Uma pessoa afetada por vários transtornos pode voltar a ser saudável?

Feita por >Belsaz4r · 2 ago 2024 Abordagem psicológica

Quando ainda criança de 8 a 10 anos sempre fui hiperativo ( Agitado e impulsivo) Sempre correndo para a sala e cozinha achando graça de tudo e fazendo inúmeras pegadinhas. Na escola principalmente, era bem extrovertido com outros alunos e com professores, não ficava parado tanto fisicamente quanto verbalmente.

Quando adolescente de 15 a 17 anos começou uma fase de bullying na escola, comparavam minha aparência com objetos e personagens entre outros.. Não posso deixar de incluir aqui o meu acesso à conteúdos adultos com 12 a 13 anos de idade, aquilo me deu acesso a prazeres rápidos e acesso imediato. Mesmo assim na escola eu continuava a ser extrovertido com outros alunos a
diferença é que os professores eu não tinha nenhuma interação social.
Passando-se alguns anos de ensino escolar eu me vi tendo momentos estranhos, como interação social limitada, minha voz se tornou baixa e difícil de se compreende, dificuldade de olhar nos olhos das pessoas, falta de assunto ou interesse em conversar.
O ponto pior em ter essa nova situação desagradável, foi o surgimento de pensamentos como sair de casa e ser visto de mal jeito pelos vizinhos, pensar que vai acontecer alguma situação desagradável na escola (Ansiedade). Tinha vergonha da moradia em que eu vivia, pois meus colegas poderiam me chamar de pobre e miserável.

Não conseguia ir para escola sem checar se todos os meus livros e cadernos estavam certinho na minha mochila, eu repetia a mesma verificação umas 5x pelo menos (TOC) Eu também tinha mania de organizar sempre minhas roupas e odiava poeira, quando meus cadernos ficavam amassados eu simplesmente surtava. Na escola todos resolveram se afastar de mim ao perceberem o meu comportamento, o pior de tudo é quando você não tem o pingo de noção do que se passa com você e como resolver a situação.

Eu jovem com 18 anos de idade após concluir o 2 grau de ensino escolar, consegui meu primeiro emprego, não demorou muito para eu falhar no emprego, comecei a raciocinar muito devagar, quando eu falava alguma coisa me repreendiam dizendo
que eu falo muito baixo e que isso é péssimo para comunicação no trabalho, agia sem noção doque eu estava fazendo, errava coisas simples como girar uma chave no sentido horário para trancar e sentido anti-horário para destrancar “zombaram
de mim até falar chega” não suportei a pressão e fui embora do serviço.

Fui trabalhar em um posto de gasolina, e aconteceu um pouco de tudo, o nervosismo me fez errar na hora de ajudar um cliente a pagar o valor do abastecimento, fui chamado de psicopata por um dos funcionários, riram do meu jeito de trabalhar, como esperado da situação fui chamado para assinar minha demissão. Cada vez que eu entrava em uma empresa mais a minha situação psíquica piorava e se agravava.

Entrei para um curso de mecânica no Senai FMG logo após os ocorridos de preconceito e bullying, todos me acharam com um comportamento anormal em sala de aula, me olhavam como se eu fosse um leproso que poderia contagia a todos ao meu redor, lembro de meu instrutor se referir a mim como um bobo e transtornado e que só trabalha com quem tem laudo médico, e mais, falou que eu não mereço nada na vida por eu ser daquele jeito “retraído” e sem esforço algum para mudar a situação, uma vez ele até me agrediu por eu pegar uma ferramenta errada.
Partir daí todo mundo, todo mundo mesmo me tratava mal sem eu fazer nada para merecer isso, na rua eu percebia que todos olhavam e riam de mim ( Ansiedade Social ).

Atualmente com 23 anos de idade, estou com mágoa de todos, não consigo socializar nem com meus pais e irmãos, só fico no canto “revivendo os momentos traumático do passado” ( Traumas ) isso me dá uma agonia que ninguém suportaria nem sei como suporto, penso na hipótese de cometer suicídio e que isso poderá me trazer alívio de enfrentar tudo novamente ao sair de casa para
arrumar outro emprego, estou sozinho no mundo a não ser da companhia do diabo e de Deus, tenho medo de ir para o inferno por cometer suicídio por isso não me matei.

Importante: Dentro de casa eu tenho momentos de tranquilidade, mas depois de alguns dias eu fico com crises, essas crises se baseiam em eu ficar remoendo os momentos de bullying, humilhação e rejeição que sofri no passado, além da crença que eu sou problemático e que nunca vou conseguir mudar de vida pois não consigo puxar assuntos e nem agradar ninguém pois sou estranho e fisicamente anormal e saindo de casa todos vão me rejeitar, minha cabeça fica me perturbado aponto de sentir-me fora de mim mesmo. Nunca me tratei, venci uma Depressão sem ajuda medica aos 18 anos para vocês terem uma noção.

