecerão. Isso é inevitável.
Quando terminar o curso, vocês repensarão.
Um psicólogo poderá ser muito útil.
Estaremos à disposição.
Abraço virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.