Por que fiquei em uma relação que sabia que não ia acabar bem?

Feita por >Sss · 26 jun 2023 Abordagem psicológica

Ola
A 7 meses atrás conheci meu parceiro e começamos a namorar logo em seguida.
Desde o começo já foi conturbado.
No começo ele se esforçava pra ficar comigo e algo nele me gerava dúvidas, só que mesmo assim eu fui levando até me apegar e começar a gostar realmente dele.
Ele falava muito e me incluía nos planos dele com toda a certeza
Mesmo com muitas brigas já logo no começo do relacionamento ele falava em morar juntos, ter uma família, me levou pra cidade dele conhecer a família dele e eu fui levando mesmo com a minha intuição gritando falando que tinha algo errado. A gente brigava ele falava pra eu fazer o que eu quisesse ex: se quisesse ficar bem, se não quisesse bem também (eu sentia isso) aí o questionar e ele falava que ele não queria terminar, que eu que precisava resolver isso, mesmo ele dando perdidos e acredito eu que ele sabia que ele não tava certo em fazer isso.
Descobri que ele usa cocaina mas não sempre.. ele me dava perdido e ia cheirar.. ele é uma ótima pessoa quando está bem, fala em família, em filho, criava planos juntos até de morar juntos ele se empolgava.. porém eu sempre achei que ele não me tratava muito bem, quando a gente discutia tudo girava contra mim, fazia o tempo todo eu ser a errada da relação.Fazia piadinhas, o tempo todo me chamando de chata, briguenta ,falava que estava gordinha e eu me sentia mal , que eu não conseguia ficar sem brigar, que eu via o lado ruim de tudo.. mas sempre tinha um porque de eu ser chata com ele e briguenta, não era atoa. Não sentia que ele tinha admiração por mim e parecia o tempo todo que ele só estava comigo por nao querer ficar sozinho
Quando a gente brigava e eu falava em terminar ou ele falava, que eu tinha que me resolver aí eu perguntava se era isso que ele queria (terminar) ele falava que não queria terminar, que estava certo disso é que o problema estava comigo
Isso me confundia muito, por isso fiquei nesse relacionamento até agora.
Ontem nós saímos pra tomar uma cerveja e fomos pra casa dele, eu deitei falei que estava com fome e ele foi buscar um lanche isso era 1 h da manhã, ele foi e não voltou. Comecei a ligar desesperadamente e nada, ficou online no Whats e não me respondeu.. avisei a mãe dele e tudo porque eu estava preocupada.. quando era 8 h da manhã eu na casa dele trancada porque ele levou a chave, eu vejo se passando duas vezes em frente a casa dele e não parou. Ele estava na noite cheirando pó
Fiquei nervosa liguei para os meus paisões me buscar, quebrei 3 pranchas dele de surf e quebrei o portão dele pra eu sair .. e mesmo assim nada dele, fui pra minha casa e ele sem dar notícias o dia todo. De noite fui pra casa dele, acordei ele e fui tentar fazer ele se explicar .. ele disse que foi um trouxa por ter feito isso, que tava arrependido, me pediu desculpas. Continuei lá brava e querendo explicações até ele falar de novo pra eu fazer o que eu quisesse que eu já tinha quebrado a casa dele e pronto. Bloquiei ele das redes sociais e tirei nossas fotos. Estou muito mal
Pedi desculpas por ter quebrado as pranchas dele e que vou repor.. agr vi que ele apagou nossas fotos também e até agora não veio me falar mais nada.
O que está me corroendo é que deu a impressão de que ele não estava nem aí pra mim. Mesmo sabendo que isso que ele fez ia acabar com nosso relacionamento
E fico me questionando se ele queria mesmo isso e não sabia terminar direito… tentando buscar respostas do porque disso tudo e tudo acabar assim.. mesmo assim ainda gosto muito dele e sei que esse processo vai ser e está sendo muito doloroso
Sempre me pergunto, o que me fez ficar nessa relação mesmo uma parte de mim dizendo que era pra ir embora faz tempo

A melhor resposta 28 JUN 2023

Olá, Sss,!
Que bom vê-la aqui procurando respostas para o seu comportamento. Trazer a consciência que precisa de ajuda é uma passo muito importante, agora vamos á ajuda, ok. Primeiro passo é entender o porque vc se envolveu com ele já que sentia que não daria certo... Como é para vc estar só, como é para vc a solidão? Do que vc mais sente falta? Qual a visão que vc tem de si mesma? O que vc quer para si mesma? Deixarei aqui um exercício para ajudá-la nesse processo, ok. 1 - Aceita o que vc está sentindo, valida essa emoção, essa dor. 2. - se pergunte o que vc está pensando, Registra o primeiro pensamento. 3. - Veja as EVIDÊNCIAS do seu pensamento. 4 - Agora escolha o caminho mais coerente com os seus valores, mais coerente com o que vc quer para a sua vida. Olhe para trás e veja onde c pode mudar, ressignifica e amadureça. Siga em frente com a certeza de que algo vc aprendeu nesse relacionamento. Procure ajuda caso sinta que não vai conseguir ficar bem.

Crisângela N. De Menezes Costa Psicólogo em Manaus

24 respostas

27 JUN 2023

Olá SS,
Grata pelo envio dessa angustiante pergunta. Com certeza deve estar lhe afligindo muito. Você declara que desde o início do namoro você já percebia algo desconfortável e um tanto incoerente da parte do seu namorado. E, pelo que você traduz, deve ter sido para lhe conquistar, que ele tenha se mostrado sedutor e com planos de futuro. No entanto, pouco tempo depois você que ele usa droga que o compromete na manutenção de uma relação afetiva estável.
O importante é que você invista em você , no seu bem estar emocional e na possibilidade de construção afetiva estável. E, para tanto, é essencial que você busque ajuda terapêutica o mais breve possível.
Estou inteira a seu dispor para iniciarmos sua jornada em Terapia. Agende um horário comigo.
Abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

27 JUN 2023

Nada pode fazer por ele...
Ele já escolheu o que ele quer... a droga.
Voce fica em segundo lugar ou terceiro...
Ele já te disse: o problema é voce... voce que precisa se corrigir, ele está certo, sempre certo!
O que voce quer com ele?
Fica com ele porque tem o mesmo problemas interno. precisa se corrigir, se quiser viver a vida e se realizar.
Quer sofrer? Fica com ele.
A escolha é sua!

5817 respostas

27 JUN 2023

Oi Sss! Obrigado por escrever. Sem dúvida: não há, exatamente relacionamento recíproco. Não aconteceu e não acontecerá, nos próximos anos, relacionamento saudável e recíproco entre vocês. Valorize-se! Esse perfil que você descreveu dele, é muito comum. Ele precisa de ajuda, mas não tua. Você precisa de companhia, de ajuda, mas não dele. O usuário de drogas, precisa antes de se comprometer com outra pessoa, se resolver com a droga.
A junção entre a forma histórica deles lidarem com vida, aos poucos se aprofundando no contato com as drogas, os faz deixar as pessoas próximas em segundo plano.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.