A melhor resposta 13 AGO 2024

Olá, tudo bem?
Primeiramente, quero reconhecer a coragem que você tem ao compartilhar sua história e a profundidade dos desafios que você enfrentou ao longo da vida. É importante saber que você não está sozinho, e que há esperança, mesmo quando as coisas parecem insuportáveis. Você descreveu uma série de experiências traumáticas e desafios psicológicos que impactaram profundamente sua vida, incluindo bullying, ansiedade social, TOC, depressão, e dificuldades em situações sociais e de trabalho. Esses problemas podem ser devastadores, mas com o apoio certo, é possível melhorar e até mesmo recuperar uma vida mais saudável e equilibrada.
Com tratamento adequado, apoio e compromisso com a própria recuperação, muitas pessoas conseguem melhorar significativamente sua qualidade de vida. Um terapeuta ou psicólogo pode ajudar a entender e lidar com os traumas do passado, além de fornecer ferramentas para enfrentar os desafios do presente.
Sim, é possível recuperar a saúde e bem-estar, mesmo após passar por situações difíceis como as que você descreveu. O caminho pode ser desafiador, mas com o suporte adequado, você pode encontrar alívio, desenvolver novas formas de lidar com o estresse e criar uma vida mais satisfatória. O primeiro passo é procurar ajuda profissional. A partir daí, você pode começar a trabalhar em sua recuperação, sabendo que é possível superar esses desafios e encontrar um novo equilíbrio em sua vida.
Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de abirdagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

5 AGO 2024

Tudo isso é resultado de você ter sido sempre forçado a se adaptar ao que os outros queriam.
Apesar das possíveis repreensões dos pais onde eles também não acreditavam em ti, a educação, as exigências sociais, o ambiente de trabalho, as influências negativas da religião nunca te aceitaram como você era, todos eles te queriam que você fosse como eles queriam.
Hoje, você se deixa influenciar por eles e se julga incapaz, anormal, com crises, acha que não tem solução.
Precisa fazer Psicoterapia, não porque você não é saudável... é muito saudável e é por isso que sofre, mas precisa conhecer a si mesmo, Precisa entender o que é a vida, qual o teu objetivo de vida, como foi educado e quais os desafios que tem para resolver.
A vda te deu este corpo, a experiência desde o primeiro dia da tua gestação te conduziram a isso para desafiar a tua capacidade de solucionar.
Cada um de nós é um ser diferente e você nasceu para se realizar e não para agradar os outros.
Você está num meio hipócrita que condena, subvaloriza quem não é igual.
Que bom que você não é normal (dentro daquela norma que o sistema quer)
Você sofre porque está acreditando neles... precisa aprender a acreditar em si mesmo.
Você tem teus talentos, apenas que não foram identificados e nem desenvolvidos Ainda.
Precisa viver a tua vida e aprender lidar com as leis, costumes do sistema em teu benefício e não a obedecer a eles.
Você não precisa de religião para viver; religião é uma ferramenta do sistema, ela implanta em ti a culpa e o medo... não existe céu e inferno, isso é invenção dela para melhor te manipular pelo medo.
Não existe um Deus castigador, nem um Deus salvador... só existe consequências/resultados das tuas escolhas e decisões. Por isso a vida te deu a liberdade e o poder de sempre fazer novas escolhas caso o resultado de uma escolha feita não te agrade.
Todos os problemas que tem, são desafios à tua inteligência; familia, convivência, trabalho, meio social... são provas para ver se é capaz de te superar.
Pode sim fazer uso da Psicoterapia para obter esclarecimentos e identificação do teu caminho.
Aí vai ver que todos baterãopalma para ti mesmo.

Abraços

6351 respostas

5 AGO 2024

Bom dia, Belzas4r! Obrigado por escrever. Desculpe-me a demora. Pelo descrito, parece que você não foi adequadamente conduzido a aprender certas coisas, na época mais comum dessas aprendizagens. Como você disse, nunca se tratou, nunca contou com ajuda.
Observe que aos oito anos, você vivia agitado, não ficava parado, portanto não focava nos aprendizados daquela época, não fazia adequada empatia com colegas e professores. Teu relato indica a busca por essa ajuda agora. Será muito válida e poderá te ajudar a sentir, interpretar e agir diante da vida, de forma melhor. Saiba que o trabalho será longo mais será compensador.
Para tanto será necessário que você busque pela assessoria científica de um de nós, psicólogos, com a devida persistência, disciplina e regularidade.
Estaremos a disposição.
Atenciosamente,