Não estou me sentindo muito bem ultimamente

Feita por >Rodrigo · 7 mar 2022 Motivação

Olá, não estou me sentindo muito bem ultimamente, irei tentar dar uma resumida, ano passado em dezembro eu tinha começado uma rotina focado em coisas básicas de casa, eu queria ir me acostumando para ser um pouco mais responsável, eu fiquei mais ou menos um mês fazendo as coisas, foi ai que senti um desânimo e uma tristeza do nada, n lembro se teve motivo, até então achei que era algo normal, porém isso foi me fazendo desistir aos poucos da rotina, voltando a velhos hábitos, no natal e ano novo eu achei que ia dar uma melhorada, isso n aconteceu e eu fiquei mais tempo deitado, a única coisa que me animou um pouco foi a música, esses sentimentos continuaram, senti uma tristeza, desânimo e uma vontade de chorar, o que me deu agonia é que eu n conseguia vê motivos, nem sei se tinha, ficava mal e ainda fico quando reclamavam do tempo que eu passava no quarto (deitado), por isso que eu nunca chorava de fato, para evitar de alguém vê e ficar reclamando ainda mais ou ficar fazendo um monte de perguntas, esses sentimentos persistiram por mais de duas semanas mais ou menos, porém n lembro se foi 100% dos dias, talvez um ou outro dia me senti normal, hj em dia o que sinto é, tristeza, desânimo e vontade de chorar sem motivo aparente, falta de motivação, baixa autoestima, as vezes fico meio lento para falar e fazer coisas, um leve esquecimento e umas semanas percebi uma pequena queda de cabelo, sendo que eu nunca tive isso antes, outros sintomas n consegui identificar, ao longo do dia n sinto muita vontade de fazer algo, fico mais deitado no celular, isso tudo tem me afetado, pois sempre que começo algo novo acabo desistindo por causa do desânimo e da tristeza que bate do nd, já desisti da alimentação saudável, estudar idioma e da rotina que desisti umas 4 ou 5 vezes, eu queria voltar com a alimentação saudável e fazer exercícios físicos, mas tenho medo de desistir de novo.

Não sei o que está acontecendo comigo, nunca fui no psicólogo, se eu fosse, eu teria que contar o que estou sentindo, até pq ngm da minha família sabe da minha situação, não tenho coragem de contar, vão dizer que é "falta do que fazer", "não tem motivo pra isso" etc... e conforme n tenho amigos complica ainda mais, mas meu receio de contar é de piorar, n sei, minha família nunca foi de conversar sobre assuntos assim, tbm tenho medo de não contar e piorar, não sei qual é a melhor escolha, alguns parentes próximos estavam percebendo coisas em mim, que eu fico meio lento as vezes, cara fechada (mandaram até eu sorrir um pouco, aiai) e que fico só deitado.
O que está acontecendo?, o que devo realmente fazer?, caso eu demore a procurar ajuda, tem algo que posso fazer para aliviar o que sinto? e esse problema que tenho de desistir por conta do desânimo, tem algo que eu possa fazer para ajudar?

A melhor resposta 8 MAR 2022

Olá
Acho que preciso te dizer que falar o que sentimos não aumenta a tristeza, mas pode vir a diminuir a intensidade do que sentimos, uma vez que não precisamos mais carregar esse fardo sozinhos e podemos avaliar as tensões que carregamos. É claro que essa escuta não pode ser irresponsável, precisa ser respeitosa e acolher o sentimento que está sendo deixado ali. Essa escuta é típica de um psicólogo.
Enquanto você não consegue ajuda, recomendo que busque alguma atividade expressiva, pode até ser na arte, por exemplo. Se você gosta de alguma atividade que envolva escrita, desenho, pintura, dança, etc, pode ser até cantar no chuveiro rs pode te ajudar a "botar pra fora" essa angústia toda. Não fique com medo de isso aumentar a tristeza. Para lidarmos com ela, precisamos conhece-la e deixar que ela apareça. Ela pode se fazer mais evidente, mas é algo que você já carrega aí, só ainda não expôs.
Conte comigo se precisar de ajuda, ok?

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

13 MAR 2022

Olá Rodrigo sou Suely Torres psicóloga. Veja, diante do seu relato dos sintomas que vc sente, pude perceber que vc encontra-se em sofrimento psicólogo, uma vez, que todas essas mudanças de pensamentos estão te causando o tranquilidade psíquica. Sugiro que procure um psicólogo urgente para iniciar uma terapia sistemática, afim de poder falar tudo que te aflige e identificar as causas que estão te fazendo se sentir desta maneira. Gostaria de poder te ajudar no consultório. Te aguardo o quanto antes. As terapias podem ser presenciais e online. Um abraço.

Suely Torres Cavalcanti Psicólogo em Recife

19 respostas

13 MAR 2022

Olá Rodrigo.
O seu relato é muito claro, sincero e proativo porque você está procurando melhorar seu modo de viver. Mas parece que falta perceber melhor as situações e pessoas à sua volta – você diz: “ngm da minha família sabe da minha situação” – dificilmente a sua situação passaria despercebida ! Eles sabem ! É muito bom que você esteja disposto a conversar com alguém que possa escutar, aceitar, respeitar as suas dificuldades – isso facilita para a pessoa que queira te ajudar. Sua disponibilidade em consultar um psicólogo também é muito positiva e merece ser levada a diante. Psicologo online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

12 MAR 2022

Boa tarde!
Procure uma ajuda psicológica, a depender ela saberá ti encaminhar, é sigiloso, de confiança. Na nossa vida as coisas só faz efeito quando queremos, quando estamos disposto a mudar, a fazer o que gosta, a procurar sair da rotina tbm ajuda.

Psicóloga Magda da Silva Psicólogo em Feira de Santana

5 respostas

8 MAR 2022

Rodrigo,
Não sei quanto anos voce tem, mas o que importa é que não está se sentindo bem e isto é motivo o suficiente para procurar ajuda.
Ninguém sabe melhor do que voce se precisa de ajuda ou não.
Quando o dente dói voce procura um dentista; quando a alma dói voce procura o terapeuta.
Voce precisa se conhecer, se descobrir, descobrir seu objetivo de vida, o que veio fazer aqui, quais seus talentos e como desenvolver, como a sua mente funciona e quais os recursos naturais voce tem e que não está usando.
Os sintomas que está sentindo são de grande benefício para voce, são indicativos do que precisa fazer.
Portanto, procure terapia para resolver isso.
Abraços

5817 respostas

8 MAR 2022

Oi Rodrigo! Que bom que você escreveu. Há ingredientes que conduzem a isso. Celular, internet, realidade virtual é a desgraça de muitas crianças adolescentes e jovens. (geram a ilusão de interação comum, quando são embalagens de presentes falsos);
Não coversar é o contrário do que precisamos para fluir trocas, para ponderar diferentes visões, para aprender, fazer circular diferentes aprendizados, percecpções e sensaçoes;
Ficar deitado no quarto é o ápice do erro no sentido de se opor ao próprio bem estar físico e social.
Um bom ponto de partida, pode ser, com a ajuda científica de um psicólogo, dar uma revisada na rotina de vida que você havia levada adiante por um mês no ano passado e aprimirar integrando a atualidade e incrementando com novas perspectivas.
Lembre-se conversar é necessário, estar de pé, acordado, predominantemente em ambientes abertos e sociais durante o dia, é necessário, fazer atividade física regular, praticar esportes coletivos de contato, alimentar-se corretamente, ter ocupação para o corpo e para a mente, que sejam éticas, saudáveis e significativas é a meta a atingir. Coloque em seus planos turma de colegas, de conhecidos, trabalhos sérios e coletivos, estudos sérios e coletivos, dentre outros aspectos.
Estarei a disposição para trabalho, desde que você venha para modificar para valer!
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religisos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.