Não me sinto mais o mesmo

Feita por >Terra · 29 out 2020 Psicologia clínica

Tenho 21 anos, estou com umas complicações me achando diferente do que eu era.

- Estou com falta de empatia
- Não consigo conversar com alguém puxar assunto que antes era fácil
- Sem raciocínio
- Não consigo me concentrar para estudar
- Estou com esquecimentos
- Minha linguagem percebo que mudou, a palavra que quero dizer eu me enrolo para falar e em uma linha de raciocínio me falta ar.
- Tudo que eu vi vídeos, filmes, livros que eu li, parece que foram apagados não consigo iniciar um assunto se a pessoa me pergunta "viu aquela tal coisa" Eu lembro mas não consigo continuar travo.
- Estou suando em certas ocasiões
- E outra sou hipocondríaco desde do início da pandemia, agora que me dei conta eu cria coisas como dor no estômago, peito, dor de cabeça...
Acho que isso cansou meu cérebro num ponto que não sei o que mais fazer.

Explicar um pouco meu contexto:
Moro com meus pais, eles são tranquilos comigo só começam a se preocupar com minha mudança de humor e personalidade. Quero voltar a ser quem eu era podem ver que não é uma questão de estar esquecido e nem perda de QI porque nem conseguiria escrever isso eu acho, mas parece que estou com um bloqueio nas informações que gosto.
Trabalho num emprego não muito satisfatório a 1 ano o pessoa é super tranquilo tive uma crise e pedi demissão para ver como o pessoal gosta eles me obrigaram a voltar sabem que sou um bom garoto quero ser mais não sei o que houve comigo.
Passei por um estresse grande com uma colega lá dentro e comecei a criar coisas,
E fui afundando afundando...
Antes de chegar nesse ponto catastrófico que me encontro, eu estava sendo eu consigo fazer piadas brincando com os colegas mesmo depois de pedir demissão mas eu estava tremendo para almoçar e suando muito.
Agora só sou-o consegui controlar minha tremedeira mas acho que não foi uma boa ideia.

Isso está me afetando muito nem é uma tristeza, até cogitei está ficando louco ou está em depressão mas eu sou de bem com isso gosto até fazer piada mas o que está me afetando falta de raciocínio, mais pode ser outro transtorno o que vocês acham?

A melhor resposta 30 OUT 2020

Olá...
Você está vivenciando uma situação típica de estresse.
Como muitas coisas aconteceram no seu emprego, como comentou, principalmente a situação que vivenciou com sua colega, e pelo que compreendi, hoje você tenta evitá-la. Esse assunto não ficou resolvido para você, essa situação ainda lhe incomoda de alguma forma, pois ao invés de pôr para fora toda a raiva que sentiu, preferiu guardar para você, e ao poucos você foi se afundando cada vez mais, criando pensamento negativos, bloqueios de coisas importantes, por isso lembra, mas não consegue externalizar o assunto.
Esses esquecimento e bloqueios acabam perturbando você, pois sabes que é uma boa pessoa, e esses sinais acabam afetando seus relacionamentos, por medo de parecer um bobo.
Oriento você a procurar ajuda psicológica para compreender exatamente o que está sentindo emocionalmente, se trabalhar para melhorar sua autoestima e encontrar formas de lidar melhor com esses problemas do dia a dia. Buscar o autoconhecimento ajudará a se perceber, identificar quais situações lhe causam desconforte e se tornar forte emocionalmente para conviver com outas pessoas, para assim se descobrir em qual atividade encontra mais prazer e satisfação.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Att Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste

238 respostas

31 OUT 2020

Olá Terra.
Há vários motivos que podem te deixar sem memória, coisas simples como a disfunção da tireoide, por exemplo, mas pode ser problemas de saúdes mais sérios, ou até mesmo o uso de medicamentos ou drogas. Por isso você precisa ir a um médico e explicar o que está acontecendo, só ele poderá te fazer um diagnóstico correto.
Se estiver com depressão, além do médico, você pode procurar um psicólogo, pois este profissional poderá te ajudar a melhorar sua forma de pensar e lidar com as situações da sua vida para que consiga ter uma vida mais saudável.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1474 respostas

31 OUT 2020

Terra, o processo depressivo pode causar muitos dos sintomas que você relatou. Vc precisa procurar ajuda psicologica e psiquiatrica, pois com a medicação e a terapia você vai conseguir gradativamente melhorar esse bloqueio, o seu humor e voltar sua vida ao normal.
Vc apresenta tb sintomas de ansiedade, o que tambem atrapalha o seu raciocinio. Se precisar de ajuda sou Mônica psicologa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3184 respostas

30 OUT 2020

Olá, Terra.

Primeiro entender o que esta acontecendo neste sentido dos esquecimentos, investigar as relações que podem ter haver com a pandemia, visto que também, sua hipocondria começou neste período. Ou ponto a se trabalhar são seus aspectos relacionais e também essa questão emocional, como bem colocou, um bloqueio de informações de que gosta. Posteriormente ou mesmo concomitantemente com um processo terapêutico com um(a) psicólogo(a) uma avaliação psiquiátrica e ter outra opinião, a fim de ter um diagnostico diferencial para seu caso.

Fico a disposição
Att

Anônimo-381658 Psicólogo em Curitiba