Me irrito excessivamente com barulhos específicos, até que ponto isso é normal?

Feita por >duc d'kazan · 3 jan 2021 Fobia

Tenho 19 anos e nunca tinha percebido esse comportamento, mas a quarentena revelou esse lado.

Moro em um condomínio que tem grande fluxo de pessoas e veículos e estou estudando e casa, saio pouquíssimo, só com urgência. Com isso receio de estar muito obcecado com barulhos.

Aqui onde moro, tem alguns adolescentes/jovens adultos, que me dão nos nervos, porque parecem que escolheram ficar frente a meu prédio para perturbar. Ficam acelerando aquelas motos de baixa cilindrada até o talo e cortando giro para chamar atenção, conversando em voz alta com um linguajar de dar inveja em qualquer acadêmico (ironia), tentando imitar esses funkeiros sabe, parece que tudo que da para chamar atenção esses infelizes fazem, inclusive ficar badalando um sininho de bicicleta incansavelmente e gritar feito crianças.

Isso me incomoda demais, a ponto de eu perder minha concentração quando essa corja chega aqui e ficar com ódio do jeito que esses sujeitos agem (linguajar, roupas, jeito de falar), inclusive, eu me afastei de um conhecido que usava o mesmo estilo de roupas só porque me lembrava desses infelizes, parece um gatilho emocional.

Estou ficando muito desgastado, principalmente por não estar podendo sair muito de casa e percebi que também fico muito nervoso com barulhos específicos, como alguém cantarolando, assobiando, veículos barulhentos, vizinhos discutindo. Sei que isso irrita qualquer um mas minha irmã não parece ligar tanto quanto eu para nenhum dos casos.

Já pensei em buscar ajuda psicológica mas não tenho coragem de contar aos meu pais o motivo, não que eles sejam cabeças fechadas, mas acredito que achariam bobo, até porque, minha irmã passa no psicólogo pois tem TAG. Não sei como agir.

A melhor resposta 5 JAN 2021

Olá duc d'kazan,
Com o isolamento, ficamos mais sensíveis a algumas coisas, como por exemplo a diminuição da tolerância auditiva, e acredito que seja isso que está acontecendo com você.
Essas situações podem gerar apenas uma irritação ou evoluir para angústias e raiva.
Converse com seus pais, diga que com todos os meses de isolamento você tem percebido que se irrita com facilidade, que gostaria de fazer terapia. É fundamental nesse momento.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo