Como lidar com minha esposa sempre a ponto de explodir?

Feita por >Flinn Raider · 18 jun 2019 Terapia de casal

Estou em um relacionamento de quase 12 anos. Amo minha esposa sem sombra de dúvidas. Temos uma filha linda, maravilhosa, saudável e passando pelos “terríveis 2 anos”. Infelizmente eu e minha esposa estamos tendo dificuldade em nos entendermos. Ela tem sido extremamente rude e grossa, e não posso negar agir igual algumas vezes. Meu consolo e saber que pelo menos tento fazê-la feliz ou pelos menos amenizar as coisas, o que geralmente é ignorado ou visto como uma atitude ruim. Temos 3 problemas correntes em nossa vida atuAlmente. Não gosto de acreditar que fazemos isso um com o outro por conta deles, mas é assim que ela se justifica. Os pais dela estão separados, e moramos praticamente na mesma casa que a mãe dela, enquanto que o pai dela foi morar em outra casa e depende inteiramente da minha esposa pra lavar, cozinhar e limpar. Meus pais moram a cerca de 1hr de carro da nossa casa, e vem pouquíssimas vezes por mês visitar nossa filha, e segundo minha esposa, isso se deve ao fato de que preferem o filho de um primo meu, que mora em outro estado e é tratado pelos meus pais como FILHO MAIS VELHO, cargo que pra ela deveria ser meu, e a única neta dos meus pais deveria ser nossa filha, quem acreditamos que merece todo amor deles, e que não tem sido dado. Temos tbm uma vizinha que vive em nossa casa (em semanas boas ela vem uma vez a cada 2 dias), que não respeita nossa privacidade, nossos limites com
Nossa filha (sai de carro com a menina sem nossa autorização, da doces no horário do almoço,etc) e simplesmente não tem limites. Se ela ouvir um ruído da minha filha ou esposa dentro de casa, ela procura alguma maneira de entrar, seja pulando a cerca e entrando pelos fundos, batendo na porta até ser recebida, etc. Goataria de saber como lidar com tudo isso, e sempre me pergunto, nossos problemas como casal realmente podem ser caudados por essas situações externas? Não somos o exemplo de amparo um para o outro, então raramente nos ajudamos com esses problemas, ela explode, e eu empurro com a barriga. Será que existe algo que eu possa fazer para melhorar nosso relacionamento e apartir daí sermos parceiros contra nossos problemas?

A melhor resposta 19 JUN 2019

Bom dia, Antônio,
Pelo seu relato, sua esposa parece muito focada nos outros. Por mais que cobre entendimento e até relate algumas preferências, no fundo ela é quem cobra e não entende.
Vivi numa família assim e não deu certo. Porque as outras pessoas sempre esperam que a visão delas seja a certa, e inconsciente se boicotam, sabotando qualquer chance de conversa. Tornam-se estressadas e exigentes demais.
O que eu sugiro é que a faça dar um passo atrás em tanta expectativa.
Faça-a aprender a ver e a gostar de cada momento simples que passam juntos, e a valorizar a vida que é só de vocês.
Tire-a deste mecanismo de auto cobrança, e faça-a aproveitar cada instante juntos.
Porque afinal, está vida é só de vocês.

Espero ter ajudado um pouco. E se precisar, estou à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

19 JUN 2019

Olá Antonio Mendonça! Grato pela participação. São vários pontos: Filhos de doze anos estão, geralmente em fase de exercitar o desenvolvimento da autonomia, passam por mudanças intensas hormonais, de senso estético e rapidez de transformação corporal. Geralmente é fase muito rica, porém difícil. Pais e vizinhos vão desenvolvendo formas de interagir, com a concordância e/ou aceitação de vocês. Também é importante entender que relacionamentos desgastam, que precisam de novas e significativas metas, tanto individuais quanto do casal. Quais são as metas de vocês? Não empurre as coisas com a barriga; com afeto e sensibilidade, conduza, junto com sua esposa, para o que vocês querem; façam coisas leves e agradáveis a vocês, resgatem atividades que faziam com prazer. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado - Psicólogo Clínico.