Não estou me sentindo bem ultimamente, fui expulsa de casa

Feita por >Tati Nascimento · 19 mar 2022 Coaching

Não estou me sentindo bem ultimamente

Desde uns dias pra cá estou passando por problemas psicológicos, fui expulsa de casa com 19 anos por causa que queriam que eu ajudassem mais em casa e ainda fazer o serviço doméstico de casa e nada estava bom, então cobravam mais do tipo fazer uma faculdade, ser alguém na vida, estou trabalhando mais não ganho muito bem pra sustentar sozinha fora que o aluguel na onde eu moro está caro, desde então tive que sair e fui morar com meu namorado na casa dos pais dele e por causa desses ocorrido venho sofrendo de ansiedade sem vontade de fazer nada e só fico estressada e isso tá acabando comigo desde então me encontro sem forças sem nenhum familiar pra me ajudar e nem meus pais e eles são só pais adotivos
E se eu e meu namorado não der certo pra onde correr diante disso tudo
Me sinto abandonada

A melhor resposta 21 MAR 2022

Tati Nascimento...
Voce pode não estar percebendo, mas, muito melhor agora por estar fora da família... basta apenas que se sinta vítima da situação.
Assuma a sua vida, voce é dona da sua vida, tem a liberdade e o livre-arbítrio, pode fazer todas as experiências que quiser, depois voce decide escolher. Nada é certo e nada é errado diante da vida, tudo é aprendizagem... claro que voce é responsável pelo que escolhe, pelos resultados, mas sempre pode fazer novas escolhas.
Foi voce que escolheu nascer de uma família e ser cuidada por outra e agora sair dessa também... voce não nasceu para ser boa ou má, ser submissa ou... nasceu para se realizar, para ser feliz, para fazer o teu caminho. Claro que pode e deve ser grato pelos cuidados que teve, mas de agora em diante, voce será pai e mae para si mesma; saiba ser esperta e muito flexível para lidar com o meio, com o sistema, com os valores sociais, mas nunca esquecendo ou submetendo a si mesma.
Mesmo agora, convivendo com o namorado, se organize de forma a não ficar refém deles, pague o teu custo e por conviver com o namorado, não significa que vai ter que aceitar ele como marido... mantenha a tua autonomia... basta uma decisão interna, de estar atenta e agir com cautela. Mantenha os teus sonhos sempre vivos.
Se tem a si mesma, não existe abandono. Voce tem que aprender a amar a si mesma.
O que voce passou, foram experiências que voce mesma se desafiou enfrentar; honre a ti mesma e olhe para o alto.
Abraços

5817 respostas

20 MAR 2022

Olá Tati! Grato por escrever. Reveja seus conceitos. Quanto tempo faz que você foi expulsa de casa? O que será que aconteceu, na história, que justificou a tua expulsão de casa. Ajudar em casa é necessário, preparar-se para melhores trabalhos, é necessário. Na imensa maior parte das vezes, os pais querem o bem dos filhos, toleram, perdoam, persistem. Namorados, na imensa maior parte das vezes, não. Quanto ao abandono: primeiro você não pode e não deve abandonar a si mesma; segundo seus colegas, conhecidos, tua turma social ética, saudável, razoável, pode te suprir solidão. Talvez você diga que não a tem. É preciso, é necessário que o ser humano pense seriamente na necessidade de ter conhecidos e colegas com vínculos de certa qualidade.
Caso julgue prioritário, estarei a disposição para fundamentações.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia veredadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento -, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as criaças! Ainda é prudente mascarar-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8630 respostas

20 MAR 2022

Olá
Na psicologia, temos algo que chamamos de rede de apoio, que são as pessoas com as quais podemos contar, que nos ajudariam se isso fosse necessário. Mas não se trata de uma relação onde só recebemos. Também é preciso cuidar dessa rede, nutrindo as relações que temos com as pessoas.
Fico me perguntando como você vê isso, como você tem cuidado de sua rede. Porque daqui me parece que as ansiedades tem fragilizado esse apoio. Talvez um psicólogo consiga te ajudar a explorar isso melhor uma vez que podemos observar como me comporto.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

20 MAR 2022

Boa noite Tati
Acredito que a preocupacao dos teus pais seja que tenha um fituro que na falta deles conseguiras viver bem. As tarefas domésticas são compartilhadas para todos se ajudarem e ter mais tempo para fazer algo que queiram.
Talvez a forma de se expressar te machucou pois já não estaa feliz.
Procure um profissional da psicologia que te ajudará a organizar pensamentos e comportamentos que te levem a tua realização pessoal e profissional se desprendendo da dependência de outra pessoa.
Psicologa Andréia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre