Não me sinto feliz, não tenho ânimo para nada

Feita por >Marina Ferreira · 10 fev 2020 Depressão

Sou jovem tenho 25 anos, acabei de ingressar na faculdade de odontologia que era o meu maior sonho, sou casada a 3 anos com uma pessoa muito especial que me ama e me ajuda muito, mas mesmo com esses fatores positivos com tudo dando certo, me sinto desmotivada, tenho uma rotina puxada saio às 05 da manhã e só retorno por volta das 00:00, Sei que pode ser estresse algo comum, mas estou preocupada a anos não sinto aquele sentimento gostoso de felicidade, de entusiasmo, tenho pequenos momentos de alegria mas felicidade a muitos anos eu não sei o que é, tenho medo da depressão mas sinto que ela está se aproximando, meu único prazer na vida é dormir, durmo horas e horas seguidas aos finais de semana, mas quando acordo o sentimento de ter procrastinado acaba comigo, aí entro no mesmo ciclo novamente de tristeza, me sinto uma péssima esposa, não tenho vontade de cuidar da minha casa, penso que meu marido merecia uma pessoa melhor mais dedicada e com mais alegria de viver.

A melhor resposta 12 FEV 2020

Olá Marina, primeiramente você precisa buscar um médico e avaliar os seus hormônios, vitaminas, essas coisas. As vezes tudo isso que você sente pode ter algum fundo orgânico. No entanto, como você mesma observou uma rotina estressante e puxada, sem descanso pode também produzir um esgotamento. Descansar é fundamental. Obviamente toda essa questão está afetando as suas emoções e você tem sentido como se não merecesse toda a dedicação e amor do seu marido, por acreditar não estar correspondendo a altura. No entanto, pense se fosse o contrário, se o seu marido estivesse passando por um momento difícil, você estaria apoiando como ele tem feito ou pensaria que ele não te merece?
Lembre-se que ele se casou com você para os momentos bons e ruins também!
abraço!

Psicóloga Maíra Alves Psicólogo em Niterói

14 respostas

19 FEV 2021

Olá Marina, há uma grande diferença entre estar cansada e desmotivada. Daí cabe a avaliação. Quadros depressivos geralmente incluem outros fatores também. De qualquer modo, seria interessante procurar inicialmente Terapia Individual.

Veridiana Queiroz dos Santos Psicóloga Psicólogo em Presidente Prudente