Eu sinto que não quero nada e não sinto vontade de nada

Feita por >Lucas · 12 abr 2023 Abordagem psicológica

Eu sinto que não quero nada , eu planejo várias coisas (treinar etc), eu olho pra tudo e não sinto vontade de fazer nada e eu só planejo planejo, quando eu me pergunto oque eu quero , eu sinto como se não quisesse nada e que nada valesse a pena e meu corpo não se move , como se eu só quisesse ficar preso na zona de conforto sem fazer nada ,e eu me pergunto se realmente ""eu quero isso"" e nem eu mesmo consigo responder e eu me prendo em uma procrastinação e não faço, eu já me frustrei e decepcionei varias vezes tentando diferente e fazendo, parece que isso virou um medo e se disfarça em um ""eu não quero""e meus sentimentos somem , Eu sinto que quero treinar ai meu corpo não vai como se nada valesse a pena , quando eu vou conversar com alguém pra me desenvolver socialmente(sou introvertido e pretendo desenvolver essa área social) a vontade some totalmente e eu não vou e vira um""não precisa"" ""não quero"" , na hora meus sentimentos somem, acho que é um mecanismo de defesa pra não me frustrar novamente e tivesse medo disso, é como se fosse uma barreira que eu não consigo ultrapassar e minha mente fala pra mim que eu não quero isso de verdade.
O que eu posso fazer sobre isso de essa vontade sumir?(dificilmente eu vou fazer um tratamento psicólogico mesmo entendo que é o certo) o que eu pode ser isso? como eu faço me corpo se mover? Eu tentei sem vontade nenhuma já e me frustrei de novo. Parece muito uma Hipobolia , passei um bom tempo tentando entender o que eu sentia.

A melhor resposta 13 ABR 2023

Olá Lucas, me chamo Gyovanna e sou psicóloga clínica. Lendo seu relado, num primeiro momento vejo que falta motivação para você começar a realizar suas tarefas. Você faz planos, tem sonhos e até objetivos que já são pontos muito importantes. Sinal que você quer sim chegar em algum lugar. Mas o que pode estar acontecendo é que esses objetivos estão distantes, ou seja, esses objetivos ou planos que você estabelece são de longo prazo e por parecer tão distante, logo pode vir a sensação de desânimo e estagnação.

Comece por metas e tarefas pequenas (arrumar a cama logo pela manhã; ver um vídeo de alguma área que gosta; ler o capítulo de um livro). Estabeleça pequenas metas todos os dias para que se tornem um hábito e você consiga alcançar metas maiores.
Lembre-se, faça 1% todos os dias e já será muito significativo, especialmente a longo prazo. Comemore suas pequenas vitórias, todos os dias.
Sugiro que você busque fazer acompanhamento psicológico para investigar mais a fundo o que está acontecendo, pois o que você traz é apenas um recorte, é preciso entender o todo.

Gyovanna Portela Psicólogo em Florianópolis

3 respostas

25 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

16 ABR 2023

Lucas
Não tente entender porque quanto mais tentar entender mais problematizado fica.
Entender é um ato racional e a razão quer mais que voce se foda.
A cura será através do emocional, por isso, precisa fazer psicoterapia para tratamento do emocional.
São as travas mentais que não te deixam ser o que realmente quer.
Enquanto voce se esforça para compreender e viver a sua vida e a profissão permanecendo baseado onde outros o alienaram so há processo de audestruição e perda progressiva.
Faça Psicoterapia
Abraços

5817 respostas

13 ABR 2023

Olá Lucas! Obrigado por escrever. Dificilmente vir a um tratamento com psicólogo não se combina com escrever em um espaço de psicólogos. Logo há uma possibilidade de você contar com o trabalho científico de psicólogos. Escrever aqui só acontece a partir de um querer e a posterior prática. Ponderando a partir de seu texto podemos dizer que treino é estágio e a vida é profissional. Então estude sério e com consistência, trabalhe com envolvimento e comprometimento, viva a vinculação consistente e regular com turma de colegas e conhecidos, pratique esporte coletivo de contato, com regularidade, participe de grupos tais quais os de estudos, teatro, esportes, serviços, dentre outros.
Vontade é princípio definidor para menores de quatro anos de idade. Precisamos, com o amadurecimento, aprender a gostar do que é necessário fazer, do que é certo, do que é próprio para nossa idade e ético, construtivo e enriquecedor para a nossa idade.
Vamos amadurecer?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

13 ABR 2023

Lucas não sei sua idade, mas parece uma crise existencial trazendo muita depressão. Vc precisa muito de fazer uma terapia que é um tratamento das emoções que usará um recurso de autoconhecimento e trará uma ajuda grande para você traçar um propósito mais claro para sua vida. Vc precisa de ajuda e o fato de escrever pedindo orientação já é um passo importante que vc deu. Não desista, vc merecer ser feliz

Mariangela Mantovani Psicólogo em São Paulo